Dúvidas Bíblicas - Deuteronômio

A homossexualidade foi condenada por estar relacionada com a idolatria?

A homossexualidade foi condenada por estar relacionada com a idolatria?
Hotel em Promoção - Caraguatatuba
Faça Sua Parte - Compartilhe!

REFERÊNCIA: Deuteronômio 23.17

PROBLEMA: Alguns argumentam que a condenação bíblica da homossexualidade foi por causa das s prostitutas cultuais e das práticas homossexuais que havia em templos idólatras (Dt 23.17). Insistem em dizer que a homossexualidade em si não é condenada, mas apenas os atos homossexuais associados à idolatria, tais como os praticados pelas prostitutas do templo (1ª Rs 14.24).

SOLUÇÃO: As práticas homossexuais não são condenadas na Bíblia simplesmente por terem sido relacionadas com a idolatria. Isso é evidente por várias razões. Primeiro, a condenação das práticas homossexuais com frequência é feita fora de qualquer contexto da prática da idolatria (Lv 18.22; Rm 1.26-27).

Receba Estudos no Celular!

Segundo, quando a homossexualidade é associada com a idolatria (como a prostituição cultual, no templo), as duas coisas não são ligadas em essência. São apenas pecados concomitantes, mas não há uma equivalência entre eles.

Terceiro, o pecado da infidelidade sexual com frequência é usado como ilustração da idolatria (p. ex., Os 3.1; 4.12), mas não tem necessariamente uma conexão com ela. A idolatria é uma forma espiritual de imoralidade. Mas a imoralidade é errada, mesmo no caso de não ter conexão alguma com nenhuma forma de idolatria.

Quarto, a idolatria pode levar à imoralidade (cf. Rm 1.22-27), mas são pecados diferentes.

Quinto, até mesmo os Dez Mandamentos fazem distinção entre a idolatria (Primeira Tábua da Lei, Êx 20.3-4) e os pecados do sexo (Segunda Tábua da Lei, Ex 20.14,17).

Fonte: Bíblia de Estudo – Perguntas & Repostas

Divulgação: Eis-me Aqui!

Hotel em Promoção - Caraguatatuba

Eis-me Aqui