Dúvidas Bíblicas - Cantares

Como um livro tão sensual assim entrou na Bíblia?

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REFERÊNCIA: Cantares de Salomão 1.1

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PROBLEMA 1: A Bíblia condena a concupiscência da carne e a sensualidade (Rm 6.6; Gl 5.16-21; 1ª Jo 2.16). Contudo, esse cântico de amor está cheio de expressões sensuais e propostas sexuais (cf. 1.2; 2.5; 3.1; 4.5).

SOLUÇÃO 1: A Bíblia não condena o sexo, apenas o sexo pervertido. Deus criou o sexo (Gn 1.27) e ordenou que fosse desfrutado dentro dos limites do casamento monogâmico e sob o relacionamento do amor. As Escrituras declaram: “Alegra-te com a mulher da tua mocidade, corça de amores e gazela graciosa. Saciem-te os seus seios em todo o tempo; e embriaga-te sempre com as suas caricias” (Pv 5.18-19).

Depois de advertir contra aqueles que proíbem o casamento (1ª Tm 4.3), o apóstolo declara que “tudo que Deus criou é bom” (v.4), e prossegue falando do Deus “que tudo nos proporciona ricamente para nosso aprazimento” (6.17).

O livro de Hebreus destaca que “digno de honra entre todos seja o matrimônio, bem como o leito sem mácula; porque Deus julgará os impuros e adúlteros” (Hb 13.4).

Deus tem consciência de que as pessoas normais têm desejos sexuais, porém acrescenta: “Mas, por causa da impureza, cada um tenha a sua própria esposa, e cada uma, o seu próprio marido” (1ª Co 7.2). Portanto, o sexo em si não é pecado, assim como os desejos sexuais também não o são. Deus os criou com a intenção de que fossem desfrutados dentro dos laços de amor de um casamento monogâmico. O Cântico dos Cânticos de Salomão é um exemplo de como o amor sensual deve expressar-se no casamento, dado com a autoridade divina.

PROBLEMA 2: Alguns questionam se esse livro deveria estar na Bíblia, declarando que alguns rabinos o rejeitaram. Ele sempre fez parte das Escrituras judaicas?

SOLUÇÃO 2: Desde os tempos mais antigos esse livro faz parte do cânon judaico. Séculos depois de ter sido aceito no cânon das Escrituras, a escola de Shammai (séc. 1 d.C.) levantou dúvidas acerca de sua inspiração, mas a posição do rabi Akiva ben Yossef (c. 50-132 d.C.) prevaleceu, quando declarou: “Deus nos livre! – Ninguém em Israel jamais contestou o Cântico dos Cânticos, […] pois todas as eras não valem o dia em que o Cântico dos Cânticos foi dado a Israel; pois todos os escritos são santos, mas o Cântico dos Cânticos é o mais Santo dos Santos”. (Ver Geisler e Nix, A General Introduction to the Bible, p. 259.)

PROBLEMA 3: Muitos eruditos da atualidade propõem que esse livro de Salomão seja simplesmente uma coleção de poemas de amor que foram agrupados com base na semelhança de seus te mas. Entretanto, esse livro é aceito como tendo sido escrito totalmente por Salomão. Como pode ser um livro escrito por Salomão, se na realidade ele foi uma livre coletânea de poemas?

SOLUÇÃO 3: Na verdade o Cântico dos Cânticos não é uma livre coletânea de poemas de amor. A estrutura do livro demonstra que se trata de uma única expressão poética do relacionamento entre Salomão e sua esposa sulamita. A estrutura do Cântico dos Cânticos revela-se por meio da repetição de certas frases-chaves:

FRASES DE ABERTURA
FRASES DE FECHAMENTO
2.8 “Ouço a voz do meu amado; ei-lo aí…”
2.7 “Conjuro-vos, o filhas de Jerusalém…”
3.6 “Que é isso que sobe…
3.5 “Conjuro-vos, ó filhas de Jerusalém…”
6.10 “Quem é esta…”
6.9 “Viram-nas as rainhas…”
8.5 “Quem é esta que sobe…”
8.4 “Conjuro-vos, o filhas de Jerusalém…”

A estrutura desse livro pode ser ilustrada pelo seguinte esquema:

Cantares de Salomão

A repetição de “A’s” e de “B’s” é um padrão que com frequência era empregado pelos poetas hebreus como um meio de estruturação do seu trabalho. Essa estrutura não apenas indica a unidade do livro, mas fornece-nos a evidência de que um só autor reuniu todas as partes do texto dessa maneira, a fim de contar uma história verdadeira e comunicar uma mensagem. Esse relato literal do amor de Salomão por sua esposa ensina a santidade do amor humano no relacionamento matrimonial (cf. Hb 13.4).

Fonte: Bíblia de Estudo – Perguntas & Repostas

Divulgação: Eis-me Aqui!

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