Dúvidas Bíblicas - Atos

Pedro errou ao citar Joel?

Apóstolo Pedro
Hotel em Promoção - Caraguatatuba
Faça Sua Parte - Compartilhe!

REFERÊNCIA: Atos 2.16-21

PROBLEMA: Em Atos 2, chega o Pentecostes, e os discípulos são cheios do Espírito Santo. Em resposta às críticas, Pedro diz que o que eles ouvem e veem “é o que foi dito por intermédio do profeta Joel” (cf. Jl 2.28-32). Contudo, na passagem que Pedro cita, há eventos que não aconteceram no dia de Pentecostes, como a conversão da lua em sangue. Será que Pedro errou nessa ocasião?

SOLUÇÃO: Primeiro, Pedro estava simplesmente mostrando que o Pentecostes envolvia um cumprimento parcial ou inicial de Joel 2.28-32. Esse cumprimento parcial refere-se à habitação interior do Espírito Santo nos crentes. E foi precisamente isso que aconteceu no dia de Pentecostes. Em Joel, Deus diz: “Derramarei o meu Espírito sobre toda a carne; […] derramarei o meu Espírito naqueles dias” (Jl 2.28-29). E de fato Deus derramou o seu Espírito naquele dia de Pentecostes.

Receba Estudos no Celular!

Segundo, a referência de Pedro foi para indicar que os últimos dias tinham começado (cf. Hb 1.1-2; 2.4). As maravilhas lá no céu e os sinais em baixo na terra (At 19-21) deverão acontecer mais tarde na história deste mundo, no tempo da segunda vinda de Cristo. Observe que tais coisas acontecerão “antes que venha o grande e glorioso Dia do Senhor” (v. 20), o que ainda está no futuro (cf. Mt 24,1ss).

Fonte: Bíblia de Estudo – Perguntas & Repostas

Divulgação: Eis-me Aqui!

Hotel em Promoção - Caraguatatuba