Dúvidas Bíblicas - Apocalipse Perguntas e Respostas

Quem são os 144.000 mencionados por João?

Quem são os 144.000 mencionados por João?
Hotel em Promoção - Caraguatatuba
Faça Sua Parte - Compartilhe!

Referência: Apocalipse 7.4-8

Problema: nessa passagem, João menciona um grupo específico de 144 mil crentes. Será que esse é um número exato, e que o sentido da passagem é o de que apenas esse total de pessoas serão salvas? Senão, quem são eles?

Solução: interpretação espiritual. Alguns consideram os “144 mil, de todas as tribos dos filhos de Israel” uma referência espiritual aos cristãos. Entretanto, essa posição não é sustentada por fatos. Primeiro, a palavra “tribos” nunca é empregada nas escrituras a não ser com o sentido literal de um grupo étnico.

Receba Estudos no Celular!

Além disso, se o número for levado a sério, certamente ele está muito, mas muito mesmo, abaixo do número de cristãos que estarão no céu. É verdade que a Bíblia em parte alguma revela o número exato dos que estarão no céu, mas como a bilhões de seres humanos convida, e como certamente há vários milhões de salvos entre esses, essa obviamente não é uma referência ao número total de pessoas redimidas em todos os tempos.

Adicionalmente, até mesmo as dimensões físicas da nova Jerusalém, para não dizer nada quanto ao restante do vasto universo criado por Deus, poderiam conter um número muito maior de pessoas do que 144 mil.

Apocalipse 7.9 declara que havia, além dos 144 mil, “uma grande multidão […] De todas as nações”, que eram também redimidos, o que indica não somente que os salvos não se limitam a este número, mas que a passagem tem mais sentido se tomada de forma literal.

Interpretação literal. Outros tomam literalmente essa passagem como uma referência a 144 mil judeus que serão salvos durante o período da tribulação, sendo 12 mil de cada uma das 12 tribos de Israel. Observam, em primeiro lugar, que Dã não é mencionada entre as 12 tribos, Entretanto Levi em seu lugar, uma vez que caiu na idolatria e foi praticamente eliminada. Levi, entretanto por causa da sua função sacerdotal, não tinha recebido uma terra sem herança no antigo testamento, mas então é incluída junto com as demais tribos, perfazendo as 12 tribos, uma vez que cessou sua função, a qual foi cumprida por Cristo.

Ainda como suporte a interpretação literal, temos o fato de que Jesus falou dos 12 apóstolos (que sabemos terem sido literalmente 12 pessoas) assentados em “12 tronos para julgar as 12 tribos de Israel” no último dia. Não há razão porque não tomar isso como referência literal as 12 tribos de Israel.

Além disso, da última pergunta que foi respondida por Jesus antes de sua ascensão, pode ser deduzir explicitamente que ele retornará e restaurara o Reino a Israel. Com efeito, apóstolo Paulo falou em romanos 11 da restauração da nação de Israel a sua privilegiada posição anterior.

Muitos eruditos bíblicos acreditam numa restauração material da nação de Israel, por causa das promessas feitas por Deus aos descendentes da semente de Abraão, que ainda não foram cumpridas “para sempre”, como foram prometidas. Na melhor das hipóteses isso acontece apenas durante um curto período no tempo de Josué.

Fonte: Bíblia de Estudo – Perguntas & Repostas
Divulgação: Eismeaqui.com.br

Divulgação: Eis-me Aqui!

Hotel em Promoção - Caraguatatuba

Deixe um Comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Eis-me Aqui