Dúvidas Bíblicas - 2ª Samuel

Devemos orar pelos mortos?

Devemos orar pelos mortos?
Hotel em Promoção - Caraguatatuba

REFERÊNCIA: 2ª Samuel 12.21-23

Receba Estudos no Celular!

PROBLEMA: Com base em 2ª Macabeus 12.46, os católicos romanos acreditam que orar pelos mortos para libertá-los de seus pecados é um cuidado salutar e santo. Entretanto, Davi recusou-se a orar por seu filho depois que ele morreu. A Bíblia nos ensina que devemos orar pelos mortos?

SOLUÇÃO: Nada há nas inspiradas Escrituras que de suporte à doutrina católica de se orar pelos mortos, para ficarem livres de seus pecados. Há forte evidência disso em muitas passagens. Primeiro, o único versículo que dá algum suporte a orações pelos mortos vem de 2ª Macabeus, livro apócrifo do segundo século a.C. (veja os comentários de 1ª Co 3.13-15), que a Igreja Católica Romana acrescentou à Bíblia no ano de 1546 d.C., em resposta à Reforma, que condenava tais práticas.

Segundo, a doutrina de orações pelos mortos está ligada à doutrina não bíblica do purgatório. As orações têm o propósito de libertar as pessoas mortas desse local. Porém, não há base alguma para a crença no purgatório (veja os comentários de 1ª Co 3.13-15).

Terceiro, em parte alguma de todos os livros inspirados da Bíblia pode-se encontrar um único caso de um santo ter orado para que algum morto fosse salvo. É certo que com toda a paixão com que muitos santos desejaram que seus queridos fossem salvos (cf. Rm 9.1-3), seria de se esperar que houvesse pelo menos um caso de alguém ter orado pelos mortos e obtido a aprovação de Deus.

Quarto, a Bíblia deixa bem claro, e de forma categórica, que a morte é o final e que não há esperança depois dela. O livro de Hebreus declara: “Aos homens está ordenado morrerem uma só vez, vindo, depois disto, o juízo” (Hb 9.27). Jesus falou, a respeito dos que o rejeitaram, que morrerão em seus pecados (Jo 8.21,24), o que implica pecado.

Quinto, Jesus nos deu o exemplo em João 11, ao chorar pelos mortos e orar pelos vivos. Aproximando-se do túmulo de seu amigo Lázaro, “Jesus chorou” (v. 35). Depois ele orou pela “multidão presente, para que creiam” (v. 42).

Sexto, os mortos oram pelos vivos (cf. Ap 6.10), mas não há exemplo em toda a inspirada Palavra de Deus de vivos orando por mortos. Os santos martirizados, na glória, são descritos como orando por vingança sobre os ímpios (Ap 6.9). E, como há alegria no céu por uma única alma que é salva na terra (Lc 15.10), não há dúvida de que há oração no céu pelos perdidos. Mas a Bíblia não deixa nem mesmo o menor vislumbre de esperança para quem quer que morra em seus pecados (veja os comentários de 2ª Ts 1.9).

Fonte: Bíblia de Estudo – Perguntas & Repostas

Divulgação: Eis-me Aqui!

Hotel em Promoção - Caraguatatuba