Dúvidas Bíblicas - 2ª Samuel

Como podemos justificar a crueldade de Davi para com seus inimigos?

Como podemos justificar a crueldade de Davi para com seus inimigos?
Hotel em Promoção - Caraguatatuba

REFERÊNCIA: 2ª Samuel 12.31

Receba Estudos no Celular!

PROBLEMA: Essa passagem nos revela que Davi torturou seus inimigos, já que ele os fez “passar a serras, e a picaretas, e a machados de ferro, e em fornos de tijolos”. Mas a tortura não é um procedimento correto, e Jesus disse: “Amai […] os vossos inimigos” (Lc 6.35).

SOLUÇÃO: Várias coisas têm de ser observadas com relação a essa critica. Primeiro, a versão RA dá margem a um erro de interpretação dessa passagem. Outras traduções, como a NVI e a NTLH, esclarecem perfeitamente essa dificuldade. Por exemplo, a NVI corretamente diz: “E trouxe também os seus habitantes, designando-lhes trabalhos com serras, picaretas e machados, além da fabricação de tijolos”. O texto da NTLH, de igual modo, diz: “Davi fez o povo da cidade trabalhar com serras, enxadas e machados e fabricar tijolos”.

Segundo, o escritor está simplesmente relatando esses eventos – ele não está necessariamente aprovando-os. Como observado anteriormente (ver “Como abordar as dificuldades bíblicas”), nem tudo o que é registrado na Bíblia é absolvido por ela.

Terceiro, a punição de trabalhos forçados que teria sido dada àqueles perversos inimigos do povo de Deus não é severa demais. Considerando as crueldades que eles deixaram cair sobre o povo de Israel (cf. 1ª Sm 11.2; Am 1.13), o tratamento de Davi foi humano.

Fonte: Bíblia de Estudo – Perguntas & Repostas

Divulgação: Eis-me Aqui!

Hotel em Promoção - Caraguatatuba