Dúvidas Bíblicas - 1ª Timóteo Teologia Sob Medida

A Bíblia limita o Ministério das mulheres?

A Bíblia limita o Ministério das mulheres?
Hotel em Promoção - Caraguatatuba

Referência: 1ª Timóteo 2.12-14

Receba Estudos no Celular!

Problema: Paulo disse: ” e não permito que a mulher ensine, nem exerça autoridade de homem; esteja, porém em silêncio “. De igual modo, em 1ª Coríntios 14.34 ele acrescentou: ” conservem-se as mulheres caladas nas igrejas, porque não lhes é permitido falar; mas estejam submissas como também a lei o determina “. Isso não proíbe o Ministério das mulheres, e não degrada a personalidade delas?

Solução: de forma nenhuma. Quando devidamente compreendidas em seu contexto, essas e muitas outras passagens na Bíblia exaltam o papel da mulher e lhes dão um tremendo ministério no corpo de Cristo. Temos de ter em mente várias coisas concernentes a essa questão do papel da mulher na igreja.

Primeiro, a Bíblia declara que as mulheres, como os homens, são feitas à imagem de Deus. Isto é, elas estão em igualdade como os homens por natureza. Não há nenhuma diferença essencial – tanto o macho como a fêmea são igualmente seres humanos por criação.

Segundo, o homem e a mulher são iguais por Redenção. Ambos têm o mesmo Senhor e partilham exatamente da mesma salvação. Pois em Cristo ” não pode haver […] Nem homem nem mulher; porque todos vós sois um em Cristo Jesus “.

Terceiro, não há distinção de sexo nos dons ministeriais apresentados na Bíblia. Ela não diz: ” dom de ensino: para homens; dom de socorros: para mulheres “. Em outras palavras, as mulheres tem os mesmos dons que os homens têm para ministrar no corpo de Cristo.

Quarto, por toda a Bíblia, Deus deu dons, abençoou e usou as mulheres no ministério. Isso inclui Miriã, a primeira-ministra de música; Débora; Hulda, a profetiza; Ana, a profetiza; Priscila, uma professora da Bíblia; e Febe, a diaconisa.

Quinto, Jesus teve muitas mulheres que o assistiram em seu ministério. Com efeito, é bastante significativo, naquela cultura patriarcal, ter Jesus escolhido mulheres em suas duas primeiras aparições depois da ressurreição. Nisso o apóstolo Pedro ficou em terceiro lugar.

Sexto, seja o que for que o apóstolo Paulo tenha querido dizer com a frase ” que a mulher […] esteja […] em silêncio “, é certo que ele não queria dizer que elas não devem ter ministério algum na igreja. Isso é claro por várias razões. Antes de mais nada, numa mesma carta, Paulo instruiu as mulheres sobre como elas deveriam orar e a profetizar na igreja, a saber, de maneira ordeira e decente. Também, ele disse que em certos momentos todos os homens deveriam permanecer em silêncio, da mesma forma, ou seja, quando outra pessoa estivesse ministrando a palavra de Deus. Finalmente, Paulo não hesitou em recorrer a mulheres para assisti-lo em seu ministério, como fica evidente por ele ter dado a Febe o importante encargo de levar até seu destino a grande epístola aos Romanos.

Sétimo, quando entendidas em seu contexto, as passagens do ” silêncio feminino ” não estão negando o Ministério das mulheres, mas limitando a autoridade delas. Paulo afirma que as mulheres não devem exercer ” autoridade de homem “. De igual modo, depois de sua exortação às mulheres para permanecerem caladas, ele as lembra de permanecerem ” submissas “. É claro, os homens também estavam debaixo de uma autoridade e tinham de se submeter a supremacia de Cristo sobre eles. De fato, a prova cabal de que não há nada e degradante em estar submisso alguém é que Cristo, que foi Deus em carne humana, sempre é submisso ao pai, tanto na terra como no céu.

É também evidente que a supremacia e liderança do homem não é simplesmente uma questão cultural, devido ao fato de ser baseado na própria ordem da criação. Assim, os oficiais da igreja devem ser homens, cada um sendo ” esposo de uma só mulher “. Isso, contudo, de forma alguma desmerece ou diminui o papel das mulheres, tanto no âmbito familiar como na igreja. O fato de os homens não poderem dar a luz bebês não os desmerece em sua humanidade nem no que diz respeito ao papel que exercem na família; apenas Deus não lhes preconizou tal função, mas sim outras.

Oitavo, Deus deu as mulheres uma gloriosa função, tanto pela ordem de criação como pela redenção. Primeiramente, Eva não foi criada do pé de Adão, para ser por ele pisada e nem de sua cabeça, para governar sobre ele, mas sim do seu lado, para estar em igualdade com ele ser-ele companheira. Além disso, todo homem foi gerado do ventre de uma mulher, e assim a grande maioria dos homens foi nutrida por uma mulher quando eram bebês, crianças, jovens, até a idade adulta. Ademais, quando Deus escolheu o vaso mediante o qual ele próprio se fez carne, não foi pela criação direta de um corpo (como no caso de Adão), nem por assumir uma forma visível (como o anjo do senhor), nem por fazer um clone de um homem; não, foi por meio de uma concepção milagrosa, levada até o fim da gestação no ventre de uma mulher, a abençoada Virgem Maria.

Quanto ao processo do Nascimento e da nutrição, Deus dotou a mulher com o papel mais maravilhoso, o de gerar todos os seres humanos, homens incluídos, e os alimentar, no momento mais delicado e sensível da vida deles, tanto antes como depois do nascimento.

Finalmente na igreja Deus fez que as mulheres viessem a ser, como os demais, ” um em Cristo Jesus “, e concedeu-lhe os dons do Espírito, mediante os quais eles podem edificar o corpo de Cristo. Entre esses dons acham-se o da profecia, e o do ensino.

Fonte: Bíblia de Estudo – Perguntas & Repostas
Divulgação: Eismeaqui.com.br

Divulgação: Eis-me Aqui!

Hotel em Promoção - Caraguatatuba

Deixe um Comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.