Dúvidas Bíblicas - 1ª Samuel

Por que Deus destruiu os amalequitas?

Por que Deus destruiu os amalequitas?
Hotel em Promoção - Caraguatatuba

REFERÊNCIA: 1ª Samuel 15.2-3

Receba Estudos no Celular!

PROBLEMA: Deus é caracterizado na Bíblia como um Deus de misericórdia e compaixão, perdoando graciosamente aqueles que se voltam a ele (Sl 94.18-19; Lm 3.22; Tg 5.11; 2ª Pe 3.9). Num gritante contraste, 1ª Samuel 15.2-3 nos informa que Deus, aparentemente sem misericórdia alguma, ordenou a morte de amalequitas inocentes – homens, mulheres e crianças. Por quê?

SOLUÇÃO: Os amalequitas estavam longe de ser inocentes. Na verdade, eram totalmente depravados, além de que desejavam destruir Israel (v. 12), o povo escolhido de Deus, o canal de seus planos redentores para toda a humanidade (Gn 12.1-3). A destruição deles se fazia necessária pela gravidade de seu pecado. Do contrário, algum remanescente de coração endurecido poderia surgir e retomar sua odiosa disposição contra o povo e os planos de Deus.

Quanto à questão das crianças inocentes, algumas observações são relevantes. Primeiro, todos nós nascemos em pecado (Sl 51.5) e merecemos a morte (Rm 5.12). Um dia, todos seremos tomados por Deus por meio da morte – é apenas uma questão de tempo (Hb 9.27).

Segundo, Deus é soberano sobre a vida e reserva para si o direito de tomá-la quando quiser (Dt 32.39; Jó 1.21).

Terceiro, todas as crianças que morrem antes da idade da responsabilidade são salvas (veja os comentários de 25m 12.23).

Portanto, o ato pelo qual Deus tirou a vida das crianças está longe de ser um ato caracterizado por falta de misericórdia (veja ainda os comentários de Js 6.21).

Fonte: Bíblia de Estudo – Perguntas & Repostas

Divulgação: Eis-me Aqui!

Hotel em Promoção - Caraguatatuba