Dúvidas Bíblicas - 1ª Samuel

Deus compeliu Samuel a mentir?

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REFERÊNCIA: 1ª Samuel 16.1ss

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PROBLEMA: Abraão recebeu o juízo de Deus por dizer uma meia verdade, declarando que Sara era sua irmã (ela era sua meia-irmā), quando na realidade era sua mulher (veja os comentários de Gn 12.10-20), Entretanto, em 1ª Samuel 16.1ss Deus de fato exorta Samuel a dizer apenas a metade da verdade, ou seja, que ele viera para oferecer um sacrifício, quando ele tinha vindo também para ungir Davi como rei. Dois problemas surgem aqui. Primeiro, Deus não estaria incentivando uma mentira? Segundo, por que Deus condenou Abraão pela mesma coisa a que ele mandou Samuel fazer?

SOLUÇÃO: O que primeiro temos a observar em resposta a esse problema é que as duas situações não são iguais. No caso de Abraão, a assim chamada “meia verdade” era uma mentira por inteiro, porque a pergunta que lhe fizeram foi: “Sara é sua mulher?”. E a resposta que ele realmente deu foi: “Não. Ela é minha irmã”. Com essa resposta, Abraão distorceu intencionalmente os fatos da situação, o que é uma mentira.

O caso de Samuel foi diferente. A pergunta que lhe fizeram foi: “Por que você veio a Belém?”. E sua resposta: “Vim para sacrificar ao SENHOR” (1ª Sm 16.2). Isso era verdade no que diz respeito aos fatos, ou seja, ele estava ali por aquele motivo, e foi isso que ele fez. O fato de que ele tinha outro propósito em sua ida aquele lugar não está diretamente relacionado com a pergunta que lhe foi feita nem com a resposta que ele deu, como no caso de Abraão. É claro que, se lhe tivessem perguntado: “Você tem algum outro propósito nesta sua vinda aqui?”, então ele teria tido que “render-se à verdade. Se em resposta ele dissesse: “Não”, isso seria uma falsidade.

Em segundo lugar, a dissimulação e o engano não são a mesma coisa. Samuel certamente encobriu um dos propósitos de sua missão para assim salvar sua vida (1 Sm 16.2). Nem sempre é necessário (e até mesmo possível) dizer toda a verdade. O fato de Deus ter dito a Samuel que ocultasse um dos propósitos de sua visita, para evitar que o matassem, não quer dizer necessariamente que ele tivesse de mentir. Não contar uma parte da verdade e contar uma inverdade não são necessariamente a mesma coisa. Segredo e ocultação não são o mesmo que engano e falsidade.

Fonte: Bíblia de Estudo – Perguntas & Repostas

Divulgação: Eis-me Aqui!

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