Dúvidas Bíblicas - 1ª Reis

Por que Elias foi abençoado por ridicularizar os profetas de Baal, se a Bíblia nos compele a usar palavras amáveis para com os nossos inimigos?

Hotel em Promoção - Caraguatatuba
Faça Sua Parte - Compartilhe!

REFERÊNCIA: 1ª Reis 18.27

PROBLEMA: A Bíblia aqui relata que “Elias zombava deles”, dizendo que possivelmente o deus deles estivesse “meditando, ou atendendo a necessidades, ou de viagem, ou a dormir”. Entretanto, as Escrituras nos ensinam também que devemos amar nossos inimigos (Mt 5.44), que devemos abençoar e não amaldiçoar (Rm 12.14), e que nossa palavra deve ser sempre agradável (Cl 4.6). A conduta de Elias dificilmente se concilia com essas verdades.

SOLUÇÃO: Primeiro, é necessário destacar que o texto não aprova especificamente cada palavra que Elias proferiu. Apenas diz que Deus respondeu às suas orações e, portanto, sustentou sua posição, enviando fogo para consumir o sacrifício e depois acabar com os profetas de Baal (v. 38).

Receba Estudos no Celular!

Além disso, pode-se argumentar que Elias não violou nenhuma dessas exortações das Escrituras. Em parte alguma é dito na Bíblia que Elias odiou os profetas de Baal, ou que os tenha amaldiçoado. Quanto à alegada zombaria que ele fez, isso foi sem dúvida algo sarcástico, mas não fora dos limites de um uso forçado, porém legítimo, de ironia.

A mesma passagem que nos exorta a sempre falarmos uma palavra “agradável” acrescenta também que ela pode ser “temperada com sal”.

Esse talvez tenha sido um exemplo de uma observação bem salgada. De qualquer modo, não há indicação de que Elias tenha agido com malícia.

Por fim, seu ato foi benevolente no sentido de que salvou a vida daqueles que foram testemunhas dessa maravilhosa intervenção de Deus.

Fonte: Bíblia de Estudo – Perguntas & Repostas

Divulgação: Eis-me Aqui!

Hotel em Promoção - Caraguatatuba

Eis-me Aqui