Dúvidas Bíblicas - 1ª Reis

Foi esse o único pecado que Davi cometeu?

Hotel em Promoção - Caraguatatuba
Faça Sua Parte - Compartilhe!

REFERÊNCIA: 1ª Reis 15.5

PROBLEMA: De acordo com esse versículo, Davi esteve sem pecado, exceto numa ocasião – o pecado que envolveu Bate-Seba! Diz o texto que Davi não se desviou de tudo quanto [Deus] lhe ordenara em todos os dias da sua vida, senão só no caso de Urias, o heteu. Mas isso está em contradição com as afirmações gerais feitas a respeito dos seres humanos depois da queda (cf. Gn 6.5; Jr 17.9; Rm 3.10-23) e também com específicas condenações que Davi recebeu em outras ocasiões. O próprio Davi disse, depois de Deus tê-lo condenado por ter levantado o censo em Israel:

“Muito pequei em fazer tal coisa” (1ª Cr 21.8).

Receba Estudos no Celular!

SOLUÇÃO: A afirmativa em questão não é, de forma alguma, um pronunciamento de que Davi seria isento de pecados, por várias razões. Primeiro, ela é uma caracterização geral e verdadeira da vida de Davi. Assim como Jó não foi um homem sem pecado, mas foi chamado de “integro e reto” (Jó 1.1), assim também a vida de Davi era sem falhas maiores.

Segundo, essa boa referência sobre Davi não tem uma amplitude absoluta, mas é relativa a todos os pecados que Abias havia cometido (cf. 1ª Rs 15.1,3). Davi fez, com uma grande exceção, “o que era reto perante o Senhor” (v. 5).

Terceiro, mesmo quando pecou, ele fez o que era reto, ou seja, arrependeu-se imediatamente ao ser confrontado por Deus (cf. 2ª Sm 12.1ss e 1ª Cr 21.8).

Quarto, a exceção apresentada (“senão no caso de Urias, o heteu”) não é encontrada em muitos manuscritos do AT. Sem ela, o fato de que era apenas uma boa referência geral de caráter adquire uma força ainda maior.

Quinto, a frase “não se desviou” indica que Deus está falando da direção geralmente firme na vida de Davi, e não de pecados específicos. Isso poderia explicar por que os outros pecados de Davi não são mencionados; eles não impediram que Davi seguisse na vida de serviço ao Senhor.

Fonte: Bíblia de Estudo – Perguntas & Repostas

Divulgação: Eis-me Aqui!

Hotel em Promoção - Caraguatatuba

Eis-me Aqui