Dúvidas Bíblicas - 1ª Reis

Como foi que Elias conseguiu a água, se havia uma seca já por três anos?

Hotel em Promoção - Caraguatatuba
Faça Sua Parte - Compartilhe!

REFERÊNCIA: 1ª Reis 18.32-35

PROBLEMA: Até mesmo a torrente tinha secado, porque a seca era muito severa (1ª Rs 17.7; cf. 18.2). Contudo, antes de Elias orar para que viesse fogo do céu, ele regou o sacrifício com água três vezes até que a água preencheu o rego em volta do altar.

SOLUÇÃO: A seca era muito forte, mas não a ponto de que as pessoas estivessem literalmente morrendo de sede. Ainda havia água para beber, tanto para os homens como para os animais, de fontes por toda a terra (1ª Rs 18.5) e do ribeiro de Quisom (v. 40). A quantidade de água usada não foi muito grande, apenas doze “cântaros” (v. 34), embora esses variassem em tamanho, desde os bem pequenos, que poderiam ser levados por uma pessoa, até outros bem grandes a ponto de chegar a conter 75 litros. 

Receba Estudos no Celular!

O autor de Reis, no entanto, observa que o rego era “tão grande como para semear duas medidas de sementes” (v. 32), o que seria equivalente a cerca de 7,5 litros. O fato de Elias ter ordenado aos que o serviam para encher os cântaros indica que eles poderiam ser carregados por uma pessoa. Estima-se que o volume de água utilizado tenha sido em torno de 12 litros.

Fonte: Bíblia de Estudo – Perguntas & Repostas

Divulgação: Eis-me Aqui!

Hotel em Promoção - Caraguatatuba

Eis-me Aqui