Dúvidas Bíblicas - 1ª Reis

Como entender esse versículo, que diz que Salomão não fez escravo algum, diante do que diz 1ª Reis 5.13?

Hotel em Promoção - Caraguatatuba
Faça Sua Parte - Compartilhe!

REFERÊNCIA: 1ª Reis 9.22

PROBLEMA: De acordo com 1 Reis 9.22, Salomão não fez trabalhadores forçados dentre os filhos de Israel nas construções que empreendeu. Entretanto, em 1ª Reis 5.13 lê-se que Salomão formou uma leva de trabalhadores dentre todo o Israel. Como entender esses dois relatos?

SOLUÇÃO: Os dois relatos são corretos. Há duas palavras hebraicas empregadas para dois tipos diferentes de trabalhadores envolvidos nos projetos de construção de Salomão. De acordo com 1ª Reis 5.13 (5.27 no texto hebraico), Salomão formou “uma leva de trabalhadores” (mas ou hammas) dentre todo o Israel. Nesse contexto, tais trabalhadores formavam um grupo tomado dentre o povo para fazer parte do projeto de construção. Aparentemente esse grupo era composto tanto de israelitas como de não israelitas. Em 1ª Reis 9.21, o autor especifica as pessoas a quem Salomão constituiu como “trabalhadores forçados”. A palavra aqui empregada é mas-obed, que indica um trabalho escravo, forçado. )

Receba Estudos no Celular!

Em 1ª Reis 9.22, porém, o autor esclarece que Salomão não empregou nenhum israelita como “escravo” (abed). Não há nenhuma contradição, porque embora Salomão de fato tenha recrutado jovens de Israel para trabalhar na construção do templo, uma prática que mais tarde lhe trouxe grandes problemas em seu reino, ele não forçou já nenhum israelita a tornar-se escravo.

Fonte: Bíblia de Estudo – Perguntas & Repostas

Divulgação: Eis-me Aqui!

Hotel em Promoção - Caraguatatuba

Eis-me Aqui