Dúvidas Bíblicas - 1ª Pedro Perguntas e Respostas

Porque Pedro ordena aos crentes que raciocinem sobre sua fé, já que a Bíblia diz em outro texto para simplesmente crerem?

Porque Pedro ordena aos crentes que raciocinem sobre sua fé, já que a Bíblia diz em outro texto para simplesmente crerem?
Hotel em Promoção - Caraguatatuba

Reflexão: 1ª Pedro 3-15

Receba Estudos no Celular!

Problema: Vez após vez as Escrituras insistem em dizer que basta simplesmente crer em Jesus Cristo. Hebreus declara que ” sem fé é impossível agradar a Deus “. Paulo afirmou que ” o mundo não conheceu a Deus por sua própria sabedoria “. Contudo, Pedro instruiu o cristão a ” responder “, a dar a ” razão ” de sua fé. A fé e a razão não se opõem entre si?

Solução: A fé e a razão não são mutuamente exclusivas. Não se deve crer em alguma coisa sem antes verificar se tal coisa é digna de ser objeto de nossa crença. Por exemplo, bem poucas pessoas se submeteria a uma grave operação médica por uma pessoa totalmente desconhecida, de que não se tenha informação alguma, a não ser a suspeita de que seja um charlatão. Da mesma maneira, Deus não exige de nós que exerçamos uma fé cega.

Como Deus é um Deus racional, e como nos fez criaturas racionais a sua imagem, ele quer que olhemos antes de darmos o salto. Nenhuma pessoa racional deve pisar no elevador sem primeiro constatar que nele a um piso. De igual modo, Deus quer que nosso passo de fé seja dado à luz da evidência, e não como um salto no escuro.

A Bíblia é cheia de exortações para que façamos uso da razão. Jesus ordenou: ” amarás o Senhor teu Deus de todo o teu entendimento “. Paulo disse também: ” tudo que é verdadeiro, ocupe o vosso pensamento “. Paulo ainda ” dissertava entre os judeus ” e como os filósofos do Areópago, ganhando muitos para Cristo. Os bispos foram instruídos tanto a ” exortar pelo reto ensino como convencer os que contradizem “. Paulo declara ter sido ” incumbido da defesa do Evangelho “. Judas instou conosco para batalharmos, ” diligentemente, pela fé que uma vez por todas foi entregue aos santos. E Pedro ordenou que estivéssemos ” sempre preparados para responder a todo aquele que vos pedir razão da esperança que há em vós “.

Há dois tipos de fé. O entendimento da relação entre esses dois tipos é uma chave para discernirmos a relação que há entre a fé e a razão.

O diabo crê que Deus existe, mas não crê em Deus. A fé que está no âmbito da mente funciona com base numa evidência que a razão humana pode ver. A fé em Deus (em Cristo), entretanto, é um ato da vontade humana, sob a persuasão do Espírito Santo. Portanto, ” crer que ” nunca salvará ninguém – somente crer em Cristo é que proporcionará isto.

Entretanto, nenhuma pessoa, por ser racional, deveria querer em alguma coisa, a menos que primeiro tivesse evidências para crer que isso fosse verdadeiro. Nenhum viajante ajuizado entrar no avião que esteja com uma das asas quebradas. Assim, a razão é válida como base para crer que, mas é uma exigência errada para crer em.

Fonte: Bíblia de Estudo – Perguntas & Repostas
Divulgação: Eismeaqui.com.br

Divulgação: Eis-me Aqui!

Hotel em Promoção - Caraguatatuba

Deixe um Comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.