Dúvidas Bíblicas - 1ª Corintios

Paulo cometeu um erro ao citar quantas pessoas morreram?

Paulo cometeu um erro ao citar quantas pessoas morreram?
Hotel em Promoção - Caraguatatuba
Faça Sua Parte - Compartilhe!

REFERÊNCIA: 1ª Corintios 10.8

PROBLEMA: Paulo diz nesse versículo que 23 mil pessoas morreram. Em Êxodo 32.28, o número de pessoas referidas como mortas é 3 mil.

SOLUÇÃO: Primeiro, em Êxodo 32.28 as pessoas foram mortas à espada, e as que Paulo menciona morreram pela espada e por causa de uma praga. Êxodo 32.35 diz: “Feriu, pois, o SENHOR ao povo, porque fizeram o bezerro que Arão fabricara”. Paulo dá o total, incluindo os que foram mortos pela espada e pela praga. Mas Êxodo 32.28 nos fornece apenas o número dos que foram mortos pela espada.

Receba Estudos no Celular!

Segundo, alguns acham que o número de pessoas mortas que Paulo fornece relaciona-se com um relato de juízo ocorrido em Números 25.9, que diz terem sido mortas 24 mil pessoas. Isso pode ser respondido de duas maneiras. Primeiramente, a passagem de Números não dá um período de tempo específico dentro do qual tantas pessoas morreram, mas o apóstolo Paulo disse que 23 mil morreram num só dia. A passagem de Números, entretanto, não especifica quantos foram mortos num só dia, e sim fornece o número total de mortes. Além disso, alguns estudiosos dizem que Paulo não se refere a Números, porque 1ª Coríntios 10.7 cita Êxodo 32.6, enquadrando-se assim o contexto de 1ª Coríntios com Êxodo 32.28.

Fonte: Bíblia de Estudo – Perguntas & Repostas

Divulgação: Eis-me Aqui!

Hotel em Promoção - Caraguatatuba

Eis-me Aqui