Cristãos na Política

Tese de pastor sobre juros influencia política econômica do governo brasileiro

Hotel em Promoção - Caraguatatuba
Faça Sua Parte - Compartilhe!

Argumentos sobre redução de juros empregados na monografia são postos em prática

por Jussara Teixeira

Tese de pastor sobre juros influencia política econômica do governo brasileiro

Receba Estudos no Celular!

Em sua entrevista no programa “Fala Malafaia”, no último domingo (1º), o ministro da  Pesca e Aquicultura, Marcelo Crivella, debateu a questão da participação dos evangélicos na política brasileira. Ele lembrou a importante influência de um evangélico da Assembléia de Deus, o economista e pastor Rubens Teixeira, na atual política econômica do País.

Teixeira foi autor de trabalho premiado pelo Tesouro Nacional sob o título “A Importância da Credibilidade para o Equilíbrio Fiscal: uma avaliação para o caso brasileiro”. Este trabalho, baseado em sua tese de doutorado em Economia, foi realizado em parceria com  Helder Ferreira Mendonça, que acabou por influenciar o governo Dilma na política de redução dos juros vigente atualmente. Na dissertação, o doutorando, que também é engenheiro, fez uma equação diferencial na qual mostrou a importância da queda dos juros para o crescimento econômico da nação.

“Os juros são um instrumento de concentração de renda”,  defendeu Crivella, sobre o conteúdo da tese. Os juros são apontados por muitos como o motivo para o enriquecimento de bancos e financeiras em detrimento das classes menos favorecidas.

Quando cursou o doutorado e escreveu sua tese, Teixeira era funcionário concursado do Banco Central, conhecido por ser a autoridade responsável pela definição da taxa de juros básica da economia – a Selic.

“O efeito de juros altos é mais dinheiro para quem tem; e quem não tem, até o que tem lhe é tirado”, resume Teixeira.

Ele explica que enfrentou constrangimentos e lutas por defender a tese  no âmbito do órgão responsável pela política monetária brasileira.

Mas, como recompensa pelo esforço redobrado em meio às lutas para a defesa do doutorado, o trabalho ganhou o Prêmio Tesouro Nacional. Um detalhe importante é que Teixeira não era graduado, nem mestre em Economia, e sim em Engenharia e Direito. Seu curso de Direito, feito simultaneamente com o doutorado em Economia, também teve a monografia premiada, além de aprovação no Exame da OAB, ainda no décimo período da faculdade.

“Esse é um testemunho de vida, uma história bonita e comovente. Que as pessoas possam se inspirar, e usando as armas da mesma fé em Deus, conquistar como fez o Rubens e se tornou para todos nós um grande exemplo da fé em Deus”, diz Crivella no documentário produzido sobre a vida de Rubens Teixeira.

Rubens Teixeira, que veio da pobreza extrema e aos nove anos de idade já havia lido toda a Bíblia, encoraja as pessoas a conhecê-la, afirmando que as Sagradas Escrituras influenciaram profundamente em tudo isso.

“O segredo é não desistir. Lute contra o descrédito, contra a vergonha, a humilhação, a falta de recursos. O segredo é enfrentar. Peça a ajuda de Deus”. Além dos prêmios e distinções, a tese, defendida no trabalho de Teixeira, se mostrou verdadeira, sendo hoje utilizada como política pública em todo o País.

Pastor Rubens Teixeira

Hotel em Promoção - Caraguatatuba

Deixe um Comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Eis-me Aqui