Cidadania e Política Notícias sobre Israel Últimas Notícias

Na Ucrânia, manifestantes de extrema direita exigem que Israel peça perdão pela opressão comunista

Hotel em Promoção - Caraguatatuba

Manifestantes nacionalistas acusam Israel e judeus em todo o mundo pelas atrocidades comunistas na Ucrânia e exigem que Israel assuma a responsabilidade.

Faça Sua Parte - Compartilhe!

Cnaan Liphshiz

Depois que o embaixador de Israel na Ucrânia condenou a homenagem aos colaboradores nazistas na ex-república soviética, dezenas de pessoas se reuniram em frente à embaixada israelense em Kiev exigindo que os judeus pedissem perdão pela opressão soviética.

Os ativistas de extrema direita conclamaram Israel e os judeus a assumirem responsabilidade especificamente pelo Holodomor, uma fome que matou milhões de ucranianos na década de 1930 e que se acredita ter sido causada pelo governo de Josef Stalin, então líder da União Soviética .

Receba Estudos no Celular!

“Israel espalha deliberadamente o antissemitismo na Ucrânia,” disse um manifestante, um ativista supremacista branco chamado Vladislav Goranin, durante um discurso no comício. Ele disse que os judeus e Israel precisam “se arrepender do genocídio” dos ucranianos.

A ação foi em resposta ao tuíte do embaixador israelense Joel Lion no sábado, no qual ele condenou uma marcha com tochas em memória de Stepan Bandera, um líder ucraniano da Segunda Guerra Mundial cujas tropas mataram milhares de judeus e que por um tempo foi aliado da Alemanha nazista.

Os ultranacionalistas na Ucrânia e de outros países muitas vezes culpam os judeus pelo Holodomor, citando o apoio de muitos judeus ao comunismo e os cargos proeminentes de poder que alguns de origem judaica alcançaram na União Soviética — embora muitas vezes estivessem envolvidos na perseguição de outros judeus por sua fé, que os judeus do bloco oriental eram freqüentemente desencorajados de praticar.

O apoio judaico ao comunismo aumentou à medida que forças leais ao regime czarista perpetraram vários pogroms contra os judeus.

Fonte: www.juliosevero.com

Divulgação: Eis-me Aqui!

Hotel em Promoção - Caraguatatuba