Apostolado contemporâneo

Refutação ao Apostolado contemporâneo [parte 06]

Hotel em Promoção - Caraguatatuba
Faça Sua Parte - Compartilhe!

Continuação…

6ª Análise: A restauração do Tabernáculo de Davi é a restauração Apostólica?
Texto em questão citado pelo apóstolos modernos:

“ Depois disso voltarei e reedificarei o Tabernáculo de Davi, que está caído. Levantá-lo-ei das suas ruínas e tornarei a edifica-lo, Para que o restante dos homens busquem ao Senhor, sim, todos os gentios,sobre os quais o Meu Nome é invocado, Diz o Senhor, que faz todas as coisas.” Atos 15:16-17
Palavras de um Apóstolo moderno sobre o texto:

Receba Estudos no Celular!

O “ Davi “ mencionado nesse verso tipifica o próprio Cristo, visto ser ele uma tipoligia de Cristo, e seu tabernáculo nos serve como exemplo daquilo que Cristo irá fazer em nosso dias através da restauração apostólica. Por esse motivo devemos olhar com bastante atenção o que foi feito neste tabernáculo, pois dessa maneira o Espírito Santo irá fazer nesses dias… E o propósito da reconstrução do Tabernáculo hoje em nossos dias é justamente para abrigar a Arca de Deus…

Refutação: O referido Apóstolo moderno cita Atos 15:16-17 para afirmar que esta passagem “será cumprida” através da restauração apostólica contemporânea. Porém, esta afirmação está muito longe da verdade bíblica, pois uma análise exegética mais atenciosa, veremos que esta profecia já se cumpriu.

Esta profecia está registrada no livro do profeta Amós, cap. 9, vs 11 e 12:

“Naquele dia, levantarei o tabernáculo caído de Davi, repararei as suas brechas; e, levantando-o das suas ruínas, restaurá-lo-ei como fora nos dias da antiguidade; para que possuam o restante de Edom e todas as nações que são chamadas pelo meu nome, diz o Senhor, que faz estas coisas.”

Ela se cumpriu através de Jesus, onde o mesmo é a “raíz de Davi” (Mt 1:1, Jo 7:42, Mq 5:2), e ele restaurou o Tabernáculo de Davi através da Igreja. O tabernáculo de Daví estava caído quando Israel estava prestes a entrar em cativeiro. Um tabernáculo “caído” é uma trágica figura que representa o triste estado de Israel antes de seu cativeiro. Devido ao fracasso de Israel literal, o significado espiritual desta passagem agora deve encontrar-se no símbolo que corresponde com a igreja universal de Cristo, ou seja o Israel espiritual resurgiu da oportunidade que Israel literal não aproveitou (ver Mt. 23: 37-38). O tabernáculo então já foi levantado, já foi reedificado por JESUS através da nova aliança!

Veja o Comentário da Biblia de Genebra sobre Amós 9:11-12:

Vs 11 – Tabernáculo: A tenda representa a dinastia de Davi que, aos olhos do profeta, era tão boa quando decaída. Mas o tabernáculo de Davi será reconstruído. Em Jesus, o maior Filho de Davi, a dinastia de Davi foi restabelecida (At 15:16-17).

Vs 12 – Edom: Embora sujeito a julgamento divino (Amós 1:11-12), um remanescente de Edom será trazido sob o reinado redentor do Filho de Davi. Edom, e na realidade todas as nações, serão beneficiadas por ficarem sob o domínio do futuro Rei (Sl 2:8). Em At 15:16-17, Tiago aplica esta passagem a Deus tomando um povo para si mesmo dentre os gentios, e incluíndo-o na Igreja.

E todas as nações: O acréscimo desta frase sugere que “o restante de Edom” representa os redimidos de todas as nações.

Veja a explicação de um renomado comentário Bíblico sobre a passagem de Atos:

Em Atos 15:16-17, a principal citação é de Amós 9:11-12, com adições no princípio e fim. Como a presença dos crentes judeus na Igreja cumpriu a predição da restauração do tabernáculo de Davi, assim a presença nela dos crentes gentios cumpriu a alusão de Amós aos “demais homens” e a “todos os gentios”.

Fonte: O Novo Comentário da Biblia – F. Davison – comentário de Atos: F.F. Cruce – (M.A. D.D. Ryland Professor de Criticismo Bìblico e Exegese na Universidade de Manchester).

Portanto, a afirmação de que o Tabernáculo de Davi será ainda levantado está incorreta. O mesmo já foi levantado através de Jesus. Logo, esta passagem não dá pargem exegética para justificar o apostolado contemporâneo.
Continua as refutações nas próximas postagens…

Ruy Marinho
Fonte: [ Bereianos ]

Veja mais Apostolado Contemporâneo

Hotel em Promoção - Caraguatatuba

Deixe um Comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.