Estudos Bíblicos Estudos da Semana Notícias Gospel Teologia Sob Medida

“Muitos dos que acreditam ser discipuladores não são discípulos”, diz pastor

“Muitos dos que acreditam ser discipuladores não são discípulos”, diz pastor
Hotel em Promoção - Caraguatatuba

David Kornfield afirma que muitos líderes que se colocam no papel de discipuladores omitem a vida de discipulado.

Receba Estudos no Celular!

O discipulado deve fazer parte da vida da igreja desde o evangelismo até o amadurecimento ministerial, de acordo com o pastor David Kornfield.

“A única pessoa que pode fazer discípulos é aquela que é discípulo. É impossível reproduzir o que não somos. Muitos dos que supõem ser discipuladores não o são porque não são discípulos”, disse ele em entrevista ao time de comunicação da missão Sepal.

David, que é doutor em Educação pela Universidade de Chicago, missionário da Sepal (OC Internacional) e coordenador da Aliança Evangélica Mundial do Grupo de Trabalho de Pastoreio de Pastores, será um dos preletores do Encontro Sepal 2019, entre 6 e 10 de maio.

Os desafios para atender o chamado ao discipulado são grandes, segundo David. “Não temos mais uma cultura de discipulado em nossas igrejas, seminários e institutos bíblicos. Ela é tampouco vivenciada pela maioria de nossos líderes denominacionais”, observa.

“A maioria dos pastores nunca aprende a ser discípulos, muito menos discipuladores. Se eles não o são, não há muita esperança para suas igrejas. Por isso acredito tão firmemente no valor indispensável do discipulado e pastoreio de pastores. Acredito de forma profunda que pastores e discipuladores saudáveis são a maior chave para uma igreja ser saudável e também discipuladora”, completa.

Ele ainda destaca que estimular o evangelismo sem discipular os novos convertidos é como “dar à luz fisicamente e não cuidar do bebê depois”. “Isso é contrário a todas as leis e ao instinto natural de um pai. Cada pessoa que chega a Jesus através de nós ou nossa igreja é como um dos talentos da parábola que Cristo contou. Algum dia, Deus pedirá contas sobre esses ‘talentos’”, ilustra.

Discipulado também é para os maduros

Para David, a igreja nunca será despertada quanto ao discipulado se os pastores não experimentarem o “mentoreamento” em suas próprias vidas. “Todo verdadeiro discípulo se torna discipulador, reproduzindo discípulos. Se não temos uma igreja de discípulos é porque o pastor não é discipulador”, afirma.

“Hoje, os pastores estão ocupados com tudo e qualquer coisa menos com a missão de fazer discípulos. Jesus vivia uma vida simples, não fazendo quase nada das muitas atividades dos pastores de nossos dias, para poder dedicar-se ao discipulado”, acrescenta.

O pastor destaca que uma das maiores mentiras que Satanás conseguiu vender para a igreja é a que o discipulado é apenas para novos convertidos. “Não era assim para Jesus. Para o Senhor, o discipulado focava a liderança principal da igreja. Focava os pastores e apóstolos que ele estava formando. É impressionante que, em meio à formação de seus discípulos, Jesus os enviou como mensageiros, como apóstolos. Mas apenas ao final de seu ministério os enviou como discipuladores. Em certo sentido, o chamado a ser discipulador é maior do que o chamado a ser apóstolo”.

David irá se aprofundar no tema durante o Encontro Sepal 2019, entre os dias 6 e 10 de maio, em Águas de Lindóia, no interior de São Paulo. Durante quatro dias, pastores e líderes cristãos de todo o Brasil estarão reunidos para a reflexão e a troca de vivências em assuntos relacionados à igreja brasileira.

Serviço:
Encontro Sepal 2019
Data: de 6 a 10 de maio
Local: Hotel Monte Real – Rua São Paulo, 622 – Águas de Lindóia/SP.
Programação, valores e informações adicionais: encontrosepal.org.br

Fonte: Guiame.com.br

Postagem Original: https://guiame.com.br/gospel/mundo-cristao/muitos-dos-que-acreditam-ser-discipuladores-nao-sao-discipulos-diz-pastor.html

Hotel em Promoção - Caraguatatuba