Notícias Gospel

Mãe de santo protesta contra entrega de Bíblias em câmara de vereadores, na Bahia

Mãe de santo protesta contra entrega de Bíblias em câmara de vereadores, na Bahia
Hotel em Promoção - Caraguatatuba

A mãe de santo Jaciara Ribeiro estava acompanhando uma amiga em sessão solene da câmara, quando percebeu a entrega das Bíblias.

Na última terça-feira (7), uma sessão solene na Câmara de Vereadores de Simões Filho (BA) acabou gerando protestos de uma líder candomblecista. O motivo da indignação de Jaciara Ribeiro foi a entrega de Bíblias junto aos títulos de cidadão simões-filhense.

Receba Estudos no Celular!

A líder candomblecista esteve na sessão acompanhando a líder quilombola Maria Bernadete Pacífico que receberia o título na ocasião. Porém ao ver que junto aos títulos também seria entregue uma Bíblia a cada um dos homenageados, Jaciara se revoltou.

“Perguntei se quem era de candomblé ganharia algo e ninguém me respondeu. Nesse momento, quebrei o protocolo e solicitei a palavra do plenário. Foi quando falei de toda minha história de luta contra a intolerância religiosa”, contou candomblecista que se apresenta como ialorixá (termo que faz referência à autoridade de um terreiro, mais conhecida como “mãe de santo”).

A atitude de Jaciara não teve aprovação do público presente que chegou a reagir com vaias no momento de sua declaração.

“Queria, como cidadã, o direito de lutar por esse retrocesso. Devemos saber que o Estado é laico”, disse a mãe de santo.

Fato é que nem mesmo a homenageada que estava sendo acompanhada pela mãe de santo se sentiu incomodada em receber uma Bíblia de presente.

“Eu não sabia o que tinha dentro. No entanto, quando cheguei em casa, percebi que era uma Bíblia. Não fiquei constrangida em receber o presente. Inclusive, sou batizada na igreja católica”, disse Bernadete.

A prefeitura de Simões Filho informou por meio de nota que o prefeito da cidade apenas participou das homenagens, sem ter qualquer atuação na organização da solenidade.

Já a Câmara de Vereadores explicou que a distribuição das honrarias com as Bíblias foi proposta do vereador Alfredo de Assis.

“Sempre em datas especiais como posse de vereadores, Dia da Mulher e no aniversário da cidade, faço essa distribuição. Foi um presente entregue aos homenageados”, disse o vereador, que alegou não ter o a intenção de promover qualquer tipo de proselitismo religioso.

Fonte: guiame

Hotel em Promoção - Caraguatatuba