Notícias Gospel

Escola muda festa junina para “festa da colheita” por alunos evangélicos

Escola muda festa junina para “festa da colheita” por alunos evangélicos
Hotel em Promoção - Caraguatatuba

Escola muda festa junina para “festa da colheita” por alunos evangélicos

Receba Estudos no Celular!

O Instituto Educap, de Campo Grande (MS), tomou uma decisão inédita para agradar os alunos evangélicos. A escola abandonou o termo festa junina e passou a celebrar a festa da colheita, uma celebração sem conotação…

Escola muda festa junina para “festa da colheita” por alunos evangélicosO Instituto Educap, de Campo Grande (MS), tomou uma decisão inédita para agradar os alunos evangélicos. A escola abandonou o termo festa junina e passou a celebrar a festa da colheita, uma celebração sem conotação religiosa.

A motivação para isso foi a diminuição gradativa de frequência dos alunos protestantes, pois suas famílias não queriam que eles celebrassem uma “festa católica”. Conforme explica Celia Tavares Rino, diretora pedagógica do Educap: “Só reproduzir a festa não vale a pena se não for algo bem reflexivo. Por isso, fizemos um resgate da colheita, da questão da alimentação na vida das pessoas. A festa da colheita tem o objetivo de celebrar os alimentos”.

O foco da celebração, além de integrar os alunos não-católicos é fazer “um resgate histórico e cultural”, justifica Celia. O propósito era fazer uma festa “livre de preconceitos”, pois “Muitas crianças não queriam participar porque a religião não permite, mas é importante perceber que existe a questão cultural. Nosso propósito é fazer a comunidade refletir e trabalhar esse tema”, assegura.

{loadposition banner_inside}

Apesar da troca de nome, na festa da colheita os alunos usam as roupas típicas das festas juninas tradicionais. Os alimentos servidos, bem como as danças e a decoração com temas rurais também foi mantida. Este é o segundo ano que a escola faz essa opção e comemora os resultados.

Em preparação à festa, os professores fizeram debates sobre alimentação com os alunos. Enquanto os mais novos, por exemplo, estudaram a farinha, os do nono ano discutiram os problemas do meio rural.

“Desconstruímos a festa e agora as crianças evangélicas participam. O foco no alimento fez um leque maior de abrir”, sublinha.

Fonte: Gospel Prime

Divulgação: Eismeaqui.com.br

{jacomment on}

Hotel em Promoção - Caraguatatuba

Deixe um Comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.