Notícias Gospel Teologia

Justin Peters no Brasil: Deus não fala com você hoje por meio de profecia e revelação

Justin Peters no Brasil: Deus não fala com você hoje por meio de profecia e revelação
Hotel em Promoção - Caraguatatuba

Julio Severo

Receba Estudos no Celular!

Houve muita confusão entre alguns especialistas de apologética cristã no Brasil no começo deste ano acerca de se Justin Peters pregou ou não cessacionismo quando, como palestrante convidado da VINACC, ele ensinou contra os pregadores da teologia da prosperidade chamando-os de “heréticos.”

O fato é que ele queria também chamar os que acreditam em dons carismáticos sobrenaturais de “heréticos,” mas foi impedido de fazer isso em suas reuniões públicas da VINACC.

Ele não teve permissão de ensinar seu evangelho cessacionista na VINACC.

Como Peters se tornou um cessacionista intransigente?

Ao que tudo indica, depois de ir a várias reuniões de defensores da teologia da prosperidade e não receber nenhum milagre, Peters, que é deficiente físico, permitiu que sua experiência ruim criasse uma teologia ruim: Se ele não recebeu nenhum milagre nessas reuniões é porque Deus não dá nenhum dom sobrenatural em nossa época.

Hoje, ele é um inflamado cessacionista — um jargão teológico para designar os adeptos da teoria que diz que os dons sobrenaturais do Espírito Santo cessaram 2000 anos atrás e que eles não mais estão disponíveis hoje. Aliás, as experiências de não-cura dele têm sido usadas pelo teólogo calvinista John MacArthur para endossar suas conferências anti-pentecostais “Fogo Estranho,” onde Peters é um dos palestrantes.

Em Campina Grande, onde a reunião da VINACC foi realizada, Peters foi gravado dizendo:

“Toda vez que alguém disser que Deus falou comigo e me deu uma palavra, me deu uma nova revelação, me deu uma profecia, você automaticamente rejeita essa pessoa como falso mestre e falso profeta. E poderíamos falar por uma hora pelo menos sobre como Deus fala e não fala com as pessoas. Hebreus 1:1,2 é muito claro: Deus há muito tempo falou por meio dos pais nos profetas em muitas partes de muitos modos diferentes, mas nestes últimos dias tem falado conosco em Seu Filho Jesus que é a fala final de Deus. Temos o registro inerrante, infalível e suficiente disso. Por isso, Deus não está dando para certos indivíduos revelações especiais e discernimento especial nos planos futuros dEle. Ele não está mais fazendo isso. Tudo o que precisamos está bem aqui na Palavra de Deus. Somos a habitação do Espírito que ilumina o sentido dessa Palavra em nossos corações e mentes. Isso é tudo o que precisamos. A segunda coisa: rejeite imediatamente qualquer pessoa que afirme ser apóstolo ou profeta.”

Depois de ler as palavras de Peters, o Dr. Michael Brown, autor de “Authentic Fire” (Fogo Autêntico, um livro que desmascara as falácias de “Fogo Estranho,” um livro escrito por MacArthur), me disse:

“Que declaração bizarra dizendo que Deus não fala hoje. A Palavra diz claramente que Jesus, pelo Espírito, continua a falar. Se eu acredito na Palavra, então tenho de crer que o Espírito ainda está falando hoje. É preocupante ver como o sr. Peters, de forma horrível, faz uso impróprio da Bíblia para justificar suas afirmações e em vez de lidar com a evidência bíblica detalhada que eu forneci em meu livro ‘Authentic Fire,’ ele repudia tudo porque aceitei um convite do Benny Hinn para aparecer em seu programa de TV e pregar o evangelho para milhões de telespectadores.”

Com suas palavras, Peters mostrou que ele não tem um problema apenas com os pregadores da teologia da prosperidade. O problema dele é com todas as pessoas que professam o pentecostalismo ou experiências carismáticas. Aliás, o principal alicerce dele para atacar os líderes pentecostais parece ser sua oposição feroz aos dons sobrenaturais do Espírito Santo hoje.

A propósito, o Brasil foi um desafio imenso para ele, pois a maioria dos evangélicos brasileiros é pentecostal. O evangelicalismo brasileiro é basicamente pentecostal e neo-pentecostal.

Peters teria uma boa audiência entre os seguidores do Bispo Edir Macedo, o fundador da Igreja Universal do Reino de Deus (IURD). Macedo também acredita que Deus não dá profecias e revelações hoje. Ele disse: “Antigamente, Deus falava por meio de sonhos, visões ou profecias, porque não havia a Palavra dEle escrita. Hoje, Ele fala por meio da Sua Palavra, orientada pelo Espírito Santo.”

O que se deve fazer com pessoas hoje que dizem que tiveram uma profecia ou revelação? Macedo responde: “Se alguém souber que há um ‘profeta ou profetisa’ na Universal, por favor, denuncie imediatamente ao pastor e também ao líder regional, para que providências imediatas sejam tomadas.”
Isso parece perfeito para Peters, não? Afinal, essa é a teologia dele!

Macedo é implacável em sua postura anti-profecia. O que é incrível é que ele é um líder neo-pentecostal que prega a teologia da prosperidade. No entanto, quer ou não você traga para Macedo uma revelação profética ou a Palavra de Deus sobre o valor da vida, ele permanece feroz e igualmente implacável em sua defesa do aborto e controle da natalidade.

Se os ataques de Peters fossem dirigidos a esse real fogo estranho (aborto, controle da natalidade, cessacionismo parcial e Evangelho juntos), seria justo. Mas seus ataques são dirigidos a outras questões e contra todos os pentecostais. Para Peters, todos os dons de profecia e revelações hoje são “fogo estranho,” são demoníacos. É claro que Macedo diria: “Amém!”

Há evangelhos falsos e milagres falsos, mas jamais deveríamos usar os evangelhos falsos e os milagres falsos para desqualificar o Evangelho verdadeiro e os milagres verdadeiros.

Pelo fato de que sou um cristão com dons espirituais, eu deveria aceitar todas as manifestações de dons sobrenaturais vinda de cristãos? Não. Alguns anos atrás, um pregador americano disse que recebeu uma profecia sobre o Brasil ganhando a Copa do Mundo de 2014 e também sobre uma mulher evangélica sendo eleita como presidente do Brasil em 2014. Sua profecia foi interpretada como Deus apoiando Marina Silva, uma militante socialista que começou na Igreja Católica e hoje é membro da Assembleia de Deus.

O Brasil sofreu sua pior derrota na Copa do Mundo de 2014. Eu sabia que a profecia dele não estava correta, especialmente por sua interpretação favorecendo Marina, que tem sólidas posturas socialistas. Embora muitos líderes evangélicos estivessem apoiando-a por causa da profecia, eu estava, antes da eleição, desmascarando Marina e seu ávido socialismo. Ela acabou perdendo.

O Apóstolo Paulo, que tinha muitos dons carismáticos, nunca ensinou que temos de rejeitar profecias, mas que temos de ser livres para profetizar e livres para avaliar o que cada pessoa diz em profecia: “Tratando-se de profetas, falem dois ou três, e os outros julguem com zelo tudo o que foi dito.” (1 Coríntios 14:29 KJA)

Rejeitar todas as profecias não é o jeito da Bíblia. Aceitar todas as profecias não é o jeito da Bíblia. O jeito da Bíblia é liberdade para profetizar e liberdade para avaliar.

Em Campina Grande, Justin Peters criticou fortemente os pregadores da teologia da prosperidade. Ele também criticou fortemente os organizadores da VINACC porque ele queria ensinar o cessacionismo (a doutrina estranha que diz que Deus não mais concede dons sobrenaturais hoje), porém eles não lhe permitiram. Ainda que vários palestrantes da VINACC sejam calvinistas cessacionistas, seu público é em grande parte pentecostal. O cessacionismo de Peters teria sido extremamente ofensivo para esse público.

As declarações de Peters contra profecia e revelação foram gravadas numa entrevista com ele em Campina Grande e mostram como ele estava ansioso para ensinar o público da VINACC a rejeitar “heresias,” interpretadas erroneamente por ele como uma aceitação de profecia e revelação hoje.

Em suas declarações gravadas, Peters também atacou o Dr. Michael Brown, um líder pentecostal judeu que tem sido proeminente por sua defesa do Evangelho e de Israel. Ele disse:

“Muitos pastores convidarão pessoas questionáveis para vir a suas igrejas para pregar. Eles irão programas de televisão questionáveis (talvez eu devesse dizer questionáveis porque podem parecer loucos) associados com falsos profetas. Um bom exemplo é o Dr. Michael Brown, que é considerado um dos líderes intelectuais do movimento pentecostal. Ele detonou a Conferência Fogo Estranho que foi realizada na igreja de John MacArthur, porque ele afirmou que a Conferência Fogo Estranho nivelou todos os pentecostais e foi realmente como se a Conferência Fogo Estranho tivesse de falar sobre os extremistas de fogo estranho entre os pentecostais. Ele disse que os pentecostais não são o que essa conferência disse. Por isso, ele detonou a conferência e então três meses mais tarde ele vai ao programa de televisão do Benny Hinn e grava cinco programas com Benny Hinn que é um dos, ou até mesmo a mais infame má influência do mundo, isto é, uma má influência nos crentes. Se não dá para você dizer que Benny Hinn é um falso mestre, então algo está realmente errado. E assim associações falam volumes sobre quem somos e no que cremos.”

Em resposta, o Dr. Michael Brown esclareceu que, pelo fato de que Peters tentou apresentá-lo de forma enganosa no Brasil, ele está aberto a um debate público sobre essas questões. O debate poderia ocorrer no Brasil. Brown disse:

“1) Convidei o Pastor MacArthur para uma discussão privada ou debate público em numerosas ocasiões, mas ele recusou o debate privado ou público; 2) Eu debateria com Justin Peters num instante quanto ao que a Bíblia diz sobre cura divina; 3) Eu expus falsas acusações que Justin Peters fez contra Benny Hinn; 4) O fato de que participei do programa de TV do Benny Hinn não é um endosso à sua teologia, do mesmo modo que minha participação no programa secular do Piers Morgan não seria endosso. Em vez disso, pude alcançar a audiência dele com a mensagem de Jesus o Messias. Isso é errado? 5) Tenho exposto erros nas igrejas pentecostais há décadas, e continuo a fazer isso até hoje, mas sou pentecostal por causa do ensino claro e frequente da Bíblia. Com prazer eu debateria o que a Bíblia diz com qualquer líder qualificado que não é pentecostal.”

O Dr. Brown está disposto a debater com John MacArthur e Justin Peters, no Brasil ou nos EUA, acerca da postura deles contra profecia, revelação e outros dons sobrenaturais para hoje. Ele disse:

“Convido o sr. Peters a ter um debate formal e moderado comigo sobre o que a Bíblia diz — não o que as pessoas dizem — acerca dos dons do Espírito, inclusive cura e profecia, sendo prometidos por Deus em Sua Palavra para hoje. Não vamos nos engajar em retórica. Vamos ver o que está escrito na Palavra.”

Não sei se os pentecostais brasileiros estão preparados para tal debate.

A CPAD, a maior editora pentecostal do Brasil, publica vários livros do calvinista anti-pentecostal John MacArthur, mas não publicou “Fogo Autêntico,” do Dr. Brown. Em contraste, as editoras calvinistas cessacionista do Brasil nunca publicarão nenhum livro do Dr. Brown ou de qualquer outro pentecostal, ainda que não haja no Brasil nenhuma versão pentecostal anti-calvinista do John MacArthur.

A CPAD pertence à Assembleia de Deus, que tem mais de 12 milhões de membros no Brasil. A Igreja Presbiteriana do Brasil, a primeira denominação calvinista no Brasil, tem 1 milhão de membros, mas nem todos eles são cessacionistas.

O “Fogo Estranho” de MacArthur foi publicado no Brasil pela editora Thomas Nelson. Tanto a Thomas Nelson quanto a Zondervan, as duas maiores editoras protestantes do mundo, pertencem à editora americana HarperCollins, que publica a Bíblia Satânica, escrita pelo satanista Anton LaVey.

Então o dono de quem publica e promove “Fogo Estranho” no Brasil é HarperCollins, que publica e promove livros satânicos. Isso é fogo satânico!

Entretanto, quem publica e promove outros livros de MacArthur no Brasil é a gigante pentecostal CPAD. Isso faz sentido?

Um contraste esquizofrênico. Pentecostais do Brasil promovem MacArthur. MacArthur não promove pentecostais brasileiros. MacArthur usa e abusa do Evangelho para atacar os pentecostais. Os pentecostais brasileiros não usam e abusam do Evangelho para atacar MacArthur. Será que os pentecostais brasileiros são masoquistas espirituais que adoram ser rotulados de “heréticos” por crerem em dons sobrenaturais para hoje?

Há um real fogo estranho quando “Fogo Estranho” e a Bíblia Satânica são publicados e promovidos pela mesma fonte.

Há um fogo mais estranho quando livros de um escritor calvinista anti-pentecostal são publicados e promovidos pela maior editora pentecostal do Brasil.

Fonte: Julio Severo

Divulgação: eismeaqui.com.br

Hotel em Promoção - Caraguatatuba

Deixe um Comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.