Estudos Bíblicos Estudos da Semana Notícias Gospel Teologia Sob Medida

Uma santa revolta

Uma santa revolta
Hotel em Promoção - Caraguatatuba

Existe revolta santa?
O apóstolo Paulo enfrentou essa situação!

Receba Estudos no Celular!

Em Atos 17.16-34 Paulo está na sua segunda viagem missionária. Ele se encontra, agora, em Atenas após ter sido preso em Filipos, porque curou uma jovem adivinhadora e tirou a fonte de lucro de alguns homens daquela cidade.

De Tessalônica saiu fugido, pela inveja de alguns judeus, após ter pregado a Cristo na sinagoga por três sábados.

Ele, então, partiu para Beréia onde encontrou alguns judeus ávidos pela Palavra, que examinavam tudo o que Paulo lhes falava. Porém, logo foi expulso de Beréia pelos judeus de Tessalônica que o perseguiram até lá.

Paulo está agora em Atenas esperando seus companheiros Silas e Timóteo.

Este texto é riquíssimo, mas vamos focar um único ponto apresentado no versículo 16.

O espírito de Paulo se revolta

Paulo, ao observar a idolatria em Atenas, se revolta.

É curioso notar que, apesar de o apóstolo já ter sofrido tanto anteriormente, ainda sinta tamanha revolta e indignação face à idolatria da cidade de Atenas. Essa situação nos chama muito a atenção!

Se Paulo ouvisse as estratégias elaboradas nos dias de hoje, certamente elas “diriam” para que ele fosse com mais calma. Ele já havia sofrido tanto pelo Evangelho, então ouvir que deveria ir mais devagar, contendo seu ímpeto e personalidade, seria algo perfeitamente apropriado. Só que não foi assim que Paulo agiu! Ele sentiu uma forte indignação porque conhecia muito bem o significado da palavra IDOLATRIA.

Sua revolta deveu-se ao fato de saber que a idolatria é uma das coisas que mais ofende a Deus. Ele se revolta, também, porque sabe que a idolatria é a quebra do primeiro mandamento (Êxodo 20.1-6).

Idolatria é a criação de um deus que não é o Deus criador dos céus e da terra. E esse falso deus produz uma adoração falsa, uma narrativa de vida falsa, uma falsa noção de segurança. Essa vida imaginária afronta o Deus verdadeiro. Idolatria é cegueira, é fazer oposição a Deus.

Em Salmos 106 temos a demonstração de como o povo costumava trair a Deus buscando outros deuses:

“Assim trocaram sua glória pela imagem de um boi que come capim” (Salmos 106.20).

“…mas se misturaram com as nações e aprenderam seus costumes. Serviram seus ídolos, que se transformaram em armadilha para eles; sacrificaram seus filhos e filhas aos demônios; derramaram sangue inocente, o sangue de seus filhos e filhas, que sacrificaram aos ídolos de Canaã. E a terra foi contaminada com sangue. Assim se contaminaram com suas obras e se prostituíram com seus costumes. Por isso, o Senhor se enfureceu contra seu povo, de modo que considerou sua herança uma abominação (Salmos 106. 35-40).

No texto acima vemos que deuses falsos ludibriam, enganam, pedem falsos sacrifícios; sacrifícios que Deus nunca pediu dos homens. Na verdade, esses deuses nem mesmo existem, mas a imaginação do homem faz com que eles sejam muito mais severos e exigentes que o próprio Deus Criador. Deus nunca pediu que os filhos do seu povo fossem sacrificados em adoração, mas o deus Moloque pede, e tal sacrifício é descrito em Salmos 106.

Terrível coisa é afrontar o Deus verdadeiro!

Minha pergunta é: Você se revolta ao ver a glória de Deus sendo subtraída?

Nós nos revoltamos por inúmeras situações. Recentemente nos indignamos com manifestações culturais que incitaram à pedofilia, colocando exposições de homossexualismo para crianças. A política, a violência, a corrupção, a injustiça social muitos outros motivos nos causam profunda revolta. Mas, será que somos capazes de nos indignar com a idolatria porque ela rouba a glória devida somente a Deus? Temo que nossa resposta seja não. Se honestamente nossa resposta for não, segue, também honestamente, o significado de nossa resposta: Ela evidencia que não amamos Deus pelo que Ele é; que não O conhecemos como pensamos que O conhecemos, e que não entendemos quão glorioso e santo é o nosso Deus Criador.

Temo também, que nosso entendimento de idolatria se limite somente a outros religiosos que adoram imagens. Isso certamente está errado, mas quando escolhemos adorar a Deus conforme a nossa imaginação, sem conhecimento de Deus e sua Palavra e de tudo o que Ele mesmo exige de nós como Seus filhos, estamos, na verdade, adorando a nós mesmos. Adoramos a imagem que criamos de Deus, mas não o Deus verdadeiro. Portanto, quando agimos assim, somos idólatras também… Idólatras de nós mesmos.

A idolatria está entre nós, presente por toda a parte. À medida que os homens querem viver para si mesmos, eles se tornam seus próprios ídolos. Isso gera todo tipo de aberração na sociedade, mas o alvo mais atingido é o nosso Deus, que é lesado a todo instante pela glória que deixa de receber. Nossa capacidade de indignação com a idolatria é um termômetro do nosso conhecimento de Deus.

Em Romanos, capítulo 1, Paulo descreve que o fato de os homens não reconhecerem Deus como Criador e não Lhe darem a glória devida, gera todo tipo de impiedade. Vejamos:

Pois o que se pode conhecer sobre Deus é manifestado entre eles, porque Deus lhes manifestou. Pois os seus atributos invisíveis, seu eterno poder e divindade, são vistos claramente desde a criação do mundo e percebidos mediante as coisas criadas, de modo que esses homens são indesculpáveis; porque, mesmo tendo conhecido a Deus, não o glorificaram como Deus, nem lhe deram graças; pelo contrário, tornaram-se fúteis nas suas especulações, e o seu coração insensato se obscureceu. Dizendo-se sábios, tornaram-se loucos e substituíram a glória do Deus incorruptível por imagens semelhantes ao homem corruptível, às aves, aos quadrúpedes e aos répteis. É por isso que Deus os entregou à impureza sexual, ao desejo ardente de seus corações, para desonrarem seus corpos entre si; pois substituíram a verdade de Deus pela mentira e adoraram e serviram à criatura em lugar do Criador, que é bendito eternamente. Amém (Romanos 1.19-25).

Que possamos desenvolver a maneira certa de nos indignarmos diante desse mundo que se posiciona contra Deus. Para isso precisamos nos lembrar de que somente conhecendo Deus e Sua Palavra, conseguiremos chegar ao ponto de obter essa santa revolta pela glória de Deus.

 

Fonte: Teomídia

Hotel em Promoção - Caraguatatuba