Teologia Sob Medida

Os porcos mandam

Os porcos mandam
Hotel em Promoção - Caraguatatuba

Os porcos mandam

Receba Estudos no Celular!

Lemos em Provérbios 30.21,22: “Três coisas fazem tremer a terra, e quatro ela não pode suportar: O escravo que se torna rei, o insensato farto de comida, a mulher desprezada que por fim se casa, e a escrava que toma o lugar de sua…

Os porcos mandam

Lemos em Provérbios 30.21,22: “Três coisas fazem tremer a terra, e quatro ela não pode suportar: O escravo que se torna rei, o insensato farto de comida, a mulher desprezada que por fim se casa, e a escrava que toma o lugar de sua senhora” Provérbios 30.21-23. Uma simples, porém profunda, questão abordada por este provérbio é a dificuldade, ou crise, instalada quando o sujeito inapto está a liderar político-socialmente.

Tratando-se de liderança política social podemos voltar para a antiga teoria grega da administração da Pólis de Platão. Seus fundamentos políticos decorrem de uma correlação estrutural com as diferentes almas, ou partes de uma mesma alma, criando uma organização social ideal (utópica). Estas três partes Platão identifica da seguinte maneira: alma racional – destinada ao conhecimento das ideias; a alma irascível – associada à força e o agir e; a alma concupiscente, constituída pelos desejos e necessidades básicas.

Desta forma, estratifica a sociedade da seguinte maneira: os filósofos são aqueles que deveriam governar a cidade, pois possuem a capacidade de dominar suas vontades e desejos por meio da razão; os guerreiros, os quais por meio da força se dedicam as tarefas militares e; os escravos, aqueles que se dedicam a seus próprios desejos, jamais deveriam governar. Para Platão cada classe social deve dedicar-se à sua função e virtude especifica. Só assim é que numa sociedade reinaria a harmonia e a felicidade.

{loadposition banner_inside}

De seu conceito podemos apreender uma concepção de líder com personalidade e caráter, de forma a desempenhar os atributos do filósofo, capacitado a gerir a si mesmo, seus impulsos, emoções e desejos buscando, não a sua satisfação, mas a felicidade da Pólis. A grande problemática brasileira da atualidade é que o líder político nacional demonstra características do escravo platônico, incapaz de controlar seus instintos e desejos primitivos. A extrema inabilidade de priorizar os interesses da nação fazem com que toda a ordem e harmonia social entre em colapso.

A cultura popular brasileira do “jeitinho”, em que o desejo de levar vantagem em tudo é encarado com naturalidade, favorecem a ascensão de figuras que embora com graves falhas de caráter, possuem carisma e estratégias de engodo que visam manipular aquela parcela da população mais necessitada, ou fragilizada pela falta de condições básicas de sobrevivência.

Como afirmou George Orwell em sua obra A revolução dos bichos: “os porcos mandam.”

[*] Silvia Tenenielle é Missionária da Junta de Missões Nacionais da Convenção Batista Brasileira em Caxias do Sul/RS.

Fonte: Napec

Divulgação: eismeaqui.com.br

{jacomment on}

Hotel em Promoção - Caraguatatuba

Deixe um Comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.