Estudos Bíblicos Estudos da Semana Teologia Sob Medida

O que a bíblia fala sobre nossa missão espiritual?

Hotel em Promoção - Caraguatatuba
Faça Sua Parte - Compartilhe!

Portanto, irmãos, rogo-lhes pelas misericórdias de Deus que se ofereçam em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus; este é o culto racional de vocês.

Romanos 12:1

Receba Estudos no Celular!

 

Neste capítulo específico de Romanos, o apóstolo Paulo dedica-se a explicar qual é a missão que devemos cumprir enquanto seres espirituais. Além de deixar claro que não devemos nos conformar com este mundo, mas buscar pela renovação contínua de nossa mente, o apóstolo mostra o caminho para provar da bondade de Deus e de sua perfeição.

 

1- Nós não podemos oferecer adoração sem antes renovar a nossa mente

Não é possível adorá-lo sem pureza de coração. Por nossos próprios esforços, não conseguimos nos manter firmes, limpos e puros. É por meio de Jesus que participamos de um relacionamento com o Pai; foi Ele que nos tornou aptos a partir o pão da comunhão na mesa do cristianismo.

 

Fato é que a nossa vida só se torna agradável a Deus quando a nossa mente é renovada continuamente com auxílio do Espírito Santo. Diferente do período do pentateuco, agora a adoração não é mediada. Com humildade, devemos nos achegar ao pai tendo certeza de nossa pequenez.

 

2- Oferecer uma vida realmente útil (para a igreja e para o mundo)

 

Quando o apóstolo Paulo, nos encoraja a renovar a nossa mente, ele também deixa claro que existem duas formas de viver: a dos que creem em Cristo e a daqueles que estão no mundo.

Fato é que agora que conhecemos a verdade, não podemos ter o mesmo comportamento dos que ainda são ignorantes na fé. É preciso serví-lo e isso pode significar servir ao outros – principalmente aqueles que ainda não o conhecem.

 

Os justos são diferentes dos pecados porque eles podem renovar seus corações servindo e andando com Deus.

 

3- Você deve renovar seu coração com fé

 

Em um mundo completamente volátil e sem profundidade, manter-se firme nos pilares do evangelho já é motivo de alegria. Servir a Deus é atemporal. Portanto, se nos mantivermos firmes nas escrituras, logo será fácil não se conformar com esse mundo. A essência do evangelho já nos faz diferente, nos torna sedentos por algo que realmente seja profundo e real.

Se o mundo pede por novidade, precisamos renovar a nossa mente para ver beleza na tradição; se o mundo aponta para inovações contínuas, precisamos crer que o essencial já foi dado por Deus. Não há teoria, descobertas ou formas de viver que superam a instrução de Jesus Cristo: “Buscai o Reino de Deus e a sua justiça que todas as coisas vos serão acrescentadas.”

 

4- Precisamos crer que não há nada de bom em nós

 

Sei que nada de bom habita em mim, isto é, em minha carne. Porque tenho o desejo de fazer o que é bom, mas não consigo realizá-lo. Romanos 7:18

 

Paulo sabia que não importava o quanto ele amava a lei e o quanto ele tentava viver por ela, ele simplesmente não conseguia; ele falhava.  O coração quer se renovar para seguir o Senhor, mas a carne incessantemente quer se retirar dos campos de batalha espirituais.

 

Só conseguimos vencer a carne pela renovação de nossa mente. É só a comunhão com Deus que nos fortalece contra nós mesmos.

 

Então, qual é a nossa missão espiritual?

Permanecer. Essa é a nossa missão espiritual.

 

Se permanecermos no conhecimento contínuo da palavra e se permanecermos em um relacionamento com o espírito santo, conseguiremos avançar na renovação de sua mente dia após dia. Porque,  na verdade, a renovação da nossa mente não consiste em trocas de compreensões acerca dos acontecimentos, mas de manter firme aquilo que cremos desde o início.

 

A renovação é solução para os mais diversos artifícios do Diabo contra a palavra de Deus; é a única saída contra o pecado e o único caminho para salvação.

 

“A batalha é quase sempre ganha na mente. É pela renovação de nossa mente que nosso caráter e comportamento se transformam.” (John Stott)

Fonte: Hélio Barros Leite

Postagem Original:

Divulgação: Eis-me Aqui!

Hotel em Promoção - Caraguatatuba