Estudos Bíblicos Estudos da Semana Teologia Sob Medida

Mente vazia é oficina do diabo; como não ter uma?

Mente vazia é oficina do diabo; como não ter uma?
Hotel em Promoção - Caraguatatuba

O que faz uma pessoa cuja mente vazia é oficina do diabo?

Faça Sua Parte - Compartilhe!

Há algumas coisas nos dias de hoje que mostram claramente como uma mente vazia é oficina do diabo, vou dar um exemplo:

O que leva uma pessoa a pesquisar um jogo de desafios na internet, e como prova de que pode passar por um destes desafios, enforcar-se? Ou mesmo suicidar-se de outra forma qualquer?

Por acaso não seria uma mente vazia? Que justamente por não alimentar-se com coisas boas vive na busca de tais aventuras insanas e nocivas (pra não dizer idiotas)?

Receba Estudos no Celular!

A Bíblia não tem nenhum versículo específico que diga exatamente “mente vazia é oficina do diabo”, mas há alguns outros versos que nos levam a entender que Satanás trabalha na vida de pessoas que não fazem questão de cuidar de sua mentalidade.

Dessa forma, se você entregar a ele uma mente vazia, esta por sua vez, se tornará oficina dele! Então a mente não estará mais vazia, mas ocupada com coisas ruins em vez disso (Mt 12: 43-45).

Permanecer com uma mente vazia é o mesmo que dar lugar ao diabo!

Quando vocês ficarem irados, não pequem.
Apaziguem a sua ira antes que o sol se ponha, e não deem lugar ao diabo.
(Efésios 4:26,27 NVI)

Está claro nos versículos acima que Satanás trabalha com a ferramenta que damos na mão dele, no caso destes versículos, alimentando a ira.

No caso de Eva, por exemplo, ela deu atenção e ouvidos a ele, o que a fez pecar (Gn 3: 1-7); Caim alimentou a ira em seu coração, então deu lugar ao diabo para trabalhar com isso, e assim este arquitetou “um passeio” com seu irmão, e o matou (Gn 4: 3-8).

Da mesma forma, uma mente vazia é oficina do diabo quando, estando ela vazia, não buscamos alimentá-la com coisas boas.

Ninguém fica com a mente vazia por muito tempo, ninguém fica sem pensar em nada: uma pessoa tende a ocupar sua mente com coisas boas ou com coisas más.

O homem bom, do bom tesouro do seu coração tira o que é bom, e o homem mau, do mau tesouro do seu coração tira o que é mau;
(Lucas 6:46a KJF)

Muitas pessoas hoje em dia estão deixando fugir à atenção a saúde de sua mente, e a estão alimentando de qualquer forma, com qualquer coisa que lhe vem à frente, dando valor à “sensação do momento”, sem pensar em suas consequências, e muito menos moderadamente.

Tenho certeza que você já ouviu falar de jogos como baleia azul e o desafio das selfies, que estimula as pessoas a tirarem fotos de si mesmas em locais ou situações de grande risco de vida.

Mas o que de fato leva uma pessoa a se colocar em tal situação de perigo, e, antes disso, o que a leva a dar atenção a tais tolices?

Tais situações nos certificam que uma mente vazia é oficina do diabo, de tal modo que a Bíblia nos orienta a nos protegermos contra coisas do tipo.

Sujeitai-vos, pois, a Deus, resisti ao diabo, e ele fugirá de vós.
(Tiago 4: 7 KJF)

O que tem acontecido com nossa juventude que, buscando os extremos, tem se destruído?

Desde 2002 tem crescido a taxa de suicídio entre jovens de 15 a 29 anos, e a necessidade de tratamentos psicológicos tem aumentado em grandes escalas nos últimos anos.

Seria isso causado pela solidão do acesso exagerado à internet, que são provenientes de uma mente vazia?

A mente vazia é oficina do diabo, mas ela não fica vazia por muito tempo.

Geralmente quem não tem o que fazer, faz qualquer besteira que lhe vem à frente, mas toda a má cobiça começa na mente e no coração (Tg 1: 14-15).

O apóstolo Paulo escreveu muito sobre a ocupação de nossa mente, um exemplo disso é o clássico versículo de Filipenses 4: 8, leia:

Finalmente, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se alguma virtude há e se algum louvor existe, seja isso o que ocupe o vosso pensamento.

Muito provavelmente o ditado “mente vazia é oficina do diabo” não existia na época de Cristo e dos apóstolos, quem sabe algum parecido.

Mas o que é certo é que o apóstolo Paulo bem sabia que as coisas que ocupam a nossa mente modificam nossos hábitos e determinam nossas práticas de vida; por isso, querendo proteger aos irmãos, ele disse:

E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual é a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.
(Romanos 12: 2 KJF)

Veja neste estudo bíblico de Romanos 12: 2 4 passos para renovar a sua mente, clique aqui.

Se uma mente vazia é oficina do diabo, estas são algumas das ferramentas que ele usa dentro dessa oficina:

  • Ter uma mente vazia, isto é, não preenchida com coisas boas, é ser conformado com este mundo (assumir a forma dele), e amar as cobiças que o mundo ama, e assim prejudicar-se (1Jo 2: 15-17Mc 8: 36);
  • é alimentar continuamente sua mente com as porcarias ensinadas pelas novelas, filmes, animes e séries viciantes da TV com temas de violência, pornografia, imoralidade sexual, fanatismos, etc.;
  • é cobiçar desenfreadamente riquezas e bens materiais, seja alcançando-os de uma forma ou de outra (1Tm 6: 9-10);
  • é ser um glutão e comer desenfreadamente qualquer coisa sem preocupar-se com a saúde (Rm 13:13), o que tem causado obesidade, câncer, infartos, e uma série de outras doenças;
  • é achar que pode beber qualquer coisa na farra e na festança e depois dirigir, que nunca acontecerá consigo os acidentes que (infelizmente) estamos acostumados a ver nos noticiários;

Disse e repito, se a mente vazia é oficina do diabo, essas são apenas algumas ferramentas que ele tem usado dentro dessa oficina, a fim de destruir várias vidas.

Sede sóbrios, sede vigilantes; porque o vosso adversário, o diabo, anda em derredor, como um leão que ruge, buscando a quem possa devorar;
(1 Pedro 5:8 KJF)

Não existe meio termo, uma mente vazia é oficina do diabo, ou uma mente sadia é focada nas coisas de Deus (Cl 3:1-2).

Em Mateus 12: 43-45 Cristo nos ensina que há uma influência demoníaca sobre as coisas más que praticamos, e o ditado “mente vazia é oficina do diabo” vai se mostrar em nossa vida por meio do que vivemos, se não cuidarmos de nossa saúde mental.

Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida.
(Provérbios 4:23 ACF)

Se você não procurar ocupar a sua mente com as coisas de Deus e com a sua vocação, o diabo vai arrumar alguma coisa para te distrair e você nem sequer pensar em Deus.

Leia também o estudo 3 maneiras de ocupar a mente com as coisas de Deus.

Já reparou aquelas ocasiões em que queremos ler a Bíblia, queremos ir para a igreja e se interessar mais para trazer Deus à nossa vida, então logo vem um monte de coisas para fazermos e acabam nos distraindo, nos impedindo de se aproximar de Deus de alguma forma?

Vou te dar um exemplo claro disso.

Quando Moisés foi libertar o povo da escravidão no Egito, o Faraó o proibiu de levá-los, e ainda lhes deu mais trabalho, alegando que por estarem ociosos (à toa, parados, com a mente vazia) era que estavam querendo ir para o deserto adorar a Deus (Ex 5: 5-8).

Da mesma forma, se você procurar ocupar a sua mente com as coisas de Deus, e de fato começar a fazer isso, surgirão algumas outras coisas ou pessoas (as vezes até de onde você nem imaginaria que sairiam) para tomar seu tempo e te distrair, te desviando de colocar seu foco no Senhor Jesus Cristo e numa vida cristã abundante (Jo 10:10), por isso é importante que você não deixe sua mente vazia! (Cl 2: 6-73: 1-2).

Não deixe que o ditado “mente vazia é oficina do diabo” venha a se tornar algo real na sua vida, elimine de seu tempo o que é vão o quanto antes!

3 versículos para que uma mente vazia não se torne oficina do diabo.

A sugestão é que você pergunte para Deus o que realmente ele quer que você viva, e quando então descobrir isso, mantenha seu foco nisso, e sua mente nunca ficará vazia, portanto não se tornará oficina de Satanás, mas algo agradável a Deus.

Que as palavras da minha boca e a meditação do meu coração sejam agradáveis a ti, Senhor, minha Rocha e meu Resgatador!
(Salmos 19:14 NVI)

Uma mente vazia é oficina do diabo quando não sabemos o que queremos para a vida, ou quando sabemos mas não colocamos o foco em realizar isso!

Quer descobrir um segredo para o ditado “mente vazia é oficina do diabo” não tornar-se uma realidade em sua vida, e assim destruir-te? Veja abaixo:

Portanto, irmãos, procurai fazer cada vez mais firme a vossa vocação e eleição; porque, fazendo isto, nunca jamais tropeçareis.
(2 Pedro 1:10 ACF)

Você já sabe qual é o chamado de Deus para si? Como poderá ter uma mente cheia de coisas boas, se não sabes nem o que Deus te chamou para viver?

Mas se você já recebeu um chamado do Senhor, mas quem sabe tem falhado em colocá-lo em prática, deixando sua mente vazia, a ponto de tornar dela uma oficina do diabo, chegou o momento de mudar isso de uma vez por todas!

Fonte: Bíblia Ensina

Postagem Original: https://bibliaseensina.com.br/estudo-mente-vazia-e-oficina-do-diabo/

Divulgação: Eis-me Aqui!

Hotel em Promoção - Caraguatatuba