Estudos Bíblicos Estudos da Semana Notícias Gospel Teologia Sob Medida

Evidências da santificação

Evidências da santificação
Hotel em Promoção - Caraguatatuba

Após a conversão, passamos pelo processo da santificação que terminará somente na glorificação.

Receba Estudos no Celular!

No livro de Colossenses, no capítulo 2, Paulo trata sobre a evidência da verdadeira conversão.

Após a conversão, passamos pelo processo da santificação que termina somente na glorificação.

Assim, no capítulo 3, do mesmo livro de Colossenses, nos versículos de 12 a 17, Paulo vai apresentar 3 verdades que gostaria de destacar.

santificação está fundamentada nas bençãos já recebidas de Deus. Nós só podemos ser santos porque recebemos determinadas bençãos de Deus que são fatos concretos na vida e na nossa história.

Primeira verdade para a santificação (vs 12)

  1. Você foi escolhido por Deus

Deus escolheu você; não foi você quem escolheu a Deus. Deus escolheu você, não depois de observar suas virtudes; Deus escolheu você antes da fundação do mundo! Deus escolheu você, não por causa dos seus méritos, mas Deus escolheu você em Cristo. Deus escolheu você para a salvação. Deus escolheu você para a santificação. Deus escolheu você para que seja santo! Este é o propósito da escolha divina.

  1. O segundo fundamento pelo qual podemos ser santos é porque você foi separado para ser propriedade exclusiva de Deus (vs 12)

Existem dois aspectos na santificação: a santificação posicional e a santificação processual. No momento em que você creu no Senhor Jesus, foi feito santo, foi separado, foi feito propriedade exclusiva de Deus. Deus não divide você com mais ninguém. Você é dele e totalmente dele. Agora que você foi, posicionalmente, colocado como separado para Deus, está entrando num processo continuo e progressivo de santificação.

  1. Você pode e deve ser santo, porque você é amado de Deus: santo e amado

Quando nossos irmãos puritanos, no passado, encontravam alguém com a auto-estima achatada, duvidando do cuidado de Deus, eles faziam a seguinte pergunta:

“Você acha pouco o fato de você ser amado por Deus? Se Deus é a pessoa mais importante do universo, se Deus é o criador de todas coisas, se Deus é o mantenedor da vida, se Deus tem as rédeas da história em suas mãos, se Deus ama você, você acha isso pouco? Você é amado.”

  1. Você pode ser santo, porque você foi perdoado (vs 13)

Você foi perdoado por Deus. Não importa quão grave tenha sido o seu pecado, não importa quão profundo você tenha caído, não importa quão longe você tenha ido, não importa quantas vezes você tenha caído; Deus é o Deus que perdoou você por causa do sacrifício do seu filho. Então essa é a base, este é o alicerce, é a coluna que mantém de pé o edifício da sua santificação.

Segunda verdade para a santificação

A santificação é um contínuo uso das vestimentas espirituais providenciadas por Deus.

Eu chamo a sua atenção à linguagem de Paulo.

Notem, nos versículos 8 e 9, que, tratando da vida passada, ele diz assim:

“Agora, porém, despojai-vos igualmente de tudo isso: ira, indignação, maldade, maledicência, linguagem obscena do vosso falar.”

“Não mintais uns aos outros, uma vez que vos despistes do velho homem com os seus feitos.” – Colossenses  3: 8-9

O que Paulo está dizendo é que a vida velha que tínhamos antes de Cristo são como roupa suja, você deve tirá-la. Mas além de tirar a roupa suja você precisa se revestir (vs 12). Existem determinadas roupas que você não pode deixar de usar, se você quer se apresentar bem, tanto aos olhos de Deus como aos olhos dos homens.

Revesti-vos!

  1. Revesti-vos de ternos afetos de misericórdia (vs 12)

Santificação não tem a ver somente com nossa relação vertical com Deus. Santificação tem a ver, também, com a nossa relação horizontal, como você lida com as pessoas. Não é uma questão mística de uma relação verticalizada, mas santificação tem a ver com como você trata seu pai, sua mãe, seu marido e etc. Santificação tem a ver com relacionamento. Você não pode ser espiritual, orar 3 horas por dia, mas de repente, em casa, você grita com as pessoas, é indelicado com seu cônjuge.

Ternos afetos traz a ideia de que isso vem das entranhas, vem das vísceras. Você deve olhar para as pessoas com misericórdia e não com dureza e sentimento de vingança, revide. Você precisa de ternos afetos de misericórdia! É inclinar seu coração com misericórdia pela miséria do outro. Você sente suas entranhas se moverem de compaixão pelo próximo!

  1. Revesti-vos de bondade

Barnabé é chamado de bom. Barnabé foi homem bom porque sempre pensou nos outros. Ser bom é identificar a necessidade do outro e supri-la. Seus atos visam ajudar, suprir, atender a necessidade do outro. Paulo diz, então, que se queremos ser santos, precisamos colocar esta vestimenta da bondade nas nossas palavras, nas nossas ações, nos nossos gestos.

  1. Revesti-vos de humildade

Humildade não é complexo de inferioridade. Humildade é se aproximar do outro pensando que ele está numa posição superior a você.

Humildade é quando você não olha de cima para baixo e não despreza o próximo no seu coração. É buscar o interesse do outro mais do que a seus próprios interesses.

  1. Revesti-vos de mansidão

Ser manso não é ser fraco! Ser manso é ser como um animal que foi domesticado. É força sob controle. Ser manso é poder sob domínio.

Ser manso é ter domínio próprio e não usar a sua força para esmagar alguém, mas ajudar.

  1. Revesti-vos de longanimidade

Essa palavra significa paciência. Paciência com pessoas difíceis.

A ideia de longanimidade é de ânimo esticado ao máximo! Se você quer ser santo tem que ter longanimidade, longa paciência.

  1. Suporte os seus irmãos, suportai-vos uns aos outros

Suportar o irmão, não é aquela ideia estoica de ter que aguentar aquele irmão? A ideia não é de aguentar, mas é servir de suporte. Oferecer o ombro.

A nossa tendência é evitar as pessoas. Mas se você quer ser santo sirva de suporte ao seu irmão.

  1. Revesti-vos de perdão

Não há cristianismo sem perdão. Perdão não é questão de justiça, perdão é questão de misericórdia.

Mas porque devemos perdoar? Porque nós temos queixas uns dos outros. Nós vamos falar coisas que as pessoas não entendem. Você faz coisas que acha certo, mas o outro acha errado. Alguém ficará triste com você. As pessoas nos frustram e nós frustramos as pessoas. Portanto, não existe saúde emocional sem perdão, nem no casamento nem na igreja. A base do perdão é porque você foi perdoado.

  1. Revesti-vos do amor (vs 14)

A palavra vínculo é curiosa: a manga da minha blusa está ligada ao restante dela. O vínculo é essa costura que liga as duas partes. Vínculo é aquilo que une todas as demais virtudes para fazer sentido, porque sem amor não há cristianismo. Não há cristão sem amor. Jesus Cristo foi claro:

“ … nisto conhecerão todos que sois meus discípulos se tiverdes amor uns pelos outros.” – João 13:35

Então é hora de você sondar seu coração:  Senhor, eu amo verdadeiramente?

Conclusão

Você deve ser santo por causa daquilo que Deus fez por você.  Você deve ser santo e usar progressiva e constantemente as vestimentas espirituais que Deus providencia pra você.

Você deve ser santo, e é possível ser santo, mediante o uso dos recursos que Deus providenciou para você.

Que recursos são esses? São 3:

  1. Seja a paz de Cristo o árbitro em vosso coração

“Seja a paz de Cristo o árbitro em vosso coração para a qual também fostes chamados em um só corpo, domine em vossos corações, e sede agradecidos.” – Colossenses  3: 15

Notem a ideia de árbitro. Lembramos de futebol. Ele está em campo para, quando o jogador comete uma falta, parar o jogo. Se a falta foi leve, só para o jogo e manda bater a falta. Se a falta for mais intensa, cartão amarelo. Se a falta foi grave, cartão vermelho para ele.

O que Paulo está dizendo é que você pode identificar uma vida de santidade com um árbitro que está dentro de você. Esse árbitro se chama “A paz de Cristo”. Se você não está tendo paz no seu coração, pare para se examinar. Corrija sua vida! A paz de Cristo é o árbitro do seu coração!

  1.  O segundo recurso é a Palavra de Cristo

Para a palavra de Cristo habitar em você, você precisa começar a ler. Você quer se santo, é necessário ler a Bíblia para que essa palavra “habite ricamente em vós”.

Quando isso acontecer, você vai poder instruir e aconselhar.

Se você não tem os valores de Deus como você vai aconselhar? Você vai aconselhar para o mal? Quando você está cheio da palavra em vez de murmuração, sua boca terá adoração, terá gratidão.

  1. O nome de Cristo (vs 17)

“E tudo o que fizerdes, seja em palavra, seja em ou em ação, fazei-o em nome do Senhor Jesus, dando por ele graças a Deus Pai”. – Colossenses  3:17

O que você tem falado, você pode falar em nome de Cristo? O que você está fazendo, está fazendo em nome de Cristo?

Se você quer ser santo é necessário pensar o que você faz, onde você vai, com quem você vai, porque você não pode fazer nada que não seja em nome de Cristo, dando por isso graças a Deus Pai.

Que Deus nos ajude sermos santos, porque foi para a santificação que Ele nos escolheu e sem santificação ninguém verá o Senhor.

Transcrito e adaptado do sermão de 14/03/2017 na Igreja Presbiteriana de Pinheiros.

Fonte: Teomídia

Hotel em Promoção - Caraguatatuba