Teologia Sob Medida

Deus poderia ser mulher?

Deus poderia ser mulher?
Hotel em Promoção - Caraguatatuba

Sua pergunta: “Deus poderia ser mulher?”

Receba Estudos no Celular!

Nossa resposta: Deus não poderia ser visto como uma mulher, apesar da Bíblia também nos mostrar seu lado feminino, como se Ele fosse. Certa vez Jesus disse:

“Jerusalém, Jerusalém, que matas os profetas e apedrejas os que são enviados a ti! Quantas vezes eu quis reunir os teus filhos, como a galinha reúne seus pintinhos debaixo das suas asas, mas não quiseste.” (Mateus 23:37)

A sabedoria de Deus em Provérbios é personificada também como sendo feminina (Ex.: Provérbios 1:20, 8:11, 9:1), embora o Novo Testamento nos diga que Jesus é a Sabedoria de Deus (1Coríntios 1:24). Mas, na maioria das vezes, Deus escolheu revelar a si mesmo na Bíblia por uma personalidade masculina. A Bíblia é inspirada por Deus (2 Timóteo 3:16), e nela Deus sempre é citado como “Ele”. Podemos assim concluir que Deus queria que as pessoas o compreendessem desta maneira, e não de outra.

De qualquer forma, no primeiro capítulo de Gênesis, a Bíblia nos diz que o homem (a espécie humana) é criado à imagem de Deus, ambos, homem e mulher…

Criou Deus o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou. (Gênesis 1:27)

Não nos surpreenderíamos então se Deus possuísse simultaneamente a virilidade e a feminilidade, para que, tanto os homens quanto as mulheres, pudessem ter um relacionamento com Ele. Deus pode ser considerado maternal (galinha) e, ainda assim, ser chamado de Pai Celeste (como é freqüentemente chamado nas Escrituras). Deus é, ao mesmo tempo, proteção e carinho, poder e força.

É claro que Deus está tão além de nós que certamente não é homem nem mulher. Apesar de sermos feitos à Sua imagem e de refletirmos um pouco de quem Ele é, nós, como humanos, não podemos representar Deus em todasua plenitude. Mesmo que um artista pintasse seu auto-retrato, o artista em si é muito mais do que sua arte.

O que é extraordinário é que Ele fez questão de se revelar a nós. Deus se tornou homem, na pessoa de Jesus Cristo, e desejou desenvolver um relacionamento conosco, o qual se torna possível por Seu intermédio.

Fonte: Sua Escolha

Hotel em Promoção - Caraguatatuba