Estudos Bíblicos Estudos da Semana Notícias Gospel Teologia Sob Medida

Convivendo com a depressão

Convivendo com a depressão
Hotel em Promoção - Caraguatatuba

Na depressão, sofrem o doente e o companheiro do depressivo. Todos se lembram, apenas, do doente, mas é preciso dar suporte ao que convive com o depressivo.

Receba Estudos no Celular!

Hoje, gostaria de expor algumas questões importantes quanto a Depressão. Muito se fala sobre a doença, o doente e as dificuldades de se compreender essa realidade e buscar tratamento principalmente quando o doente é um cristão e a doença, por falta de conhecimento, muitas vezes é atribuída a falta de fé. Mas, por vezes, não nos lembramos das pessoas que permanecem convivendo com o depressivo, ao seu lado, lutando dia após dia e que precisam de tanta ajuda quanto a pessoa doente.

Impressões sobre a depressão

Descobrimos, a duras penas, que a depressão é uma doença silenciosa, com sintomas que nos confundem. Quem tem depressão não sabe, ao certo, o que é essa tristeza imensa e inexplicável, que abate a alma e o corpo inteiro, até que um médico a diagnostique e esclareça a situação. Portanto, é preciso muita responsabilidade ao lidar com esse assunto.

Apesar do sofrimento de viver ao lado de uma pessoa depressiva, o sofrimento do acompanhante é menor do que o sofrimento dela, porque a depressão dói de verdade em quem está prostrado e sem forças, muitas vezes desejando que fosse diferente.

Com a longa experiência convivendo com a depressão descobri que alguém que a tem sofre muito. A palavra sofrimento às vezes me parece um eufemismo, porque, na verdade, a pessoa padece sem entender porque sente o que sente.

Acordar pela manhã e verificar que não se tem vontade de abrir os olhos, de se levantar, de se mexer, produzir boas coisas e ainda verificar que a pessoa que convive com você está alegre, disposta e caminha com sua vida sem problemas aparentes, é realmente uma tortura, uma prisão.

Talvez você também tenha interesse em ler sobre Ansiedade.

A Companhia

O sofrimento de quem convive com um depressivo está em observar essa angústia e não poder fazer absolutamente nada, além do desgaste pessoal de ter perdas de diversas ordens em sua vida. Não há o que se fale para consolar ou mudar o quadro instalado. Nada pode trazer a alegria de volta! Há uma impotência constrangedora contra essa doença que muitas vezes consome o acompanhante bem na nossa frente.

Deus mostra o tamanho da nossa insignificância quando temos que lidar com essa doença de perto. Tudo o que nós sabemos sobre a alegria e sobre o contentamento é colocado à prova.

A Solução

Temos de mergulhar no assunto para entender essa realidade e ajudar. Temos de colocar nosso coração e nossa mente nas coisas da fé para ajudar a sair deste beco escuro onde muitas vezes nos encontramos. Deus dará as alternativas. Descobrir médicos, falar com pessoas que tem o mesmo problema, orar, orar e orar.

Torne-se um homem ou mulher de oração. Em minha experiência, eu achava que nunca tinha orado tanto em minha vida antes até passar por problemas desse tipo.

Temos que conhecer, de perto, o Deus todo poderoso.

Descobrimos algo maravilhoso: a palavra de Deus tem poder para transformar uma realidade dessas e trazer um bálsamo para que a dor de nossas feridas sejam amenizadas e até mesmo curadas.

Descobrimos que a honestidade da Palavra de Deus é algo tão sublime que Ele mesmo reservou para nós um livro como o de Jó.

Como é bom saber que alguém, em pleno sofrimento, consegue permanecer fiel a Deus e, ao final de perdas terríveis, olha para o Deus Santo e diz: “Antes eu te conhecia só de ouvir falar, mas agora os meus olhos te vêem”.

Como é possível renascer das cinzas? Como é possível mudar o rumo de uma história outrora fracassada?

“Somente em Deus a minha alma espera silenciosa”
como diz o Salmo 62.

Penso, também, que o Deus encarnado, Jesus Cristo, o Filho, veio e se tornou servo sofredor, homem de dores. Quanto significado ganham essas palavras quando estamos no meio da nossa luta. Jesus conhece o que é sofrer pois padeceu muitas aflições!

Deus, em sua infinita bondade, vai nos ensinando a buscá-lo, a entender a medicação, a conversar com os médicos, a evitar maiores desgastes para todos. Deus não se cansa de ouvir nossas orações. Ao contrário, Ele as deseja e as atende; não se cansa de nos ensinar sobre a sua pessoa.

Tenho conversado com pessoas que convivem, de um modo ou de outro com a depressão e digo o que sempre estou aprendendo: ORE,ORE, ORE! Lembre-se que os médicos são colocados como ministros de Deus e que a medicação é uma bênção para que se tenha qualidade de vida. É bom frisarmos que até a inteligência dada aos pesquisadores, cientistas e médicos é fruto da maravilhosa graça de Deus que usa esses homens para abençoar a vida dos seus filhos.

Para você que convive com um depressivo, lembre-se sempre que:

Quem sofre mais com tudo isso é quem tem a depressão e não a sua companhia. Não tenha pena de si mesmo! Encare essa situação como o seu ministério pois Deus, em sua santa e bendita providência, fez com que as coisas fossem assim. Viva seu ministério buscando ter gratidão a Deus.

Fonte: Teomídia

Hotel em Promoção - Caraguatatuba