Estudos Bíblicos Estudos da Semana Teologia Sob Medida

A espiritualidade do comunicador cristão: como não ser um fracasso?

A espiritualidade do comunicador cristão: como não ser um fracasso?
Hotel em Promoção - Caraguatatuba

O que, de fato, dá vida à comunicação da mensagem de Deus? Como Pedro conseguiu comunicar uma mensagem tão eficaz em Atos 2?

espiritualidade do comunicador cristão é um tópico muito necessário para todo obreiro que transmite a Palavra de Deus, e sem compreender a real função desta, toda mensagem será um fracasso!

Receba Estudos no Celular!

Continue lendo para entender.

comunicação faz parte da nossa vida cotidiana, ela é tão necessária quanto o ar que respiramos!

Quando usada de forma correta, torna-se um verdadeiro parceiro do ser humano em seu avanço, mas quando uma mensagem é mal comunicada, quanta destruição ela poderá trazer!

Assim também a língua é um pequeno membro, e gloria-se de grandes coisas.
Vede quão grande matéria um pequeno fogo incendeia.
E a língua é um fogo; um mundo de iniquidade, assim a língua está entre os nossos membros, para que contamine todo o corpo, e inflame o curso da natureza, e é inflamada pelo inferno.
(Tiago 3:5-6 KJF)

Todo comunicador deve desenvolver seu intelecto e conhecimento, a fim de ser mais eficaz na transmissão da mensagem divina (1 Pe 3:15; 2 Pe 3:18), assim como utilizar de diversos métodos e ferramentas para que possa deixá-la mais marcante e viva!

A Bíblia tem alguns exemplos de métodos utilizados para comunicar uma mensagem de forma clara e objetiva.

comunicador cristão

O profeta Samuel, por exemplo, se aproveita de que Saul rasgou-lhe um pedaço de sua capa, para dizer-lhe que, da mesma forma, Deus estava rasgando o reino de si e o entregando a outro (1 Sm 15:26-28).

Da mesma forma, quando o profeta Natã foi até Davi entregar-lhe a sentença de Deus sobre seu pecado, este antes contou-lhe uma parábola para ilustrar a situação em que Davi havia se colocado, e para que Davi reconhecesse seu próprio pecado à partir da sentença que ele mesmo deu sobre o personagem malfeitor da história. (2 Samuel 12:1-7)

Logo, todo comunicador também deve utilizar de métodos criativos e interessantes para comunicar sua mensagem de forma mais eficiente.

Já no caso do comunicador cristão, existe um item que se torna indispensável para trazer vida à sua mensagem, que é a sua espiritualidade!

Subentendesse como espiritualidade do comunicador cristão, a sua ligação com Deus, portanto estamos falando do conhecimento de Deus através da fé e do estudo de sua Palavra, assim como da experiência com Ele através da obediência à mesma Palavra, isto é, comunhão com Deus.

Mas a espiritualidade do comunicador cristão não consiste em apenas mostrar ao seu público que Ele tem intimidade com Deus com a mera intenção de exibir-se, mas sim levar as pessoas a conectarem-se com Deus através do Espírito Santo, que dá vida à mensagem comunicada.

Porque qual dos homens conhece as coisas do homem, senão o espírito do homem que está nele?
Assim também nenhum homem conhece as coisas de Deus, senão o Espírito de Deus. (1 Coríntios 2:11 KJF)

Sendo assim, o próprio comunicador cristão coloca-se como um exemplo de vida, um modelo de Cristo para seus ouvintes, pois da mesma forma Cristo usou métodos com seus discípulos para lhes comunicar sua mensagem de forma mais clara, colocando a si mesmo como exemplo para eles (João 13: 3-5, 12-17)

O apóstolo Paulo também era um comunicador cristão que usava de suas cartas como um meio para comunicar a mensagem divina, mas também usava de sua espiritualidade para servir como exemplo de vida cristã aos irmãos.

Sede meus imitadores, como também eu de Cristo. (I Coríntios 11:1 ACF)

As mensagens de nosso Senhor Jesus Cristo não tinham como intenção exibir a autoridade e intimidade dele com Deus, mas sim conectar seus ouvintes ao Criador e aproximar-lhes do Pai com suas vidas, para isto também serve a espiritualidade do comunicador cristão.

palestra, palestrante, conferencista, falando, pregando, pregador, obreiro

Jesus levava a sério a sua espiritualidade, sua santidade e relacionamento com o Pai, e por meio de seus exemplos de vida trazia mais credibilidade ao se comunicar com seu público através de suas mensagens ou conversas particulares, como com Nicodemos em João 3: 1,2.

E por eles me santifico a mim mesmo, para que também eles sejam santificados na verdade. (João 17:19 ACF)

A espiritualidade do comunicador cristão será um verdadeiro fracasso se não passar antes por estes pilares, e tê-los como foco e objetivo de sua mensagem: ter intimidade com Deus e levar o público a se conectar com Ele também!

“Muitas pessoas querem se tornar divinas de tão espirituais, quando na verdade a espiritualidade não é para fazer do homem divino, mas sim para tornar-se mais humano e revelar o divino à humanidade durante a convivência.”

Fonte: Bíblia Ensina

Hotel em Promoção - Caraguatatuba