Estudos Bíblicos Estudos da Semana Teologia Sob Medida

8 passos para ser um cristão que dá bons frutos para Deus (o 3º é indispensável)

8 passos para ser um cristão que dá bons frutos para Deus (o 3º é indispensável)
Hotel em Promoção - Caraguatatuba

Todo cristão foi chamado para dar frutos, e frutos que permaneçam.
Ou seja, frutifique, mas continue frutificando!

Neste estudo bíblico veremos na Bíblia como ser um cristão que dá bons frutos para Deus e que frutos são esses.

Não fostes vós que me escolhestes, mas eu escolhi a vós, e vos designei, para que vades e deis fruto, e para que o vosso fruto permaneça;
(João 15:16a KJF)

Receba Estudos no Celular!

Em primeiro lugar, o que significa dar bons frutos, se não viver como Cristo viveu e fazer as mesmas obras que Ele fazia, para as quais também Ele nos designou?!

Porque somos feitura sua, criados em Cristo Jesus para as boas obras, as quais Deus estabeleceu para que andássemos nelas.
(Efésios 2:10 KJF)

1. É impossível ser um cristão que dá bons frutos para Deus, se antes não tiver uma experiência real de conversão a Cristo, através do arrependimento de seus pecados.

Jesus, porém, ouvindo isso, disse-lhes: Os sãos não têm necessidade de médico, mas sim os que estão enfermos.
Ide, pois, e aprendei o que significa isto: Eu quero misericórdia, e não sacrifício;
porque eu não vim para chamar os justos, mas os pecadores ao arrependimento.
(Mt 9:12-13 KJF)

Certamente fomos escolhidos para produzir frutos para Deus, mas isto jamais acontecerá se não passarmos antes pela experiência do novo nascimento, pelo arrependimento de nossos pecados contra Deus.

Este é o primeiro passo, sem este, jamais alguém será um cristão que dá bons frutos para Deus.

Ainda que este faça muitas obras na igreja, será tudo em vão no final das contas se este não tiver nascido de novo.

Na verdade, na verdade eu te digo: Se um homem não nascer de novo, ele não pode ver o reino de Deus.
(João 3:3b KJF)

A questão é muito simples, você fará de boa vontade um trabalho para uma pessoa com a qual você não está de bem?

Da mesma forma, todo cristão que quer produzir bons frutos para Deus precisa antes reconhecer que é pecador, e reconciliar-se com Ele!

Rogamo-vos, pois, da parte de Cristo, que vos reconcilieis com Deus.
(2 Coríntios 5:20b ACF)
Leia também Ef 2:1-5.

2. Para ser um cristão que dá bons frutos para Deus, devemos viver uma vida de santificação, isto é, continuamente eliminar o pecado de dentro de si e consagrar-se a Deus!

Como veremos agora, não conseguiremos produzir bons frutos para Deus se não nos consagrarmos a Ele também, confiando inteiramente à Ele nossas vidas, e nos santificando, abandonando o pecado.

E esta atitude de abandonar o pecado e santificar-nos para Deus não deve ser uma ação forçada, ou algo que façamos de má vontade, mas é algo que está na nossa natureza, vem do nosso íntimo querer apegar-se a Deus e nos dedicar a Ele.

Pois aqueles que são de Cristo já crucificaram a carne com as paixões e concupiscências. (Gálatas 5:24 KJF)

Aliás, como vemos em Hebreus 12:14sem santificação ninguém verá a Deus!

Nenhum cristão pode dar bons frutos para Deus se não santificar-se continuamente, confiando todas as áreas de sua vida e de seus pensamentos ao Senhor (Cl 3:1-2).

Recebemos um alerta gravíssimo em Hebreus 10: 26-27 caso continuemos pecando deliberadamente, mesmo depois de termos conhecido a verdade.

Mas você não precisa ficar alarmado com isto, pois a semente de Deus está em sua vida e já venceu o pecado, você não tem mais prazer em satisfazê-lo!

Todo aquele que é nascido de Deus não se dedica à prática do pecado, porquanto a semente de Deus permanece nele e ele não pode continuar no pecado, pois é nascido de Deus.
(1 João 3:9 KJA)

Entende agora sobre a necessidade de experimentar o novo nascimento em Cristo, que abordei no tópico anterior? Sem isto ninguém pode ser um cristão que produz bons frutos para Deus!

3. É indispensável para o cristão que quer produzir bons frutos para Deus gostar de estudar a Bíblia dia após dia, refletir e praticar o que aprende também.

Mas o seu prazer está na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e noite.
E ele será como a árvore plantada junto a rios de água, que geram seu fruto em sua estação;
sua folha também não murchará; e tudo aquilo que ele faça, prosperará.
(Salmo 1:2-3 KJF)

Você provavelmente já leu o salmo acima citado, não é mesmo?!

Mas já reparou que o justo descrito nele só passa a dar frutos e prosperar em tudo que faz, depois que ele passa a meditar dia e noite na Palavra do Senhor? (Leia João 15: 3-5)

Logo, é impossível ser um cristão que dá bons frutos para Deus sem meditação na Palavra, sem estudo bíblico!

E para meditarmos e aprendermos a Palavra de Deus diariamente precisamos gostar de estudar as Escrituras, e refletir nelas quando não a estamos lendo também!

Como anda sua vida devocional de leitura e estudo da Bíblia?

4. Para produzir bons frutos para Deus, tem que buscar os dons do Espírito Santo e viver diariamente sob a direção dele!

Na minha visão pessoal, todos os cristãos nascidos de novo foram chamados para fazer a obra de Deus, seja através de pequenos feitos ou de grandes feitos, pois o Mestre deu o Espírito Santo a todos que creem nele, e é o Espírito que capacita os filhos de Deus (Atos 1:8).

Mesmo as pessoas que parecem ser pequenas na obra de Deus, tem grande importância! 💡 (1 Co 12:18-22)

No entanto, para que vivamos em comunhão com Cristo e com seu Espírito, precisamos também viver direcionados por Ele!

Se vivemos pelo Espírito, andemos de igual modo sob a direção do Espírito.
(Gálatas 5:25 KJA)

Uma vez tendo as experiências que eu já citei acima, e assim vivendo sob a direção do Espírito Santo, é hora de entender que você não foi chamado(a) para ser um(a) “crente de banco“, mas é hora de buscar ao Senhor de todo coração e crescer nos dons do Espírito Santo, e/ou nos dons ministeriais a fim de ser um cristão que dá bons frutos para Deus!

Portanto, procurai fervorosamente os melhores dons;
(1Co 12:31a KJF)

5. Para ser um cristão que dá bons frutos para Deus, tem que compreender que nossos dons e talentos são para servir a Deus e a nossos irmãos!

Se você está realmente procurando como ser um cristão que dá bons frutos para Deus, tem que entender que daremos frutos para Ele, para os propósitos dele, e não para nossa auto propaganda, exibição ou fama, pois infelizmente muitos de nossos irmãos tem se perdido neste engano e armadilha.

Veja como o apóstolo Paulo descreveu que deve ser o bom obreiro do Senhor:

não um principiante, para que, ensoberbecendo- se com orgulho, não caia na condenação do diabo.
(1 Tm 3:6 KJF)

Veja o que Cristo falou sobre dar frutos para Deus.

Nisto é glorificado meu Pai, que deis muito fruto; e assim sereis meus discípulos.
(João 15:8 ACF)

Além de dar frutos para Deus, ou seja, realizar coisas que levem as pessoas a O reconhecerem e O glorificarem, o Mestre também nos ensina que nossos frutos devem beneficiar nossos irmãos, pois Ele nos ensinou a servirmos uns aos outros. (Leia João 13:12-15)

7. Para ser um cristão frutífero, temos que compreender que nós vivemos inteiramente para a glória de Deus, e devemos pertencer inteiramente a Ele também!

Nosso estado de perdição no pecado era tão grave e miserável, que Deus não apenas veio ao mundo para nos resgatar, mas para comprar-nos!

Sabendo que não foi com coisas corruptíveis, como prata ou ouro, que fostes resgatados da vossa vã maneira de viver que por tradição recebestes dos vossos pais,
Mas com o precioso sangue de Cristo, como de um cordeiro imaculado e incontaminado,
(1 Pedro 1:18,19 ACF)

Você entende isto? O próprio Criador comprando a sua criatura!

Seria dizer o mesmo que um carpinteiro que constrói uma mesa, coloca-a em uma loja para vender, e vai até a loja e compra aquilo que ele mesmo construiu.

Mas Deus fez isso para que entendamos o quanto a nossa vida tem valor (Lc 12:24), e o quanto que, após termos recebido a Cristo, precisamos viver inteiramente em comunhão com Ele (Cl 2: 6-7).

Por isso, se não entendermos que agora todo nosso ser é propriedade exclusiva de Deus, que nosso corpo é templo do Espírito Santo, jamais poderemos dar frutos para Deus.

Ou não sabeis que o vosso corpo é o templo do Espírito Santo, que está em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos?
Porque fostes comprados por um preço; portanto, glorificai a Deus no vosso corpo, e no vosso espírito, os quais são de Deus.
(1 Coríntios 6:19-20 KJF)
Leia também 2 Coríntios 5: 14-15.

Tudo que fizermos a partir daqui deverá ser para a glória de Deus! (1Co 10:31)

8. Finalmente, para sermos frutíferos na vida cristã, não podemos ser negligentes!

Infelizmente, muitos de nossos irmãos em Cristo ainda vivem no “mais ou menos” na vida cristã.

Muitos ainda não entenderam que precisamos ser fervorosos no espírito, servindo ao Senhor! (Rm 12:11Ap 3: 15-16).

É indispensável que saibamos de nossa real identidade em Deus.

Se você ainda tem alguma dúvida de qual seja ela, leia com muita atenção os versículos abaixo e tome posse dessa verdade!

E, chegando-vos para ele [Jesus], pedra viva, reprovada, na verdade, pelos homens, mas para com Deus eleita e preciosa,

Vós também, como pedras vivas, sois edificados casa espiritual e sacerdócio santo, para oferecer sacrifícios espirituais agradáveis a Deus por Jesus Cristo.

Mas vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz;

Vós, que em outro tempo não éreis povo, mas agora sois povo de Deus; que não tínheis alcançado misericórdia, mas agora alcançastes misericórdia. (1 Pedro 2:4,5,9,10 ACF)

Praticando todos estes itens, tenho certeza que você será um cristão que dá bons frutos para Deus continuamente!

Fonte: Bíblia Ensina

Hotel em Promoção - Caraguatatuba