Estudos Bíblicos Estudos da Semana Teologia Sob Medida

6 motivos porque quem teme a Deus ajuda ao seu próximo.

6 motivos porque quem teme a Deus ajuda ao seu próximo.
Hotel em Promoção - Caraguatatuba

“Porque somos feitura sua, criados em Cristo Jesus para as boas obras, as quais Deus estabeleceu para que andássemos nelas.”
(Efésios 2:10 KJF)

Como visto no versículo acima, quem teme a Deus ajuda ao seu próximo, anda fazendo boas obras, porque Deus nos chamou a isso! (Mt 5: 14-16)

Receba Estudos no Celular!

Infelizmente um comportamento/atitude comum de nosso século é o egoísmo, que nos faz pensar apenas nas nossas necessidades e sermos negligentes, supostamente desapercebidos quanto às necessidades dos outros também.

Mas veremos neste pequeno estudo bíblico que quem teme a Deus de verdade age de forma diferente da deste século!

Nosso próprio Senhor Jesus, mesmo sendo o Mestre, nos deu o verdadeiro exemplo de quem teme a Deus ajuda ao seu próximo, e o serve, a fim de que todos sejamos uma unidade em Deus! (Leia Filipenses 2: 3-8 e João 13: 12-15)

Contribuição financeira e material não são as únicas formas de se ajudar alguma pessoa, você pode ajudá-las fortalecendo-as, consolando-as, visitando, ensinando, mostrando seu valor, etc., pois muitas pessoas estão carentes de todos estes afetos (Tg 1:27Rm 15:1-3Gl 6:2At 20:35).

#1 Quem teme a Deus ajuda ao seu próximo porque sabe que um dia precisará de ajuda também.

Portanto, todas as coisas que vós quereis que vos façam os homens, fazei-o também a eles; pois esta é a lei e os profetas.
(Mateus 7:12 KJF)

Infelizmente em nosso mundo há pessoas que pensam que “cagam cheiroso” e desprezam certas pessoas.

O mundo realmente dá voltas, e a mão que você ajudar a se levantar agora, poderá ser a mão que te ajudará a se levantar também no futuro; isto é praticar amor ao próximo!

#2 Quem teme a Deus ajuda ao seu próximo porque valoriza suas amizades!

Sede amigavelmente afeiçoados uns aos outros com amor fraternal, preferindo-vos em honra uns aos outros.
(Romanos 12: 10 KJF)

Quem teme a Deus ajuda ao seu próximo porque gosta de ser amigável com as pessoas.

A Bíblia diz que nosso Senhor Jesus Cristo é o Príncipe da paz (Is 9:6); é Ele quem derruba o muro de inimizade que há entre as pessoas, e nos torna amigos.

Ele fez isso para tornar amigos judeus, samaritanos e gentios no tempo antigo, e pode fazer isso na nossa vida hoje também! (Ef 2: 14-15)

Quando os caminhos de um homem agradam ao Senhor, ele faz até mesmo seus inimigos estar em paz com ele.
(Provérbios 16: 7 KJF)

#3 Quem teme a Deus ajuda até mesmo a seus inimigos, ou a qualquer que tenha lhe ofendido, lhe feito mal.

Portanto, se o teu inimigo tiver fome, alimenta-o;
se ele tiver sede, dá-lhe de beber;
porque fazendo isto, amontoarás brasas de fogo sobre a sua cabeça.
Não sejas vencido pelo mal, mas vence o mal com o bem.
(Romanos 12: 20-21 KJF)

Quem teme a Deus ajuda até mesmo aos seus inimigos porque quer vê-los rendendo-se ao bem!

Para ensinar o princípio de se vencer/pagar o mal com o bem, o apóstolo Paulo faz uso do livro dos Provérbios 25: 21-22.

Diz-se que antigamente havia um ritual egípcio no qual um criminoso deveria caminhar pela cidade com uma bacia na cabeça cheia de brasas de fogo, ao preço de livrar-se de sua culpa.

Como o rei Salomão era casado com a filha de faraó, o rei do Egito (1Rs 7:8), ele deveria conhecer tal ritual.

Nesta metáfora que Salomão contou em Provérbios 25: 21-22, ele possivelmente comparou o fazer o bem com as brasas de fogo, pois tais brasas sobre a cabeça do criminoso egípcio, que certamente causavam-lhe dor, fazia-o refletir sobre seus atos e sentir um pesar por eles, até que se arrependesse e mudasse sua postura, rendendo-se ao bem.

A melhor maneira de se tratar um inimigo é fazer dele nosso amigo. Por acaso, não foi exatamente assim que Deus tratou conosco?! (Rm 8: 5-10)

Leia também Mateus 5: 43-48.

#4 Quem teme a Deus ajuda ao seu próximo, porque sabe que precisa fazer isso no momento oportuno!

Então, enquanto temos tempo, façamos bem a todos, mas principalmente aos domésticos da fé.
(Gálatas 6:10 ACF)

Quem teme a Deus é empáticoaltruísta e piedoso; quando sabe que as pessoas estão precisando de ajuda, não deixa passar tal oportunidade, porque entende o quanto passar necessidade é ruim.

Tenho-vos mostrado em tudo que, trabalhando assim, é necessário auxiliar os enfermos, e recordar as palavras do Senhor Jesus, que disse: Mais bem-aventurada coisa é dar do que receber.
(Atos 20:35 ACF)

#5 Quem teme a Deus ajuda ao seu próximo porque, primeiramente, tem o amor de Deus em si, e ama ao seu semelhante também.

Se alguém tiver recursos materiais e, vendo seu irmão em necessidade, não se compadecer dele, como pode permanecer nele o amor de Deus?
(1 João 3:17 NVI)

O versículo acima, por si só, já dispensa demais comentários.

Se uma pessoa diz que ama a Deus, mas ao ver seu irmão passando necessidades, se fizer de desapercebido, não atendê-lo e lhe dar suporte, como poderá permanecer neste tal o amor de Deus?

Se diz que ama a Deus e tem recursos materiais para ajudar os necessitados, mas não ajuda, é mentiroso e não tem nada do amor de Deus em si!

Em Atos 2: 44,45, bem no início do cristianismo, nós vemos uma disposição voluntária, fraternal e amorosa dos crentes em ajudar uns aos outros, conforme cada um necessitava, e vendiam tanto propriedades inteiras como bens menores, para ajudar seus irmãos mais pobres.

Leia também 1 Timóteo 6: 17-19.

#6 Para finalizar, quem teme a Deus ajuda ao seu próximo porque sabe que, quando faz bem a quem precisa, está fazendo-o ao próprio Cristo!

“Quando o Filho do homem vier em sua glória, com todos os anjos, assentar-se-á em seu trono na glória celestial.
Todas as nações serão reunidas diante dele, e ele separará umas das outras como o pastor separa as ovelhas dos bodes.

E colocará as ovelhas à sua direita e os bodes à sua esquerda.
“Então o Rei dirá aos que estiverem à sua direita: ‘Venham, benditos de meu Pai! Recebam como herança o Reino que lhes foi preparado desde a criação do mundo.
Pois eu tive fome, e vocês me deram de comer; tive sede, e vocês me deram de beber; fui estrangeiro, e vocês me acolheram;
necessitei de roupas, e vocês me vestiram; estive enfermo, e vocês cuidaram de mim; estive preso, e vocês me visitaram’.

“Então os justos lhe responderão: ‘Senhor, quando te vimos com fome e te demos de comer, ou com sede e te demos de beber?
Quando te vimos como estrangeiro e te acolhemos, ou necessitado de roupas e te vestimos?
Quando te vimos enfermo ou preso e fomos te visitar? ’

“O Rei responderá: ‘Digo-lhes a verdade: o que vocês fizeram a algum dos meus menores irmãos, a mim o fizeram’.
(Mateus 25:31-40 NVI)

Quem teme a Deus ajuda ao seu próximo porque sabe que esta é a condição para sermos verdadeiramente reconhecidos como discípulos do Senhor Jesus:

Nisto todos os homens conhecerão que sois meus discípulos, se tiverdes amor uns aos outros.
(João 13:35 KJF)

Ajudar ao próximo é algo que realmente move o seu coração? Você sente que tem um chamado de Deus nessa área?

Hotel em Promoção - Caraguatatuba