Perguntas sobre o Espírito Santo

O que é o movimento carismático?

Hotel em Promoção - Caraguatatuba

Receba Estudos no Celular!

Pergunta: “O que é o movimento carismático?”

Resposta: O movimento carismático é um movimento de renovação interdenominacional cristão e é uma das forças mais populares e de mais rápido crescimento no mundo cristão de hoje. O movimento tem suas raízes em 1906, na missão da Rua Azusa em Los Angeles, Califórnia, um avivamento patrocinado pelos metodistas. Foi lá que as pessoas alegaram terem sido “batizadas pelo Espírito Santo” na mesma forma que em Atos capítulo 2, durante a celebração de Pentecostes. As pessoas falando em línguas e milagres de cura despertaram-nas a um frenesi espiritual. Os que estavam presentes nessas reuniões espalharam o seu entusiasmo por todo os Estados Unidos e o movimento pentecostal/carismático começou.

Pelo início dos anos 1970, o movimento se espalhou para a Europa, e durante a década de 1980, expandiu-se com um número de novas denominações evoluindo a partir dele. Não é incomum ver a sua influência em muitas outras denominações, tais como as batistas, episcopais, luteranas, assim como nas igrejas não-denominacionais.

O movimento tira o seu nome da palavra grega charis, que é a transliteração da palavra grega para “graça”, e mata, a palavra grega que significa “dons”. Charismata, então, significa “dons da graça”. Ele enfatiza as manifestações dos dons do Espírito Santo como um sinal da Sua presença. Estes dons são também conhecidos como os “carismas” bíblicos, ou dons espirituais que supostamente dão a um indivíduo influência ou autoridade sobre um grande número de pessoas. Os dons de destaque entre esses “carismas” são falar em línguas e profetizar. Os carismáticos afirmam que as manifestações do Espírito Santo dadas àqueles na igreja do primeiro século ainda podem ser vividas e praticadas hoje.

O movimento carismático é mais conhecido por sua aceitação do falar em línguas (também conhecido como glossolalia), cura divina e profecias como evidência do Espírito Santo. A maioria das reuniões serve para orar e cantar de forma animada, dançar, gritar “no espírito” e levantar as mãos e os braços em oração. Além disso, ungir os enfermos com óleo é muitas vezes parte do culto de adoração. Estas são as principais razões para o crescimento do movimento e popularidade. Embora o crescimento e popularidade sejam certamente desejáveis, não podem ser usados como um teste para a verdade.

A questão permanece: é o movimento carismático bíblico? Podemos melhor responder a essa pergunta da seguinte maneira: sabemos que desde a criação da humanidade o plano-mestre insidioso de Satanás foi simplesmente colocar um véu entre os filhos de Deus e a inerrante Palavra de Deus. Tudo começou no Jardim do Éden, quando a serpente perguntou a Eva: “Deus realmente disse. . .?” (Gênesis 3:1), causando assim dúvidas quanto à autoridade e autenticidade do que Deus tinha dito. Desde aquele dia, ele continua a atacar a inerrância e suficiência da Bíblia. Sem dúvida, sabemos que Satanás tem intensificado o ritmo dessa estratégia (1 Pedro 5:8).

Hoje em dia, estamos testemunhando uma crescente presença de atividade demoníaca no reino do miraculoso. Onde Satanás não consegue tirar a Bíblia de nós, ele trabalha duro para tirar-nos da Bíblia. Ele faz isso simplesmente ao encorajar os cristãos a centralizarem a sua atenção sobre as reivindicações de homens e mulheres com alguma experiência sobrenatural. Como resultado, aqueles que buscam as experiências dos outros não têm nem tempo nem interesse em pesquisar as Escrituras pela verdade de Deus.

Não há como negar que Deus realiza milagres. Um pouco do que ocorre no movimento carismático pode muito bem ser uma verdadeira obra do Espírito Santo. No entanto, a verdade essencial é esta: o Corpo de Cristo não precisa de novos apóstolos, nem de novos curandeiros da fé, nem dos trabalhadores de milagres com o seu estilo próprio. O que a Igreja precisa é voltar para a Palavra de Deus e proclamar todo o conselho de Deus no poder e no amor do Espírito Santo.

Fonte: GotQuestions?org

{jacomment on}

Hotel em Promoção - Caraguatatuba

Deixe um Comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.