Perguntas sobre o Espírito Santo

Há dons miraculosos do Espírito hoje em dia?

Hotel em Promoção - Caraguatatuba

Receba Estudos no Celular!

Pergunta: “Há dons miraculosos do Espírito hoje em dia?”

Resposta: Primeiramente, é importante reconhecer que esta não é uma questão de saber se Deus ainda faz milagres nos dias de hoje. Seria tolo e não-bíblico afirmar que Deus não cura as pessoas, não fala às pessoas e nem que faz sinais miraculosos e maravilhas nos dias de hoje. A questão é se os dons miraculosos do Espírito, descritos principalmente em I Coríntios capítulos 12 -14, ainda se encontram ativos na igreja de hoje. Esta também não é questão do Espírito Santo “poder” dar a alguém um dom miraculoso. A questão é “se” o Espírito Santo ainda dispensa os dons miraculosos nos dias de hoje. Acima de tudo, reconhecemos plenamente que o Espírito Santo é livre para dispensar dons de acordo com Sua vontade (I Coríntios 12:7-11).

No livro de Atos e nas Epístolas, a vasta maioria dos milagres é feita pelos apóstolos e seus companheiros. II Coríntios 12:12 nos dá a razão: “Os sinais do meu apostolado foram manifestados entre vós com toda a paciência, por sinais, prodígios e maravilhas.” Se cada crente em Cristo fosse equipado com a habilidade de fazer sinais, prodígios e maravilhas, sinais, prodígios e maravilhas não poderiam, de modo algum, ser marcas que identificam um apóstolo. Atos 2:22 nos diz que Jesus foi “reconhecido” por “maravilhas, prodígios e sinais”. De modo parecido, os apóstolos foram “marcados” como genuínos mensageiros de Deus pelos milagres que faziam. Atos 14:3 descreve a mensagem do Evangelho sendo “confirmada” pelos milagres que Paulo e Barnabé faziam.

I Coríntios capítulos 12-14 lida principalmente com o assunto dos dons do Espírito. Parece, pelo texto, que aos cristãos “comuns”, às vezes eram dados dons milagrosos (12:8-10; 28-30). Não é dito a nós o quão comum isto era. Pelo que aprendemos acima, que os apóstolos eram “marcados” por sinais e maravilhas, poderia parecer que era exceção, e não regra, que os dons miraculosos fossem dados a cristãos “comuns”. Fora os apóstolos e seus colaboradores chegados, o Novo Testamento, em nenhum lugar, descreve especificamente pessoas exercendo os dons miraculosos do Espírito.

Também é importante saber que a igreja primitiva não possuía a Bíblia em sua totalidade, como temos hoje em dia (II Timóteo 3:16-17). Por isto, os dons de profecia, conhecimento, sabedoria, etc., eram necessários para que os cristãos primitivos soubessem o que Deus os faria fazer. O dom da profecia capacitava os crentes a comunicar novas verdades e revelações de Deus. Agora que a revelação de Deus é completa na Bíblia, os dons de “revelação” não se fazem mais necessários, pelo menos não na mesma capacidade como eram no Novo Testamento.

Deus miraculosamente cura as pessoas todos os dias. Deus ainda fala a nós nos dias de hoje, tanto com voz audível, ou em nossas mentes, ou através de impressões e sentimentos. Deus ainda faz milagres assombrosos, sinais e prodígios, e às vezes faz tais milagres através de um cristão. Entretanto, o que acaba de ser descrito não necessariamente diz respeito aos dons miraculosos do Espírito. O propósito principal dos dons miraculosos era provar que o Evangelho era verdadeiro e que os apóstolos eram verdadeiramente mensageiros de Deus. A Bíblia não diz de forma clara e direta que os dons miraculosos já cessaram, mas explica por que talvez não sejam mais necessários.

Fonte: GotQuestions?org

{jacomment on}

Hotel em Promoção - Caraguatatuba

Deixe um Comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.