Perguntas sobre o Céu e o Inferno

Há três níveis diferentes de punição no inferno?

Hotel em Promoção - Caraguatatuba

Receba Estudos no Celular!

Pergunta: “Há três níveis diferentes de punição no inferno?”

Resposta: A idéia de que há níveis diferentes de punição no inferno provavelmente se origina da obra A Divina Comédia de Dante Alighieri. Ela foi escrita entre 1308 e 1321 e foi amplamente considerada como o poema épico principal da literatura italiana. Em tal obra, o poeta romano Virgílio guia Dante através dos nove círculos do inferno. Os círculos são concêntricos, representando um aumento gradual de perversidade e culmina no centro da terra, onde Satanás está preso. Os pecadores de cada círculo são punidos de um forma que corresponde aos seus crimes. Cada pecador é afligido por toda a eternidade pelo maior pecado que cometeu. Pessoas que pecaram mas oraram por perdão antes de morrerem encontram-se no Purgatório, não no inferno, onde trabalham para se livrarem de seus pecados. De acordo com Dante, os círculos vão do primeiro pecado, onde os que não foram batizados e pagãos habitam, ao centro do inferno, o qual é reservado para aqueles que cometeram o pior tipo de pecado – traição contra Deus.

Apesar de não mencionar esse assunto especificamente, a Bíblia talvez aparenta indicar que existem níveis diferentes de punição no inferno. Em Apocalipse 20:11-15, as pessoas são julgadas “pelas coisas que estavam escritas nos livros, segundo as suas obras” (Apocalipse 20:12). Todas as pessoas desse julgamento, no entanto, são jogadas no lago do fago (Apocalipse 20:13-15). Então, talvez, o propósito do julgamento é determinar quão severa a punição no inferno será. Qualquer que seja o caso, ser jogado em um fogo menos quente do lago do fogo não serve como consolo àqueles que serão condenados por toda a eternidade.

Quaisquer graus de punição o inferno possui, é claro que é um lugar a ser evitado. Infelizmente, a Bíblia diz que a maioria das pessoas vão para o inferno, não ao céu. “Entrai pela porta estreita (larga é a porta, e espaçoso, o caminho que conduz para a perdição, e são muitos os que entram por ela), porque estreita é a porta, e apertado, o caminho que conduz para a vida, e são poucos os que acertam com ela” (Mateus 7:13-14). Uma pergunta a ser feita é: “em qual estrada me encontro?” Os “muitos” que estão no caminho largo têm uma coisa em comum – todos rejeitaram a Cristo como o único caminho ao Céu. Jesus disse: “Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim” (João 14:6). Se Ele disse que é o único Caminho, Ele estava falando sério. Qualquer um que segue qualquer outro caminho que não seja Jesus Cristo está no caminho largo rumo à destruição, e se há ou não níveis diferentes de punição no inferno, o sofrimento será horrível, temeroso, eterno e evitável.

Fonte: GotQuestions?org

{jacomment on}

Hotel em Promoção - Caraguatatuba

Deixe um Comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.