Nova Ordem Mundial

A Última Revolta Do Diabo E Sua Condenação

A Última Revolta Do Diabo E Sua Condenação
Hotel em Promoção - Caraguatatuba

Como prova de que haverá pecadores no Milênio e de que muitos, apesar do reinado justo e pacífico do Senhor Jesus, não o aceitarão, o Diabo será solto e, sublevando-se, enganará as nações. 
Mas seu sucesso será momentâneo, como lemos em Apocalipse 20.7-10:

Receba Estudos no Celular!

“E, acabando-se os mil anos, Satanás será solto da sua prisão e sairá a enganar as nações… E subiram sobre a largura da terra e cercaram o arraial dos santos e a cidade amada; mas desceu fogo do céu e os devorou. E o diabo, que os enganava, foi lançado no lago de fiogo e enxofire, onde está a besta e o falso profeta; e de dia e de noite serão atormentados para todo o sempre”.

No Armagedom, Satanás impelirá o Anticristo e o Falso Profeta para a primeira fileira de combate, ficando apenas como o mandante. Mas, nesse último conflito, ele terá de encarar aquEle a quem ele se opôs desde à sua primeira revolta.

  1. Por que o Inimigo será solto?

A passagem acima explica que a liberdade provisória concedida ao Inimigo tem um propósito: enganar as nações. Deus provará os que nasceram durante o Milênio, permitindo a tentação do Inimigo. Lembremo-nos de que Ele a ninguém tenta (Tg I.I3), mas nunca impediu o Diabo de tentar os crentes, haja vista serem por ela manifestos os verdadeiros servos do Senhor (Jó 1.6-22). Até Jesus foi tentado (Mt 4.1-11).

  1. Quem participará dessa rebelião?

A Palavra de Deus diz que o Inimigo enganará as nações que estão sobre os quatro cantos da terra, mas cita Gogue e Magogue (Ap 20.8), que em Ezequiel 38-39 representa um bloco de nações do Norte que agirá antes do Milênio, provavelmente no início da Grande Tribulação.

Alguns se precipitam em afirmar que há aqui uma contradição; outros, de maneira precipitada, afirmam que isso é uma prova de que os eventos futuríveis ocorrerão todos em um só momento. Entretanto, na passagem em análise, a expressão “Gogue e Magogue” é simbólica; representa todos os últimos inimigos do povo de Deus. E isso não é uma novidade no livro de Apocalipse: no capítulo 2, a cidade de Jerusalém é chamada de “Sodoma e Egito” (v.8).

Portanto, na última batalha mundial em apreço, os rebeldes dos “quatro cantos da terra”, “cujo número é como a areia do mar” serão chamados de “Gogue e Magogue”, numa alusão ao primeiro conluio de nações, dentro do período escatológico, contra o povo de Deus. Ao todo serão três grandes batalhas:

1) A de Gogue e Magogue, que se dará provavelmente no início do período tribulacionista (Ez 38—39).

2) A do Armagedom, que ocorrerá no fim da Grande Tribulação (Ap 16.16).

3) A última, logo após o Milênio (Ap 20.8).

O que acontecerá com os rebelados?

As nações enganadas por Satanás cercarão o arraial dos santos, em Jerusalém, assim como ocorreu na batalha do Armagedom. Mas, assim como aconteceu nos dias do profeta Elias, diante dos falsos profetas de Baal (cf. I Rs 18.38), fogo descerá do céu e devorará os rebeldes (Ap 20.9). Todos estes mortos serão julgados no Trono Branco.

O que acontecerá com o Diabo e suas hostes?

O Diabo já está julgado (Jo 16.11); mas, após a sua última revolta, será definitivamente condenado ao Inferno, para ali ser atormentado de dia e de noite por toda a eternidade. Esse julgamento de Satanás e suas hostes em última instância está previsto em Judas v.6 e 2 Pedro 2.4.

Ainda antes do Juízo Final, o Inimigo e todas as suas hostes terão sido julgados e condenados (Ap 20.10; Mt 25.41). Aqui se cumprirá, de modo definitivo, o que está escrito em Romanos 16.20: “E o Deus de paz esmagará em breve Satanás debaixo de vossos pés”. Afinal, os santos hão de julgar também os anjos caídos (I Co 6.3a). Isso nos anima, pois sabemos que hoje estamos em uma batalha (Ef 6.12) que haveremos de vencer!

Hotel em Promoção - Caraguatatuba