Notícias Gospel Notícias sobre Israel

Arqueólogos descobrem a cidade de Siló, onde Josué dividiu as 12 tribos de Israel

Arqueólogos descobrem a cidade de Siló, onde Josué dividiu as 12 tribos de Israel
Hotel em Promoção - Caraguatatuba

As escavações foram feitas por um grupo de arqueólogos cristãos e estudantes voluntários cristãos.

Dirigindo pela rota conhecida como o Caminho dos Patriarcas, em Samaria, o coração do Israel bíblico, você chegará à antiga Siló. A Bíblia diz que este foi o lugar onde Josué distribuiu a Terra Prometida para as 12 tribos de Israel e também onde o Tabernáculo do Senhor permaneceu por mais de 300 anos.

Receba Estudos no Celular!

O Dr. Scott Stripling dirige as escavações em Siló. Junto com dezenas de voluntários, ele e sua equipe estão entrando para a história.

“Bem-vindo à antiga Siló”, disse Stripling, recebendo a equipe da CBN News, que foi ao local para fazer uma reportagem. “Esta é a primeira capital do antigo Israel e é um local sagrado porque o Mishkan estava aqui — o Tabernáculo, onde as pessoas vieram se conectar com Deus”.

“Estamos lidando com pessoas reais, lugares reais, eventos reais”, continuou ele. “Isto não é mitologia. As moedas que escavamos hoje — estamos falando de moedas de Herodes, o Grande, Pôncio Pilatos, Thestos, Félix, Agripa o Primeiro, Agripa o Segundo. A Bíblia fala sobre essas pessoas. Nós temos a imagem delas aqui mesmo”.

Essa “imagem” inclui um muro fortificado construído pelos cananeus. A equipe encontrou um tesouro de artefatos, que inclui moedas antigas e cerca de 2.000 peças de cerâmica.

“Agora, esta foi de ontem”, disse ele mostrando uma das peças na mão. “Já foi lavada, então você vê a mesma forma no chão e essas são as alças dos vasos de pedra. Lembram-se do primeiro milagre de Jesus em Caná? Havia jarros de pedra cheios de água. Essa é a cultura ritual da pureza do primeiro século”.

Um arqueólogo como Dr. Stripling olha para esses fragmentos como parte de um quebra-cabeça de muito tempo.

“Assim como a cerâmica de sua bisavó é diferente da sua cerâmica que você está usando hoje… uma vez que aprendemos a cerâmica, então podemos usá-la como nosso principal meio de nos situarmos no tempo”.

Stripling diz que o fato de “literalmente escavar na Bíblia pode transformar sua vida”.

“Você pode ler a Bíblia, você pode caminhar pela Bíblia, mas o último ato é escavar na Bíblia”, disse ele. “Você sabe, quando nós realmente entramos na briga, como esses estudantes da Universidade Lea. Eles estão literalmente com tudo sob suas unhas, nariz, boca e ouvidos, expondo essa cultura antiga. É quando você e a história bíblica se tornam um só. É como se saíssemos do solo e, ao cavarmos o solo, nos conectássemos com Deus e uns com os outros, penso eu, de uma maneira muito importante”, disse ele.

Olhar transformado

Abigail Leavitt, uma estudante da Universidade de Pikesville, tem atuado como registradora de objetos.

“Adoro sujar as mãos. Adoro cavar a terra. É a minha atividade favorita”, disse ela.

Enquanto pessoas de todas as idades são voluntárias na escavação, os principais condutores são estudantes como Abigail.

“É cansativo e exaustivo, mas é muito gratificante”, disse ela. “É emocionante encontrar coisas antigas — coisas que estão esperando há milhares de anos.”

Leavitt diz que a Bíblia ganha vida no solo, durante as escavações.

“Eu leio a Bíblia de forma totalmente diferente com relação a como eu lia antes de vir para cá. Conheço os lugares, sei o que está acontecendo. Eu a entendo mais profundamente, especialmente onde arqueólogos anteriores afirmaram que a arqueologia refuta as Escrituras. Quando cavamos aqui, descobrimos que tudo combina. Você lê na Bíblia. Você cava na terra e ali está”, disse ela.

Stripling destacou: “A arqueologia não se propõe a provar ou refutar a Bíblia. O que queremos fazer é iluminar o texto bíblico, o pano de fundo do texto, para colocá-lo em uma cultura do mundo real para o que chamamos de verossimilhança”.

“Então, temos uma antiga descrição literária. Agora, temos uma cultura material que combina com isso”, continuou ele. “Nós estamos onde Samuel, Eli e Hannah e essas pessoas sobre as quais lemos, vieram como nós, precisando de respostas, precisando se conectar com Deus, precisando de perdão”.

Stripling diz que eles se aprofundam no passado e encontram lições para o presente.

“Uma das lições de fé para nós é que Deus é o oleiro e nós somos o barro. E mesmo que nossas vidas sejam quebradas como estes vasos, Deus disse a Jeremias depois que Ele disse ao profeta para ir a Siló e ver o que Ele havia feito. Ele lhe disse para ir à casa do oleiro e procurar por um vaso defeituoso e ver como o oleiro o coloca de volta na roda e corrige as imperfeições Então minha lição de fé é esta: Sim, somos imperfeitos, mas se quisermos permitir, Deus quer nos colocar [na] roda de oleiro e nos transformar em um vaso de honra”.

Stripling cita frequentemente o Salmo 102.

“Ó Sião, teus servos se deleitam em suas pedras e favorecem seu pó”. (Salmos 102: 14)

“Para mim, este é um solo sagrado. Foi onde o Mishkan [tabernáculo] respondeu à mais básica de todas as questões humanas: ‘Como eu me conecto com Deus?’ E acho que essa é a pergunta mais básica deles”, disse ele.

“Eu sei que errei. Sei que Deus é santo. Como faço para preencher essa lacuna quando pequei contra outras pessoas, quando pequei contra Deus? Finalmente, se a Bíblia é verdadeira, então o Deus da Bíblia tem uma reivindicação moral sobre nossas vidas, e ao estabelecermos a veracidade do texto bíblico, espero que todos simplesmente pensem sobre isso – que Deus nos ama e tem uma reivindicação moral sobre nossas vidas “.

Fonte: Guiame.com.br

Hotel em Promoção - Caraguatatuba