Dúvidas Bíblicas - 1ª Pedro Morte Perguntas e Respostas

Pedro apoia a ideia de que uma pessoa pode ser salva depois da morte?

Pedro apoia a ideia de que uma pessoa pode ser salva depois da morte?
Hotel em Promoção - Caraguatatuba

Reflexão: 1ª Pedro 3.19

Receba Estudos no Celular!

Problema: Em 1Pedro 3.19 lemos que, após a morte, Cristo ” foi e pregou aos espíritos em prisão “. Mas a Bíblia diz também que ” aos homens está ordenado morrerem uma só vez, vindo, depois disto, o juízo “. Esses dois versículos parece ensinar posições mutuamente opostas.

Solução: a Bíblia é clara quanto a não haver uma segunda oportunidade para a salvação, depois da morte. O livro do Apocalipse registra o julgamento do Grande trono branco, no qual aqueles cujos nomes não são encontrados no livro da vida são lançados no lago de fogo.

Lucas nos informa que, depois da morte, a pessoa vai ou para o céu (para o seio de Abraão) ou para o inferno, e há posto um grande abismo entre o céu e o inferno, de forma que ” os que querem passar ” de um lado para o outro “não podem”. Toda a urgência que há de responder a Deus nessa vida, antes da morte, dá ainda respaldo adicional ao fato de que não há esperança além do túmulo.

Há outros modos de entender essa passagem, sem o envolvimento de uma segunda oportunidade de salvação após a morte. Alguns alegam que não está claro que a frase ” o espírito em prisão ” seja uma referência a seres humanos, argumentando que em parte alguma da Bíblia essa expressão é aplicada a seres humanos no inferno. Declaram que esses espíritos são anjos caídos, já que os “filhos de Deus” foram ” desobedientes nos dias de Noé “.

Pedro pode estar se referindo a isso em 2Pedro 2.4, onde ele menciona os anjos pecando, imediatamente antes de referir-se ao dilúvio. Em resposta, alimenta-se que os anos não se casam, e que certamente eles não poderiam relacionar-se em casamento com os seres humanos, já que, sendo espíritos, eles não tem os órgãos reprodutivos.

Outra interpretação é que essa seja uma referência a uma proclamação de Cristo, feita aos espíritos dos que já passaram, quanto ao triunfo de sua ressurreição, declarando-lhes a vitória que ele alcançou por sua morte e ressurreição, como é indicado no versículo precedente (cf. 1Pe 3.18).

Alguns sugerem que a Jesus não ofereceu esperança alguma de salvação àqueles ” espírito em prisão “. Apontam que o texto não diz que Cristo os evangelizou, mas que simplesmente lhes proclamou a vitória de sua ressurreição. Insistem que não há nada nessa passagem que afirme ter havido uma pregação do evangelho aos que estão no inferno.

Em resposta a essa posição, outros observam que bem no capítulo seguinte Pedro, aparentemente dando continuidade a este assunto, diz que ” foi o Evangelho pregado também a mortos “. Essa posição corresponde ao contexto da passagem em questão, está de acordo com o ensino de outros versículos e evita os maiores problemas da outra posição.

Fonte: Bíblia de Estudo – Perguntas & Repostas
Divulgação: Eismeaqui.com.br

Divulgação: Eis-me Aqui!

Hotel em Promoção - Caraguatatuba

Deixe um Comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.