Estudos Bíblicos Estudos da Semana Teologia Sob Medida

Você é um porta-voz: divulgando as boas novas em todas as esferas sociais

Você é um porta-voz: divulgando as boas novas em todas as esferas sociais
Hotel em Promoção - Caraguatatuba

Para a construção de um prédio são necessários profissionais de várias áreas: pedreiros, mestres de obra, engenheiros e arquitetos. Cada indivíduo é responsável por determinada parcela. Os engenheiros, por exemplo, cuidam da estrutura e da fundação; os arquitetos se preocupam em projetar e aperfeiçoar o espaço habitado e os mestres de obra organizam os projetos distribuindo as funções e atividades aos pedreiros, que a executam. Todos são importantes para o desenvolvimento da edificação, sendo que nenhuma área detém maior importância que outra, pois todas são necessárias.

Receba Estudos no Celular!

A metáfora narrada acima também é proveitosa para ilustrar o papel de cada cristão no corpo de Cristo, sua missão social na terra e seu propósito de vida. Para viver em alinhamento com a expectativa de Deus para nós, precisamos compreender que somos um porta-voz vivo e identificar qual é a mensagem que devemos propagar. Inclusive, qual meio devemos utilizar para que isso seja feito – trabalho, ministério ou família…

Antes de falar, envolva-se com o projeto certo

O livro de Neemias conta sobre a reconstrução das muralhas da cidade de Davi, um projeto ambicioso que em 52 dias foi capaz de reerguer os muros da cidade e a confiança daquele povo. Na ocasião, havia carência de materiais e intimidações de todos os tipos – de ataques inimigos a desânimo  do povo e das lideranças.

É possível que esse projeto tenha tido sucesso pelo encorajamento que Neemias recebeu de Deus.

“Então eu lhes disse: Vocês estão vendo a situação terrível em que estamos: Jerusalém está em ruínas, e suas portas foram destruídas pelo fogo. Venham, vamos reconstruir o muro de Jerusalém, para que não fiquemos mais nesta situação humilhante. Também lhes contei como Deus tinha sido bondoso comigo e o que o rei me tinha dito. Eles responderam: “Sim, vamos começar a reconstrução”. E se encorajaram para esse bom projeto”. [Neemias 2:17-18].

Essa história possui uma aplicação prática para cada um de nós. Afinal, vez ou outra nos deparamos com projetos que gostaríamos de iniciar, mas nos falta coragem ou capacidade. Se for da vontade de Deus que o façamos, encontraremos os recursos necessários. O primeiro deles é ser encorajado a ir adiante pelo Criador.

Sozinhos, vamos mais rápido; juntos, vamos mais longe

O povo da cidade de Neemias foi essencial para que a obra fosse concluída, já que cada habitante se responsabilizou pela reconstrução do muro que estava em frente a sua residência. O capítulo três do livro relata o nome das famílias e a parcela que eles repararam. “Malquias, filho de Harim, e Hassube, filho de Paate-Moabe, repararam outro trecho e a torre dos Fornos” [Neemias 3:11].

Semelhantemente, nós temos a função de edificar a porção que nos foi dada. Ou seja, temos de nos esforçar para completar a obra que Deus nos chamou para realizar e, quando contamos com bons aliados, isso se torna ainda mais fácil.

Aplicação prática:

Para alcançar seus objetivos, faça parcerias saudáveis e obedeça o seu chamado da forma como Deus espera.

Alcançando as 7 áreas de influência

O Senhor designou alguns para engenheiros, pregando a palavra e lançando os alicerces do evangelho; outros ainda foram chamados para a arquitetura, sendo responsáveis pelo aperfeiçoamento da edificação. Os mestres de obras serão aqueles que cuidarão da organização dos projetos. Cada um tem seu papel no corpo e identificá-lo contribui para que as sete áreas de influência da igreja sejam atingidas,  visando ao maior alcance da palavra no mundo.

A Jocum trabalha sobre as 7 áreas de influência para ganhar nações para Cristo. São elas:

Família – lar

Religião – a igreja

Educação – escolas

Governo – politica

Mídia – comunicações

Artes – entretenimento e esportes

Economia – negócios, comércio, ciência e tecnologia

Como discípulos de Cristo, podemos ocupar essas esferas, fazendo a diferença pelo bom testemunho e estando prontos para compartilhar a boa nova quando encontrarmos abertura.

O interessante é que não há necessidade de utilizar palavras se nossa vida, por si só, exaltar a Jesus Cristo. Da mesma forma que a muralha de Jerusalém foi reerguida com a força de muitos, podemos propagar a mensagem de Cristo de acordo com a nossa expertise.

O importante é manter viva a mensagem!

Conclusão

A muralha de Jerusalém foi reconstruída em tempo recorde e isso se deu pela responsabilidade e comprometimento dos envolvidos. Quando a força coletiva se une ao propósito vivo de muitos de nós, alcançaremos o sucesso em nossa empreitada.

Cada um deve se esforçar para completar a boa obra que o Senhor lhe deu, para que juntos possamos edificar e glorificar o Reino Deus.

Hotel em Promoção - Caraguatatuba

Deixe um Comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.