Estudos Bíblicos

Você conhece Jesus?

Você conhece Jesus?
Hotel em Promoção - Caraguatatuba

Jesus e os seus discípulos dirigiram-se para os povoados nas proximidades de Cesaréia de Filipe. No caminho, ele lhes perguntou: “Quem o povo diz que eu sou?”. Marcos 8:27

Receba Estudos no Celular!

Essa pergunta é bem menos retórica do que se parece. Como vemos neste versículo, Jesus se interessava em saber o que o povo sabia ao seu respeito. Essa pergunta é válida ainda hoje. Hoje, vamos conversar a respeito de quem sempre foi e sempre será Jesus Cristo. Falaremos sobre seu caráter 100% homem e 100% Deus.

Lição 1 – Seu Nascimento

Is 9:6  Porque um menino nos nasceu, um filho nos foi dado, e o governo está sobre os seus ombros. E ele será chamado Maravilhoso Conselheiro, Deus Poderoso, Pai Eterno, Príncipe da Paz.

“Is 7:14  Por isso o Senhor mesmo lhes dará um sinal: a virgem ficará grávida e dará à luz um filho, e o chamará Emanuel.”

Mq 5:2  “Mas tu, Belém- Efrata, embora sejas pequena entre os clãs de Judá, de ti virá para mim aquele que será o governante sobre Israel. Suas origens estão no passado distante, em tempos antigos. “

Desde o Seu nascimento, Jesus já marcara o mundo. Conforme a profecia de Isaías, Jesus de Nazaré, o Cristo, Filho de José, Filho de Davi nasceu em Belém. O Filho de Deus veio a ser Filho do homem, nascido de uma virgem, como jamais ocorrera e nunca mais ocorrerá. As diversas profecias, que podem ser encontradas em todo o Antigo Testamento, foram cumpridas em Cristo. Ele é a promessa de Deus da salvação para a humanidade.

Como podemos observar na passagem de Lucas 2:1-21, o nascimento de Jesus Cristo também fora peculiar por outras razões. Com as hospedarias lotadas, o menino – que era o Rei – , nasceu em uma simples manjedoura (lugar onde era colocado o alimento dos animais). Observamos que Ele nasceu em lugar onde não era esperado que alguém dessa linhagem viesse ao mundo.

Da mesma forma ocorre quando Ele nasce no nosso coração. Como está escrito em Mc 2:17, nós somos essas manjedouras onde Ele nasce todos os dias, porque na hospedaria não havia lugar para ele (Jo 1:11-12). Jesus veio como Judeu devido à antiga aliança de Deus para com Abraão e seus descendentes, porém estes não o reconheceram como Rei, o que fez com que nós, os gentios, fôssemos enxertados na Videira que é Cristo (Rm 11:11).

Lição 2 – Sua vida

Lc 2:52 “E crescia Jesus em sabedoria, e em estatura, e em graça para com Deus e os homens”

Jo 8:12 “Falou-lhes, pois, Jesus outra vez, dizendo: Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará em trevas, mas terá a luz da vida”

1 Pe 2:21-22 “Porque para isto sois chamados; pois também Cristo padeceu por nós, deixando-nos o exemplo, para que sigais as suas pisadas. O qual não cometeu pecado, nem na sua boca se achou engano

Jesus esteve sobre essa terra por 33 anos. No entanto, seu ministério público durou 3 anos. Durante esse tempo Ele realizou grandiosas e maravilhosas ações, que estão descritas principalmente nos Evangelhos. Poderíamos gastar muitos anos, e ainda sim não seria possível analisar tudo que Cristo realizou. Sendo assim, vamos observar alguns acontecimentos que marcaram a vida de Jesus.

A característica principal de Jesus Cristo era a firmeza. Ele não se deixava influenciar pelos maiorais da época. Não praticava as mesmas coisas “legais” que os outros para fazer parte da turma popular, os fariseus. Jesus tinha uma missão, dada por Deus, e seguiu-a firmemente, não se desviando.

Muitos poderiam pensar que devido ao fato de ser o Messias, Ele estava isento de cumprir a Lei. No entanto, Jesus não veio abolir a Lei, mas segui-la integralmente. Em meio a tantas atividades, Cristo separava momentos para meditar na Palavra, e também orar a Deus, “E, tendo-os despedido, foi ao monte a orar” [Mc 6:46].

O amor foi uma característica marcante na vida de Jesus. “E Jesus, movido de grande compaixão, estendeu a mão, e tocou-o, e disse-lhe: Quero, sê limpo. E, tendo ele dito isto, logo a lepra desapareceu, e ficou limpo” [Marcos 1:41-42]. Ele se compadecia das pessoas, visando mostrar como Deus nos ama. Ele queria nos ensinar que devemos amar ao próximo.

A vida de Jesus foi marcada por inúmeras situações, e, certamente, Ele marcou a vida de muitas pessoas, inclusiva a minha e a sua, pois Ele se entregou voluntariamente em nosso lugar. Ele tanto nos amou que morreu em uma cruz, para que eu e você fôssemos salvos. Esse sacrifício expiatório nos reconciliou com Deus Pai.

Lição 3 – Sua Ressureição

Mt 28:6  Ele não está aqui; ressuscitou, como tinha dito. Venham ver o lugar onde ele jazia.

1Co 15:14 E, se Cristo não ressuscitou, é vã a nossa pregação, e vã, a vossa fé;

Cl 3:1 Portanto, se fostes ressuscitados juntamente com Cristo, buscai as coisas lá do alto, onde Cristo vive, assentado à direita de Deus.

A ressurreição de Cristo trouxe para nós, muito mais do que podemos imaginar. A possibilidade de comunhão com o Pai (Hb 10:19-22), a vinda do Espírito Santo para os filhos (Jo 16:7), a redenção dos pecados (Rm 4:25), a Vida Eterna (ou Vida eternamente, Jo 3:16), entre tantas outras coisas, a lista é interminável.

Este fato também foi crucial para a determinação de que Jesus era o próprio Deus encarnado, pois foi o único capaz de vencer a morte, conquistando todo o poder na terra (Ap 1:18; Mt 28:28; Jo 10:18).

Cristo também nos carrega junto nessa ressurreição. Pelo que Jesus fez por nós, não temos mais a necessidade de pagar por nossos pecados, pois o Seu sacrifício satisfez a ira de Deus. Ao reconhecer isto como verdade, aceitar o senhorio de Cristo nosso Senhor, Deus nosso Pai e o Espírito Santo nosso consolador (o Deus trinitário), e arrependermos dos nossos pecados, acontece em nós o que Jesus definiu como “novo nascimento”. O novo nascimento é definido por Jesus no capítulo 3 do evangelho de João, e sem que isto ocorra em nós não podemos ver o Reino de Deus.

Você tem a certeza se nasceu de novo?

– A partir do novo nascimento, qual deve ser a nossa postura?

– Como tornamos prático e adequado à nossa realidade a ressurreição de Cristo?

Conclusão

Ao longo dessa leitura, aprendemos mais sobre a pessoa de Jesus Cristo. Vimos como seu nascimento foi profetizado há muitos anos e desde a antiguidade. Deus anunciara que enviaria a salvação, através do Messias. Depois estudamos a vida de Cristo, a qual foi marcada por milagres, compaixão, serviço, oração, comunhão, obediência e amor, demonstrado na sua crucificação. E, por fim, evidenciamos que a sua ressureição abalou as estruturas do inferno, pois Ele venceu a morte,  dando-nos gratuitamente a vida eterna.

João 1:1-4 “No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Ele estava no princípio com Deus. Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez. Nele estava a vida, e a vida era a luz dos homens”

Fonte: Eis-me Aqui

Hotel em Promoção - Caraguatatuba

Deixe um Comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.