Estudos Bíblicos Estudos da Semana Teologia Sob Medida

Simplicidade: característica apreciada no reino de Deus

Simplicidade: característica apreciada no reino de Deus
Hotel em Promoção - Caraguatatuba

Uma das missões de Jesus na terra era formar discípulos que perpetuassem seus ensinamentos. Ele procurava homens dispostos a largar tudo e segui-lo. Isso aconteceu com Pedro e André, dois irmãos, pescadores, que tinham renda, estabilidade, mas em momento algum duvidaram que seguir a Jesus era o melhor a se fazer.

Receba Estudos no Celular!

André era pescador em Betsaida, filho de João, irmão de Simão Pedro. Não teve dificuldade em ouvir o chamado de Jesus e deixar tudo, porque tinha sido seguidor de João Batista. Como discípulo de João, aprendeu a ser simples e que o valor da missão é maior do que o do missionário.

O ministério de André, por exemplo, não teve destaque, mas, segundo estudiosos, ele era um homem comedido, que gostava de aprender e estava sempre disposto a servir. André era simples.

O que significa ser simples?

O sinônimo de simplicidade é desembaraço. Imagine um novelo de lã simples e outro cheio de nós e embaraços. O simples é aquele descomplicado, que é em sua essência e que foge de conflitos desnecessários.

André era assim. Ele compreendia sua essência e estava bem consigo mesmo. O suficiente, inclusive, para seu irmão Pedro a Jesus: “André, irmão de Simão Pedro, era um dos dois que tinham ouvido o que João dissera e que haviam seguido a Jesus. O primeiro que ele encontrou foi Simão, seu irmão, e lhe disse: Achamos o Messias. E o levou a Jesus. Jesus olhou para ele e disse: Você é Simão, filho de João. Será chamado Cefas”. (João 1.40-42)

Isso demonstra um homem que buscava Jesus em sua caminhada e não posição, que sempre estava disposto a servir e tinha coração para isso. André compreendeu que Jesus era o Messias e o seguiu não por status, mas por amor.

Desdobramentos da simplicidade

  • Nem sempre teremos posição de destaque

A vida de André nos ensina que seja onde estivermos devemos ser instrumentos nas mãos do Senhor, impactando e inspirando aqueles que nos cercam. Mais do que nossas palavras, nossa vida e exemplo devem falar mais alto.

Para a igreja contemporânea, a lição de André é muito valiosa. Você já parou para pensar o motivo pelo qual todos querem um cargo de liderança na congregação? A própria bíblia faz um alerta: “Meus irmãos, não sejam muitos de vocês mestres, pois vocês sabem que nós, os que ensinamos, seremos julgados com maior rigor” (Tiago 3.1)

Fato é que alguns são chamados para os destaques e outros para os bastidores. Cabe a nós aceitar o que Deus colocar em nossos corações e viver satisfeitos com isso.

Todo cristão pode ser um evangelista

Apesar de ser novo na fé, André levou pessoas a líderes mais experientes que ele mesmo. Nesse sentido, cabe ter olhos e ouvidos atentos ao que acontece ao nosso redor. As vezes não conseguimos aconselhar ou lidar com um grande problema, mas podemos ajudar ao próximo acolhendo e buscando uma ajuda experiente. Todo o cristão pode ser um evangelista porque todo o cristão sabe o que é amar ao próximo.

Todo cristão pode ser um servo disponível e obediente

André não estava no grupo de discípulos mais próximos de Jesus, mas ele estava disponível quando o mestre precisava. Foi ele, inclusive, que o garoto com os cinco pães e dois peixes para o milagre da multiplicação. Ele foi canal de bênção, pois estava no lugar certo, na hora certa.

Se você ainda não sabe como pode servir a sua igreja local, fique disponível. Chegue mais cedo, vá embora mais tarde, recolha as cadeiras e ajude os irmãos. Na hora certa, você será usado e descobrirá a melhor forma para ser um canal de bênção.

Todo cristão pode ser uma inspiração

A vida de André nos inspira e nos ensina que ter um coração disponível é deixar que a luz de Jesus brilhe em nós e não o contrário. Você não precisa ter uma família perfeita, um casamento perfeito ou filhos perfeitos. Você precisa ter o coração perfeito, que é um coração humilde e disponível. É disso que Jesus precisa para que você inspire outras pessoas por meio da sua transformação cotidiana.

Deus quer nos usar no secreto, nos detalhes, nas miudezas do dia a dia. Que nossa intimidade com o Senhor nos leve a lugares altos no Reino e não nessa terra. Seja como André. Seja simples.

Fonte: Hélio Barros Leite

Hotel em Promoção - Caraguatatuba