Estudos Bíblicos

Por que eu creio na Bíblia?

Se você é cristão é preciso aprender a defender a sua fé. Comece descobrindo os motivos racionais para se crer na bíblia.

Hotel em Promoção - Caraguatatuba
Faça Sua Parte - Compartilhe!

Como cristãos, nós acreditamos fielmente que a Bíblia é a palavra de Deus. Cremos que nela está contido o manual de sobrevivência para a humanidade. Conseguimos extrair dela orientações para diversas situações, como conduta com o próximo (1 Jo 4:21), relacionamento conjugal (Cl 3:19), criação do mundo (Gn 1:1) e  instruções sobre as mais distintas fases da vida (Pv).

De fato, a Bíblia nos mostra como devemos proceder, mas que evidências  temos de que ela realmente veio de Deus?

O que a Bíblia diz sobre a Bíblia ?

Os estudiosos defendem que o Antigo Testamento foi escrito entre 1500 a.C e 450 a.C e o Novo Testamento entre 45 d.C e 90 d.C. Nesse grande espaço temporal, quarenta autores registraram suas cartas e livros inspiradas pelo próprio Deus. O apóstolo Paulo, por exemplo, afirma que “toda a Escritura é inspirada por Deus”, literalmente, “soprada por Deus” [tradução mais fiel ao grego] (2 Timóteo 3:16).

Receba Estudos no Celular!

O apóstolo Pedro diz, também, que “nenhuma profecia foi proferida pela vontade dos homens. Inspirados pelo Espírito Santo é que homens falaram em nome de Deus.” (2 Pedro 1:21). O apóstolo Pedro atribui aos escritos de Paulo a mesma autoridade do Antigo Testamento: “E tende por salvação a longanimidade de nosso Senhor; como também o nosso amado irmão Paulo vos escreveu, segundo a sabedoria que lhe foi dada; falando disto, como em todas as suas epístolas, entre as quais há pontos difíceis de entender, que os indoutos e inconstantes torcem, e igualmente as outras Escrituras, para sua própria perdição”. (2 Pedro 3:15-16)

Será que é verdade?

A precisão de fatos bíblicos é altamente confiável. Ela detém detalhes históricos, geográficos, étnicos. A grande maioria deles foram cientificamente provados. A respeito da grande fome que assolou o império romano, na época do imperador Cláudio, por exemplo, temos o relato em Atos 11:28: “Um deles, Ágabo, levantou-se e pelo Espírito predisse que uma grande fome sobreviria a todo o mundo romano, o que aconteceu durante o reinado de Cláudio”.

O grande cientista William Ramsay decidiu provar que a Bíblia era uma falácia. Resolveu, portanto, seguir o livro de Lucas para verificar todo o percurso citado nas Sagradas Escrituras. Ao fim de sua jornada, ele deixou clara a sua surpresa em relação à riqueza de detalhes nas narrativas presentes no evangelho. A precisão histórica e geográfica eram fantásticas. Temos, então, a afirmação de um dos maiores químicos da história: “A Bíblia é realmente a palavra de Deus.”

Porque devo ler toda a Bíblia?

Além de ser uma fonte inesgotável de conhecimento, a palavra de Deus traz conhecimentos, edifica e nos mostra o caminho da vida. Não é preciso comprová-la todo  dia,  mas ler e praticá-la a cada dia! Uma leitura dedicada, ajuda -nos a interpretar a história e nos permite fazer conexões sobre o plano de salvação de Deus. Lendo a palavra, descobrimos o quanto somos amados por Deus e o que Jesus significa para nós.

“Porque desde criança você conhece as sagradas letras, que são capazes de torná-lo sábio para a salvação mediante a fé em Cristo Jesus” 2 Timóteo 3:15

Jesus está presente em toda a Bíblia ?

A resposta para essa pergunta é afirmativa. Mesmo que os evangelhos sejam dedicados a narrar o nascimento, a vida e a morte de Jesus, os outros livros fazem menções ao Messias – tanto por profecias quanto por analogias. Afinal, toda a Bíblia aponta para Jesus.

Tomo a liberdade de compartilhar esse texto para que você compreenda a profundidade das escrituras e sinta necessidade de entender, também, as entrelinhas.

Qual é a mensagem da Bíblia ?

O pastor e teólogo Hernandes Dias Lopes trouxe uma grande contribuição sobre esse tema em um de seus artigos. Ele aponta três verdade axiais sobre a Bíblia. São elas:

  • A Bíblia procede de Deus;
  • A Bíblia  fala sobre Deus e sua salvação;
  • A Bíblia visa a glória de Deus e a redenção do pecador.

“Eu creio na Bíblia porque ela é totalmente fiel e confiável quanto à sua origem, conteúdo e propósito. Ela vem de Deus, revela Deus e chama o homem de volta para Deus. O homem não é o centro da Bíblia; Deus é. A Bíblia é o livro dos livros. Concebida no céu, nascida na terra; inspirada pelo Espírito de Deus, escrita por homens santos de Deus; proclamada pela igreja, crida pelos eleitos e perseguida pelo mundo. A Bíblia é o livro mais lido no mundo, mais amado no mundo e o mais perseguido no mundo.” Hernandes Dias Lopes

Quer se aprofundar no tema?

Há tanto para se falar sobre a Bíblia. Afinal, a fé num livro inspirado é uma experiência singular e separada para poucos. Aqui, destaco alguns vídeos e textos para que você descubra um pouco mais sobre a Palavra de Deus.

Por que eu creio na Bíblia – Antônio Carlos Costa

Por que eu creio na Bíblia – Hernandes Dias Lopes

11 passos para estudar a Bíblia – William MacDonald

Fonte: Eis-me Aqui

Postagem Original: http://www.eismeaqui.com.br/estudos-biblicos/por-que-eu-creio-na-biblia/

Divulgação: Eis-me Aqui!

Hotel em Promoção - Caraguatatuba

Deixe um Comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Right Menu Icon
%d blogueiros gostam disto: