Estudos Bíblicos Teologia Sob Medida

O que é necessário para ser um líder na igreja?

Muitos são chamados, mas poucos são escolhidos.

Hotel em Promoção - Caraguatatuba
Faça Sua Parte - Compartilhe!

Referência bíblica:

“Esta é uma palavra fiel: Se alguém deseja o episcopado, excelente obra deseja. É necessário, pois, que o bispo seja irrepreensível, marido de uma mulher, vigilante, sóbrio, honesto, hospitaleiro, apto para ensinar; não dado ao vinho, não espancador, não cobiçoso de torpe ganância, mas moderado, não contencioso, não avarento; que governe bem a sua própria casa, tendo seus filhos em sujeição, com toda a modéstia. Porque, se alguém não sabe governar a sua própria casa, terá cuidado da igreja de Deus?”. (1 Timóteo 3.1-5)

“Não negligencie o dom que lhe foi dado por mensagem profética com imposição de mãos dos presbíteros” 1 Timóteo 4:14

Receba Estudos no Celular!

Deus deu talentos, dons e qualidades especiais para cada um de nós. Alguns anunciam as boas novas do evangelho por meio da palavra enquanto outros pela música, arte e cultura. Alguns se identificam com o departamento de evangelismo enquanto outros são separados para o ministério de intercessão. A verdade é que cada um foi escolhido de acordo com as suas particularidades para engrandecer e glorificar o nome de Deus. A liderança também é um talento dado por Deus. Ela é almejada por muitos, mas nem todos estão prontos para exercê-la. Hoje, vamos falar sobre o que é necessário para ser um líder na igreja.

Se alguém deseja o episcopado, excelente obra deseja

O que conhecemos por pastoreio nesses dias era o que os apóstolos e demais crentes da igreja primitiva conheciam por episcopado.  Na primeira carta a Timóteo, o apóstolo Paulo faz questão de tratar de alguns assuntos de interesse da igreja local. No capítulo 3, ele dá ênfase à lista de qualificações dos oficiais da igreja (episcopado), que podemos compreender como as qualificações necessárias ao corpo de líderes daquela esfera religiosa. É claro que nenhum deles deveria ser perfeito, mas algumas características eram obrigatórias. Inclusive, para dar o melhor exemplo para a comunidade.

Paulo destaca, portanto, que o homem que mira o pastoreio deve ser:

  1. Irrepreensível;
  2. Esposo de uma só mulher: os interpretes sugerem: a) que não seja polígamo, b) fiel a uma só mulher, c) não se case de novo se a esposa falecer, d) não pode ser solteiro;
  3. Temperante;
  4. Sóbrio;
  5. Modesto;
  6. Hospitaleiro;
  7. Apto para ensinar;
  8. Não dado ao vinho;
  9. Governante de sua própria casa;
  10. Que não seja neófito (novo, jovem, calouro)
  11. Que dê bom testemunho.

A verdade é que o candidato à liderança precisa não apenas querer exercê-la, mas estar centrado em Jesus Cristo, demonstrando boa obra e bons frutos, que – de alguma forma – preencham os requisitos citados por Paulo. Nesse sentido, a liderança é reconhecida como um trabalho e não como um cargo ou hobbie.

Creio que o apóstolo Paulo é detalhista para, de fato, deixar claro que Cristo busca alguém já inspirado e transformado por Ele para cuidar de sua igreja. Como naquela época existiam muitas dúvidas sobre o proceder do ministério e da firmeza das diretrizes,  no momento de expansão da igreja era preciso ser cuidadoso na descrição do líder.

Para ser um líder é preciso ser chamado por Deus

O ministério pastoral vem de Deus. Paulo, em Gálatas 1:15, afirma ter sido chamado pelo Senhor desde o ventre de sua mãe.  Jeremias também foi vocacionado para ser profeta antes do seu nascimento (Jr 1.5).

O que queremos dizer, aqui, é que não basta apenas querer. Se não for do desejo de Deus que se ocupe o cargo de liderança ou pastoreio, nada se faz ou se completa. Quem é chamado não só tem a convicção do convite, mas apresenta um perfil que agrada a Deus – um perfil que contemple os atributos citados por Paulo. O pastor, por exemplo, que lida com pessoas e com grandes problemas todos os dias, precisa estar 100% focado no serviço eclesiástico.

Funções exercidas pelo pastor

Em Tiago 1:27, o líder, pastor ou bispo visita o rebanho:

“A religião pura e imaculada para com Deus e Pai é esta: Visitar os órfãos e as viúvas nas suas tribulações, e guardar-se da corrupção do mundo.”

Em 1 Pedro 5:2, ele apascenta o rebanho:

“Apascentai o rebanho de Deus, que está entre vós, tendo cuidado dele, não por força, mas voluntariamente; nem por torpe ganância, mas de ânimo pronto.”

Em Atos 20:29, ele protege o rebanho:

“Sei que, depois da minha partida, lobos ferozes penetrarão no meio de vocês e não pouparão o rebanho.”

Conclusão

Um líder excelente deve ser inspirado por Deus, aprovado pela igreja e seguir o exemplo de Jesus Cristo para a boa execução do trabalho.

Jesus é:

  1. Um líder amoroso (Jo 13:1)
  2. Um líder servo (Jo 13:12-17)
  3. Um líder íntegro (Jo 8: 46)
  4. Um líder corajoso (Mt 23:13)
  5. Um líder zeloso (Jo 2:13-22)

Para ser um líder na igreja é preciso  ter o coração centrado na obra e o  coração alinhado ao coração de Deus. Ao contrário do que vemos no Brasil, a liderança deve ser voltada para a ovelha e não para os holofotes. É preciso transformar vidas, servir e amar a igreja local. Um líder de verdade deve ser semelhante ao maior de todos os líderes: Jesus Cristo.

“O que a igreja precisa hoje não é de mais ou melhores mecanismos, nem de nova organização ou mais e novos métodos. A igreja precisa de homens a que o Espírito Santo possa usar, homens de oração, homens poderosos em oração. O Espírito Santo não fluiu através de métodos, mas através de homens. Ele não vem sobre mecanismos, mas sobre homens. Ele não unge planos, mas homens, homens de oração!

E. M Bounds

Por isso, quem aspira ao episcopado, excelente obra almeja. É por meio de homens, da liderança e do pastoreio que Cristo se manifesta, cura, trata e trabalha na vida da igreja. O trabalho é nobre, árduo, mas extremamente gratificante.

Fonte: www.eismeaqui.com.br

Postagem Original:

Divulgação: Eis-me Aqui!

Hotel em Promoção - Caraguatatuba

Deixe um Comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Right Menu Icon
%d blogueiros gostam disto: