Estudos Bíblicos

Mantendo a vida espiritual na juventude

Mantendo a vida espiritual na juventude
Hotel em Promoção - Caraguatatuba

– Olhando em seu redor, vendo o quadro de violência e terror, o salmista chega a uma conclusão estarrecedora: “Salva-nos, Senhor, pois não existe mais o piedoso; porque são poucos os fieis entre os filhos dos homens. (Sl 12.1).

Receba Estudos no Celular!

Texto Bíblico I Jo 2.14-17

Introdução:

– Olhando em seu redor, vendo o quadro de violência e terror, o salmista chega a uma conclusão estarrecedora: “Salva-nos, Senhor, pois não existe mais o piedoso; porque são poucos os fieis entre os filhos dos homens. (Sl 12.1).

Será que em nossos dias o quadro é diferente? Onde estão os fiéis? Por que o testemunho pessoal tem sido tão ineficiente? Por que muitos filhos de crentes abandonam a convivência da igreja quando atingem a adolescência? Deve haver muitas respostas para estas perguntas. Mas desejo concentrar a minha e a sua atenção, para uma prática meio esquecida nestes tempos de correria pela própria sobrevivência: a manutenção da vida espiritual.

Quanto tempo você passa, por dia, em oração? Você canta hinos ou cânticos apenas na igreja? Sua religião é exclusivamente dominical? Você tem cuidados especiais em manter a sua vida espiritual? A manutenção da vida espiritual depende de cuidados, inclusive com a alimentação que obrigatoriamente para sustentá-la é indispensável o alimento que se encontra na Bíblia a Palavra de Deus.

Um dos mais graves problemas da atualidade é a indiferença com que muitos jovens tratam à vida espiritual.

Quero neste estudo dizer-lhes que alguém se interessa por você, jovem. Isto é muito bom, porém, o próprio jovem precisa também se interessar pessoalmente por sua vida espiritual, garantindo assim, sua felicidade eterna, que se inicia neste mundo e continuará na eternidade.

Os jovens podem ser muito bonitos, como foi Absalão, que possuía uma linda cabeleira, e apesar disso não estarem salvos.

Podem ser muito inteligentes, simpáticos e estimados por todos de suas relações, contudo podem não estar salvos.

Podem ser jovens preparadíssimos quanto à cultura intelectual, e ainda não estar preparados para a eternidade.

Pode ter um ótimo emprego e ganhar muito dinheiro sem ganhar a coroa da vida!

Sendo assim, neste estudo desejamos trazer-lhes a seguinte orientação:

I. TODO JOVEM DEVE ESTAR SEGURO EM CRISTO.

Escuras sombras caem sobre a terra. Nuvens densas se espalham por sobre todo o planeta. Forças adversas lutam ferozmente contra a Eleita, particularmente os jovens. Muitos têm fracassado por não estarem seguros em Cristo.

Atualmente os jovens têm grande privilégio de estar seguro em Cristo, basta que inicialmente seja lavado no seu preciso sangue, e ficará possuído da certeza da vida eterna, e que sem medo ou acanhamento poderás dizer: sou salvo por Jesus.

Para esta gloriosa experiência a Bíblia nos convida dizendo: “Porque todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo” (Rm 10.13).

Observe bem que todos são convidados, não há nada difícil a fazer, é só invocar, e certa é a salvação, pois a bíblia diz: “serás salvo”.

A certeza da vida eterna baseia-se unicamente na obra de Cristo ao morrer em nosso lugar. Entretanto, aproveitamos esta oportunidade para dizer-lhes que uma vez salvo, o jovem tem a necessidade de manter sua vida espiritual considerando-se que, continuaremos neste mundo que é t   ao mau.

A juventude moderna está enfrentando uma série de problemas, os quais estão criando uma série de impecilhos para que se mantenha a vida espiritual desejada e assim cumpram-se nas vidas dos jovens as palavras do apóstolo que tomamos para nosso texto, que bem fazemos em repeti-las mais uma vez:  “. . . eu vos escrevi mancebos, porque sois fortes, e a palavra de Deus habita em vós e já vencestes o malígno” (1Jo 2.14b).

É oportuno neste trabalho, lembrar alguns obstáculos que enfrentam os jovens no sentido de despertá-los e conduzí-los com a preciosa ajuda do Espírito Santo, a uma vida espiritual que venha agradar àquele que nos deu vida e a deu com abundância

1. A vida familiar. – Essa está sendo o maior perigo que enfrentamos, porque tem deixado um vácuo moral e espiritual na vida dos jovens, não podendo eles assim encontrar a Cristo no lar, como antes podiam. O lar deve ser um refúgio gostoso, onde o jovem pode liberar-se, descontrair-se, um lugar onde se cultiva o amor. Mas se o jovem acha que sua família existe para compensar as suas deficiências e aliviar as tensões trazidas lá de fora resultará em tensão dentro da família.

2. Descontentamento geral. – Querem alguma coisa diferente, e ao procurarem o diabo conduz ao pecado o que pode levar a perdas irreparáveis. Como resultado desse descontentamento deparamo-nos com a delinqüência juvenil presente em escala jamais o mundo a conheceu. Filhos contra pais e tal ponto que muitas vezes chegam mesmo a ter medo dos filhos. Jovens rebelam-se contra os mestres, outros se revoltam contra as autoridades administrativas. Existe uma tentativa organizada de rebaixar os compromissos com Deus, com a família, com a sociedade, e torná-los objeto de ridículo e desprezo. Tudo isso é parte de um desrespeito geral pela lei e pela ordem.

3. Solidão. – As notícias que nos chegam através dos meios de comunicação nos mostram como é assustador o grande número de jovens que procuram no suicídio a solução para os seus problemas. Por incrível que pareça até mesmo no meio evangélico, deparamo-nos com moços e moças, que estão enfrentando a solidão, e o inimigo de nossas almas têm trabalhado para afastá-los da igreja, levando-os a considerarem-se indignos de freqüentarem a igreja. Alguns têm amigos, mas ao mesmo tempo estão sentindo a solidão por Deus. A verdade é que, a partícula divina que existe no ser humano, jamais poderá encontrar satisfação completa longe de Deus. Pode estar rodeado de muita gente e ali mesmo sentir a solidão que só Deus pode preencher.

4. Desassossego. – Eles se movimentam e trocam constantemente o seu estilo de vida.

5. Vidas vazias. – O maior problema que os jovens enfrentam é um vazio. Os jovens querem alguma coisa que não sabem o que é. O clamor de milhões de jovens neste mundo é este: “Não sei o que é!”. Prezado jovem, o que é que você crer? A quem você entregou a sua vida? Qual é a causa que você está esposando? Sob que bandeira você está marchando? Estou convidando você para marchar sob a bandeira de Cristo. A servir a Cristo, e a viver para Cristo, permitindo que, Ele seja a causa! Ele então encherá o vazio no seu coração e sua vida espiritual será outra, completamente outra!

6. Os desafios. – Ao passar o período da mocidade, a pessoa enfrenta as maiores decisões da vida. Qual será a sua vocação? Onde vai estudar?  Com quem vai casar? Quais os valores morais que adotará? Qual a filosofia da vida? E o que fará com Jesus Cristo? Esses e outros assuntos que os jovens de todos os tempos enfrentam. Se a vida espiritual do jovem não receber os devidos cuidados que se requer, ao enfrentar esse período de sua vida ele poderá cair num laço preparado pelo diabo e pelo resto de sua vida ter experiências muito amargas. Aconselho aos jovens ler: Sl 37.5,16-18; Ec 12.1.

7. Sentimento de culpa. – De onde é que vem este sentimento? A bíblia diz que você tem uma consciência. Quem desobedece à consciência sente culpa. Quero através de este estudo alertá-lo de que, quanto mais a pessoa insiste em não dá crédito a voz da consciência, resultará num endurecimento da mesma, de modo que nada mais venha perturbá-lo. Eis o grande perigo, ao chegar a esse estado. Aconselho-te neste momento, a examinar-se a si mesmo, e se tua consciência te acusa, arrepende-te e peça perdão ao Senhor Jesus, que te perdoará, limpará o teu passado e lhe dê uma nova consciência, para viver uma vida espiritual abundante.

II. CRISTO DÁ SIGNIFICADO À VIDA.

A convicção da vida eterna, a alegria da salvação, a paz interior, a convicção da presença de Deus em todas as circunstâncias se tornam comuns para os que estão em Cristo Jesus. O grande apóstolo São Paulo disse: “Para mim o viver é Cristo. . .”, isto que é convicção. Quando fazemos nossa as palavras do apóstolo, estaremos testemunhando da nossa fé através de um comportamento transparente onde o nome de Cristo é glorificado.  Acrescentar Cristo a nossa vida é a escolha mais sensata do ser humano. Em Jesus tudo se torna novo. Cada instante vivido com Cristo ao lado é um novo momento para nós. Eis o que Cristo nos oferece:

1.A salvação. – Quando nossos primeiros pais desobedeceram a Deus, imediatamente foram punidos, e ao mesmo tempo foi feita a promessa de resgate em Gn 3.15. Deus criou o ser humano com tanto carinho que lhe foi impossível perdê-lo de vez, por isso providenciou uma fórmula para reavê-lo, embora tenha durado muito tempo até que Sua palavra se cumprisse em Jesus Cristo

A salvação oferecida por Deus tem dois sentidos: o vertical e o horizontal.

No sentido vertical, a salvação é a volta da criatura ao Criador (2 Co 5.20). – Deus está sempre pronto a receber de volta o homem que foi afastado pelo pecado, porém, a última palavra está com o próprio homem, em aceitar ou não restabelecer esta relação vertical com o Criador.

No sentido horizontal, a salvação é a harmonia do homem com o seu próximo e a natureza (Cl 1.20). – Uma pessoa bem consigo mesma tem facilidade de se relacionar com os outros.

2. A nova vida em Cristo. – O apóstolo Paulo escrevendo aos Gálatas no cap. 4 v.19 mostrou-se muito preocupado com o crescimento espiritual dos cristãos naquela região e usa a metáfora “dores de parto” para expressar sua angústia e desejo daqueles crentes serem fortalecidos e com vidas abundantes. Uma vida com significado é uma vida dinâmica, tem sempre uma coisa a mais a acrescentar, está sempre em busca de alimentos e condições para o seu desenvolvimento. É isto que os irmãos estão fazendo, enquanto lêem este estudo, considerando-se o nosso objetivo. Sem sombra de dúvidas, os queridos jovens, e os que se encontram na fase adulta, e conhecendo o conteúdo desta palestra, não serão mais os mesmos, pois sinto que nas vossas vidas algo diferente estará acontecendo e é visível o desejo de manterem as vidas espirituais dinâmicas, pois estão recebendo orientação séria e segura para a manutenção da vida espiritual e nas suas igrejas serão verdadeiros instrumentos nas mãos do Senhor (Fp 4.13).

3. Os desafios da vida espiritual. – Infelizmente, estamos deparando-nos com pregadores que estão oferecendo um evangelho como se fosse uma mágica – aceite a Cristo e seus problemas desaparecerão. Isto não é verdade. Jesus não prometeu isenção de problemas, mas sim, sua presença conosco (Mt 28.20).

A vida espiritual conta com o auxílio de Cristo, e este traz paz, mas não nos livra completamente dos problemas. Eles existem, e, temos que conviver com eles.  O importante é que enfrentando a realidade com seus problemas, nossa fé é fortalecida.

Para o crente, o desafio de ter uma nova vida, em meio a essa sociedade, má e corrompida, sem nela se misturar nem tomar sua forma deve impulsioná-lo e não abatê-lo (Rm 12.2).

4. A vida espiritual é frutífera. – Cristo oferece-nos uma vida frutífera, isto é, uma vida com significado, e isso ele o faz, porque vinculado a Ele, o crente passa a ter uma vida com significado. Leia com atenção Jo 15.5.

A seiva da presença de Cristo passa para o crente e este produz frutos de uma vida cristã real.

O apóstolo Paulo escrevendo aos Gálatas 5. 22-23,  resume as virtudes cristãs em nove, todas pertencentes ao mesmo fruto produzido pelo Espírito.

Como se vê, pelo estudo das partes do fruto acima mencionado, há muito trabalho para o cristão desenvolver, principalmente os jovens, que devem utilizar toda sua jovialidade em benefício da obra de Cristo, o que fazendo, estará se desenvolvendo e tomarão posse das verdades do reino de Deus. Quando isto acontece os frutos aparecem (2 Pe 1.1-11).

Cristo oferece uma vida com propósito. Porque Ele nos conhece e sabe do nosso valor.

Realmente, a vida cristã não se iguala a qualquer outra oferecida pelas religiões ou pelos prazeres do mundo. Cristo é suficiente e vale unicamente seguí-lo.

III. SEGREDO PARA MANTER A VIDA ESPIRITUAL.

A mocidade cristã, diante dos problemas e crises sociais, das quais algumas já conhecidas e mencionadas neste estudo, devem atentar para os bons exemplos que encontramos na Bíblia, que resultará numa maior consagração e constante renovação, e assim receber forças para vencer os três grandes inimigos do crente, onde os jovens são as maiores vítimas, tudo por falta de uma orientação mais adequada. Eles são: o diabo, o mundo e a carne.

Ao longo da bíblia, encontramos muitos e bons exemplos, no entanto, neste estudo vamos focalizar a vida de um jovem, que se tornou um grande general e grande líder, sucessor de Moisés, e fez entrar o povo de Israel na terra prometida. Esse moço chamava-se Josué. Em sua vida pública não há relato de deslize espiritual, a não ser o caso dos gibeonitas, mencionado no livro que tem o seu nome (Js 9.14-18). Qual foi então o segredo desse valoroso jovem, que bem fazemos em imitá-lo:

1. Josué não se afastava da tenda. – Êx 33.11. – Nos dias de Josué a tenda era uma instalação provisória, onde Moisés falava com Deus face a face e saía para falar com o povo (Êx 33.7).

Esse lugar ficou conhecido como a tenda da revelação, bem longe do arraial.

Nesse lugar Josué permanecia fora do arraial, com o Senhor. Foi nesse lugar que ele aprendeu coisas maravilhosas (Sl 24.4; 73.17).

É a sós com o Senhor que aprendemos lições importantes para toda eternidade. Quanto ao tabernáculo definitivo somente foi erigido no cap. 40 do livro de Êxodo.

A vida espiritual de cada pessoa é medida segundo seu viver aos pés do Senhor (Sl 27.4; 63.2).

Deus mede a nossa vida espiritual, não por aquilo que fazemos, mas principalmente por aquilo que somos diante dele.

2. Josué na tenda com o Senhor. – Dt 31.14. – Por ordem do Senhor é Josué chamado à tenda para receber a incumbência divina revelada a Moisés (Dt 31.15).

Josué que começara na tenda, como moço, está agora recebendo a responsabilidade de conduzir à terra prometida o povo de Deus.

Aqui está o segredo duma vida vitoriosa com o Senhor: ela começa na tenda da revelação e continua na mesma,(a tenda hoje é a igreja, a casa de Deus) recebendo agora a importante responsabilidade como comandante das forças de Israel. Assim, vemos em Josué,

(1)   Um homem chamado para o serviço de Deus.

(2)   Um homem escolhido dentre seus irmãos.

(3)   Um homem enviado para um trabalho específico, difícil e de muita responsabilidade (Nm 13.16).

O homem que começa na tenda de Deus, deve também receber as instruções na mesma tenda. Hoje, a tenda é o lugar do nosso encontro e comunhão com ele.

3. Josué, homem zeloso – Nm 11.26-30. – Jovem dedicado a obra de Deus, jovem de excelentes qualidades diante de Deus como diante dos homens.

4. Josué, um homem escolhido – Nm 13.8. – Os homens que permanecem na tenda da revelação, são os escolhidos por Deus para as missões mais importantes e de maior responsabilidade e alcance como veremos a seguir:

(1) Os homens que estão na tenda divina recebem a revelação do Senhor e conhecem também o fim dos maus (Sl 37.34).

(2) Na tenda da revelação, que inclui a casa do Senhor, aprendemos as coisas de Deus (Sl 27.4).

(3) Na tenda contemplamos a formosura do Senhor (Sl 63.1,2).

(4) Os que vivem na tenda da revelação têm constante gozo do céu (Sl 122.1).

Tais pessoas estão escondidas na fortaleza do Senhor e alcançam sempre a vitória dos céus (2 Tm 4.17).

Necessitamos de ter hoje nas igrejas, crianças, adolescentes, jovens, homens e mulheres que vivam na tenda da oração diante de Deus (1 Ts 5.17).

CONCLUSÃO: – Prezado irmão pelo que acabamos de estudar, colocando-o em prática terás uma vida espiritual dinâmica e você será uma bênção nas mãos de Deus. A sua igreja será abençoada através da sua vida, pelas vitórias que você alcançará.

Finalizando deixamos mais alguns conselhos que cremos ser-lhes-ão úteis:

1.      Seja fiel à sua igreja, ao seu pastor e trabalhe sempre que possível nalguma área de atividade da igreja.

2.      Leia diariamente a bíblia. Ela é alimento, luz e vida para nós (Sl 119.9,105).

3.      Dedique-se à oração, porque é o meio de nossa comunicação com Deus.

4.      Cultive o hábito de calar mais do que falar.

5.      Não murmure. Aprenda a perdoar e

6.      Viva cada dia na esperança da volta de Jesus. Amém!

autor

Adilson Faria Soares

Pastor Presidente da Assembléia de Deus em Mutuá – Rio de Janeiro. Membro do Conselho Sudeste da CGADB.Conferencista Internacional. Comentarista de várias Revistas da EBD – CPAD.

Hotel em Promoção - Caraguatatuba

Deixe um Comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.