Estudos Bíblicos

Livre arbítrio x livre agência

Livre arbítrio x livre agência
Hotel em Promoção - Caraguatatuba

Livre agência significa que somos seres morais e que tomamos sim, decisões, entretanto sabemos que essas decisões estão escoradas em quem nós somos. Eu não sou o que minhas escolhas determinam

Receba Estudos no Celular!

Por Pr. Mauro Rehder Meira

Livre agência significa que somos seres morais e que tomamos sim, decisões, entretanto sabemos que essas decisões estão escoradas em quem nós somos. Eu não sou o que minhas escolhas determinam, minhas escolhas são determinadas por quem sou. E o que sou, é determinado por uma série de fatores tais como, minha história de vida, minhas influências, a genética, o fenótipo, sociedade, o convívio familiar, traumas emocionais, etc. Sou um ser moral, social e potencialmente influenciável. Não sou um ser isolado, estou suscetível a toda sorte de influências. Tudo nos influencia e acaba, querendo nós ou não, nos norteando em nossas preferências que por fim vão nos levar a escolher o que estamos escolhendo. Portanto temos sim, liberdade de agir e de escolher mas sabemos que estamos propensos a escolher o que escolhemos por determinados fatores externos e internos.

Ter livre arbítrio significa que:

Você é um ser livre. Seu arbítrio é livre, é puro e não sofreu influência de nada nem de ninguém. É imparcial. Não teve o seu senso de julgamento influenciado nem para o bem, nem para o mal. Ter livre arbítrio significa que você tem liberdade NA escolha e não apenas liberdade de escolha.

Deus disse que o homem tinha liberdade de escolha mas não Na escolha. Ele disse escolha entre a vida e a morte, entre a bênção e a maldição. O pecado jaz à porta, cumpre a ti dominá-lo.

Desde Adão, até Cristo vencer a morte, nos tornar livres da condenação do pecado, habitar em nós e a nos guiar pelo seu Espírito; quando foi que o homem foi capaz de fazer uma escolha totalmente livre e certa?

Nunca, pois estávamos sob a influência do pecado. E sempre erramos.

Se houve alguém que possivelmente teve o arbítrio livre, incontaminado e por pouco tempo, foram Adão e Eva. Digo possivelmente pois a serpente já estava influenciando o arbítrio deles. Portanto quando eles pecaram seu arbítrio estava no mínimo prejudicado pela mentira de Satanás.

Repare que eles não tomaram a decisão de maneira totalmente livre, eles foram influenciados pela serpente.

A única vez que o homem pôde tentar usar seu arbítrio de maneira livre, não conseguiu ter êxito por duas razões.

Primeira porque a serpente os influenciou para o mal e ela teve êxito.

Segunda porque suponhamos que o homem tenha decidido pecar mesmo, a serpente falou mas já era o que o homem ia fazer, ele tomou a pior decisão que poderia ter tomado.

Ter liberdade NA escolha é diferente de ter liberdade de escolha. Liberdade de escolha todos temos. Liberdade NA escolha, depois do pecado de Adão ninguém tem mais. Para o homem poder continuar com o seu arbítrio livre, intocado, teria que continuar só, para o resto da vida.

Só assim, essa escolha seria livre de influência, neutra, e imparcial. Não sofreria internamente nem externamente de influência alguma. Você, livremente decidiria escolher e escolheria o que escolheria porque quis sem recebe influência.

Veja que não estou dizendo que o homem não tem liberdade de escolher, que não tem capacidade de escolher, estou dizendo que essa capacidade de escolher está afetada pelo pecado e portanto o arbítrio do homem não é mais livre, mas tendencioso para o mal.

Nunca escolherei o que quero, pois na realidade não sou livre, sou escravo da carne, estou morto e influenciado pelo pecado na minha escolha. Na realidade eu escolho o que não quero. Nunca escolherei o que quero porque o que quero não é o que quero mas o que o pecado que habita em mim quer.

Pensar que temos livre arbítrio, ou seja, o arbítrio livre, é negar nossa natureza adâmica.

E após ter sido convertido a Cristo também não tenho livre arbítrio, na realidade esse arbítrio agora é influenciado e governado por Cristo. Graças a Deus que o meu arbítrio que era influenciado pelo pecado agora é controlado pelo Espírito, portanto o meu arbítrio continua sem ser livre, hoje, pela graça e soberana vontade de Deus ele é escravo de Cristo.

{loadposition banner_inside}

Pensar que temos livre arbítrio, ou seja, o arbítrio livre, é negar a soberania de Deus em nossa vida e negar o fato de que que Cristo vive em mim. Se quisermos ter livre arbítrio devemos pedir que Cristo saia.

Para o arbítrio ser seu, para a decisão ser sua, ela precisa ser espontânea, precisa ser livre de influência, livre de convencimento, livre de agentes externos. Assim sendo, negamos a necessidade do próprio Espírito Santo influenciar o nosso arbítrio nos convencendo do pecado.

Se o Espírito me convence, onde está o meu livre arbítrio?

Deu lugar a glória e soberania de Deus na salvação.

Fonte: Ministério Beréia

Divulgação: Eismeaqui.com.br

{jacomment on}

 

Hotel em Promoção - Caraguatatuba

Deixe um Comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.