Estudos Bíblicos Estudos da Semana Teologia Sob Medida

Lições de Jesus sobre momentos que ninguém quer viver

Lições de Jesus sobre momentos que ninguém quer viver
Hotel em Promoção - Caraguatatuba

Os últimos momentos de Jesus antes de sua crucificação não foram nada acolhedores. O mestre foi traído e experimentou a mais ingrata tristeza e profunda angústia. Talvez, esses sejam os momentos que mais nos aproximam de Cristo, pois sabemos que ele viveu algo muito pior do que qualquer dor que estejamos sentidos e que sabe como nos ajudar.

Receba Estudos no Celular!

Neste artigo, vamos refletir sobre as lições que Jesus nos deixa sobre os momentos que ninguém quer viver.

E, comendo eles, disse: Em verdade vos digo que um de vós me há de trair. E eles, entristecendo-se muito, começaram cada um a dizer-lhe: Porventura sou eu, Senhor? E ele, respondendo, disse: O que põe comigo a mão no prato, esse me há de trair. Em verdade o Filho do homem vai, como acerca dele está escrito, mas ai daquele homem por quem o Filho do homem é traído! Bom seria para esse homem se não houvera nascido. E, respondendo Judas, o que o traía, disse: Porventura sou eu, Rabi? Ele disse: Tu o disseste. E, quando comiam, Jesus tomou o pão, e abençoando-o, o partiu, e o deu aos discípulos, e disse: Tomai, comei, isto é o meu corpo. E, tomando o cálice, e dando graças, deu-lhe, dizendo: Bebei dele todos; Porque isto é o meu sangue, o sangue do novo testamento, que é derramado por muitos, para remissão dos pecados. E digo-vos que, desde agora, não beberei deste fruto da vide, até aquele dia em que o beba novo convosco no reino de meu Pai. E, tendo cantado o hino, saíram para o Monte das Oliveiras. (Mateus 26:21-30)

Lição 1: Enfrente seu destino

Alinhado ao coração do Pai, Jesus simplesmente enfrenta o seu destino. Ao invés de buscar escapes ou formas de esquecer o seu problema, ele faz o mais difícil: confronta-o. Sabendo ser traído, ele encara o traidor. Sabendo que seria preso, ele evita confusões e vai para prisão.

Essa nossa geração não sabe lidar com problemas e situações adversas. Quando o pior acontece, uns usam drogas, outros se embebedam e outros fingem que o ocorrido não está relacionado a eles. A primeira lição que Jesus nos ensina quando estivermos frente a uma situação adversa é vive-la. Se você perdeu um ente querido, por exemplo, viva o seu luto. Chore e passe por esse momento. Assim, você encontrará o seu destino e será curado.

Lição 2: Dê graças e louva a Deus

No versículo 27, Jesus dá graças a Deus pelo vinho. No versículo 30, ele canta cânticos de adoração. Durante a tribulação, não deixe suas rotinas espirituais esmorecerem. Cante mais, ore mais e louve mais quando tudo estiver mal. Assim, você encontrará consolo e lembrará que o seu Deus lhe oferece promessas que vão além do tempo presente; que Ele cuida dos seus amados enquanto eles dormem.

Lição 3: Encontre aconchego nos braços de quem ama

Então chegou Jesus com eles a um lugar chamado Getsêmani, e disse a seus discípulos: Assentai-vos aqui, enquanto vou além orar. E, levando consigo Pedro e os dois filhos de Zebedeu, começou a entristecer-se e a angustiar-se muito. Então lhes disse: A minha alma está cheia de tristeza até a morte; ficai aqui, e velai comigo. (Mateus 26:36-38)

No seu pior dia na terra, Jesus buscou força junto aos seus melhores amigos; aqueles em quem confiava. É isso que Ele nos ensina para viver os momentos de adversidade: conte com seus relacionamentos.

É nos braços e no colo de quem amamos que somos acolhidos, encorajados e amados. Viver situações que ninguém quer viver requer força e encontramos força em Deus e junto a quem amamos.

Lição 4: Mantenha-se firme nas promessas

Então Jesus lhes disse: Todos vós esta noite vos escandalizareis em mim; porque está escrito: Ferirei o pastor, e as ovelhas do rebanho se dispersarão. (Mateus 26:31)

Jesus enfrentou seu destino, pois sabia o que o Pai havia lhe prometido. Precisamos trazer a nossa memória o que nos traz real esperança. Por isso, leia a sua bíblia e descubra tudo aquilo que Deus tem para aqueles que o amam. Se estivermos centrados na graça futura do Pai, nada será capaz de nos abalar.

Lição 5: Jesus ora

Jesus vai ao monte para orar. Ali, Ele contou a Deus como estava se sentindo e clamou por misericórdia. Em Deus sempre encontramos conforto, consolo e encorajamento. Por isso, quando viver momentos que ninguém quer viver, ore. Conte com o seu Pai que está nos céus.

Conclusão

É inevitável viver momentos que ninguém quer viver. Estamos sujeitos a tantas coisas enquanto seres humanos. Desastres, acidentes, mortes, incêndios…

Acima de toda circunstância há um Deus que nos acolhe, nos abraça e que promete enxugar todas as lágrimas de nossos olhos. Por isso, se você foi traído, se você foi humilhado, se você não tem para onde ir, olhe para Deus.

Enfrente seu destino, dê graças a Deus, encontre aconchego nos braços de quem ama, mantenha-se firme nas promessas e ore!

Fonte: Hélio Barros Leite

Hotel em Promoção - Caraguatatuba