Estudos Bíblicos

Gratidão: o dever mais urgente que você precisa entregar todos os dias

Gratidão: o dever mais urgente que você precisa entregar todos os dias
Hotel em Promoção - Caraguatatuba

Se você já participou de uma viagem missionária é bem possível que a sua cosmovisão tenha mudado 360˚. Após uma visita ao Haiti, país duramente castigado por um terremoto, tornei-me mais humana.

Receba Estudos no Celular!

Desisti de trocar de carro, de possuir coisas luxuosas e aprendi a estar satisfeita com o essencial. Depois que vemos pessoas com sede e sem água é simples reorganizar as prioridades. Sou grata em todas as situações e, por meio desse texto, quero incentivá-lo a também ser.

O problema de uma sociedade capitalista

Para o nosso mundo ter é melhor que ser. Quanto mais tivermos e acumularmos, melhor! Prezamos por roupas, acessórios, aparência e outras superficialidades. Essa mentalidade está arraigada em nosso DNA, pois fomos criados  assim.

A diferença entre a nossa sociedade e o ensinamento cristão é muito grande. No livro de Atos, você vê a primeira igreja dividindo seus ganhos para suprir a necessidade de todos. Hoje, líderes evangélicos pregam sobre a importância de possuir a “bênção de Deus” – com ênfase na teologia da prosperidade.

Veja o que a palavra diz:

Não ajunteis tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem tudo consomem, e onde os ladrões minam e roubam; Mas ajuntai tesouros no céu, onde nem a traça nem a ferrugem consomem, e onde os ladrões não minam nem roubam. Porque onde estiver o vosso tesouro, aí estará também o vosso coração” [Mateus 6:19-21].

Não preciso dizer aqui que estou incentivando a preferência por uma vida simples, mas veja o que encontramos em Lucas 16:25.

Disse, porém, Abraão: Filho, lembra-te de que recebeste os teus bens em tua vida, e Lázaro somente males; e agora este é consolado e tu atormentado.”  

O problema da teologia da prosperidade

Arrisco-me a dizer que a “teologia da prosperidade” é o maior câncer da igreja atual. De uma forma bem simplória, essa é uma doutrina religiosa cristã que defende que a bênção financeira é o desejo de Deus para os cristãos. E que a fé, o discurso positivo e as doações para os ministérios cristãos irão sempre aumentar a riqueza material do fiel. Muito se assemelha às antigas indulgências da Igreja Católica.

Cristo não nos ensina a amar e buscar as riquezas, pelo contrário, Ele nos ensina que o amor ao dinheiro é a raiz de toda a espécie de males; e nessa cobiça alguns se desviaram da fé, e se traspassaram a si mesmos com muitas dores”. 1 Timóteo 6:10

“Qual é a raiz mais profunda da sua alegria? O que Deus dá para você? Ou o que é Deus para você?” – John Piper

Esses problemas são meus?

Sem dúvida, eles são. Afinal, existem questionamentos cotidianos que devem passar pela sua cabeça, como: “Eu sempre procuro fazer tudo correto, mas nada dá certo para mim. / “Por que a minha tia é próspera e eu perdi o emprego?/ “Por que minha mãe está doente?

Tudo isso está relacionado ao problema do sofrimento, mas essas respostas precisam estar claras em nossa mente. Afinal, crer em Cristo não é um passaporte para uma vida sem problemas, males e dores.

“Ter fé em Deus não é garantia de conforto, segurança e prosperidade nesta vida.” – John Piper

Perceba que o próprio Satanás tentou Jesus nessa mesma esfera.

Ele ofereceu os reinos e glória caso Jesus se prostrasse, ou seja, o inimigo desejava que Cristo se rendesse às grandezas dessa terra. Contudo, Então disse-lhe Jesus: Vai-te, Satanás, porque está escrito: Ao Senhor teu Deus adorarás, e só a ele servirás” [Mateus 4:10].

Praticando a gratidão

Mostrar-se grato não é só uma rotina espiritual. Alguns pesquisadores dos Estados Unidos  descobriam que ser grato por pequenas coisas pode causar grandes mudanças em nossas vidas – inclusive cerebrais.

Um experimento, realizado em 2016, convidou 43 voluntários que passavam por terapia para tratar depressão e ansiedade e destinou parte deles para uma espécie de sessão de gratidão: momento em que escreviam cartas agradecendo aos destinatários um motivo específico. Em três meses, as pessoas, que exercitaram sua gratidão nessas sessões, registraram uma atividade cerebral mais intensa nas áreas relacionadas ao tema.

Parece besteira, mas quanto mais agradecemos, mais gratos nos tornamos. O famoso psicólogo Robert Emmons, da Universidade da Califórnia, tem  pesquisado a relação entre gratidão e felicidade. Segundo ele, a gratidão leva à celebração do presente, ao fortalecimento de relações interpessoais, o que conta muito para uma pessoa lidar com o estresse e, em última instância, ser feliz.

Mais uma prova de que a Bíblia traz conselhos mais atuais e importantes do que o jornal da manhã.

“Regozijai-vos sempre. Orai sem cessar. Em tudo dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco.” 1 Tessalonicenses 5:16.

“Perseverai em oração, velando nela com ação de graças.” Colossenses 4:2

“Como é bom render graças ao Senhor e cantar louvores ao teu nome, ó Altíssimo; anunciar de manhã o teu amor leal e de noite a tua fidelidade.” Salmos 92:1-2

Conclusão

Então devemos ser pobres, desprovidos de bens e não desejar coisa alguma nessa terra? Claro que não, mas  aprender a ser gratos sempre! Devemos amar a Deus em primeiro lugar e depender exclusivamente d’Ele, confiando em sua soberania e graça.

Por isso vos digo: Não andeis cuidadosos quanto à vossa vida, pelo que haveis de comer ou pelo que haveis de beber; nem quanto ao vosso corpo, pelo que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o mantimento, e o corpo mais do que o vestuário? Olhai para as aves do céu, que nem semeiam, nem segam, nem ajuntam em celeiros; e vosso Pai celestial as alimenta. Não tendes vós muito mais valor do que elas?” Mateus 6:25-26.

Nosso Pai se preocupa com cada um de nós. Ele se preocupa tanto que “deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna” [João 3:16]; “Aquele que nem mesmo a seu próprio Filho poupou, antes o entregou por todos nós, como nos não dará também com ele todas as coisas?” [Romanos 8:32]

Por isso, não fique tão preocupado com o futuro. Viva um dia de cada vez e seja grato sempre!

“Dar graças a Deus é vibrar as cordas da alma ao toque suave da benevolência divina.” Anônimo

Fonte: Eis-me Aqui

Hotel em Promoção - Caraguatatuba

Deixe um Comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.