Estudos Bíblicos

Capitulo 2 – A Transfiguração

Hotel em Promoção - Caraguatatuba

Porque Jesus disse no dia em que Pedro confessou “Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo”. (Mateus 16: 13-28), “Em verdade vos digo que alguns há, dos que aqui estão, que não provarão a morte até que vejam VIR o Filho do homem NO SEU REINO”, há aqueles que argumentam que o cumprimento dessas palavras exigia o retorno de Jesus, e o estabelecimento do Reino com os discípulos ainda vivos, e que portanto, nenhum Reino literal foi criado durante a vida dos discípulos, Jesus deve ter dado a entender um “Reino Espiritual”, que alegam ter sido inaugurado no “Dia de Pentecostes”, e que Jesus reina agora através da Igreja.
Isso é verdade? Se não, qual é a explicação dessas palavras de Jesus? Não deve haver divisão entre os capítulos 16 e 17 de Mateus. A passagem deve ser lida assim:

Receba Estudos no Celular!

“Em verdade vos digo que alguns há, dos que aqui estão, que não provarão a morte até que vejam VIR o Filho do homem NO SEU REINO”. SEIS dias depois, tomou Jesus consigo a Pedro, e a Tiago, e a João, seu irmão, e os conduziu em particular a um alto monte, E TRANSFIGUROU-SE diante deles; e o seu rosto resplandeceu como o sol, e as suas vestes se tornaram brancas como a luz. E eis que lhes apareceram Moisés e Elias, falando com ele”. Mateus 16: 28; 17: 1-3.

Nesta “cena da transfiguração” temos um cumprimento das palavras de Jesus, onde havia alguns, apenas três, Pedro, Tiago e João, de seus discípulos, que não “provariam da morte”, até que vissem o Filho do Homem “vindo no seu reino”, pois a “cena da transfiguração” foi um “ensaio” do “segundo estágio” (a Manifestação) da Segunda Vinda de Cristo. Assim como João foi transportado ao longo dos séculos para o “Dia do Senhor”, e lhe foi revelado no Livro de Apocalipse as coisas que estão para acontecer nos “últimos dias”, assim Pedro, Tiago e João tiveram uma “antevisão” no Monte da Transfiguração, da vinda de Cristo na Sua Glória. Nessa “cena” Moisés era um tipo da “primeira ressurreição dos santos” (Judas 9), e Elias dos que devem ser “tomados” sem morrer” (II Reis 2: 11), e sua glória no Monte Santo é uma amostra da Glória dos Santos por ocasião do Arrebatamento. Que esta é uma interpretação correta das palavras de Jesus é clara da declaração de Pedro:

“Porque não vos fizemos saber a virtude e a VINDA de nosso Senhor Jesus Cristo, seguindo fábulas artificialmente compostas; mas nós mesmos vimos a sua majestade (glória). Porquanto ele recebeu de Deus Pai honra e glória, quando da magnífica glória lhe foi dirigida a seguinte voz: Este é o meu Filho amado, em quem me tenho comprazido. E ouvimos esta voz dirigida do céu, ESTANDO NÓS COM ELE NO MONTE SANTO” (o Monte da Transfiguração) II Pedro 1: 16-18. (Mateus 17:5).

Do uso da palavra “VINDA” nesta passagem vemos que a “cena da transfiguração” foi uma “antevisão” da “Segunda Vinda” e um cumprimento das palavras de Jesus que alguns de Seus discípulos não provariam a morte até verem o Filho do Homem “vindo no Seu REINO”.

{loadposition banner_inside}

Outra passagem citada na tentativa de provar que a Vinda do Filho do Homem é somente espiritual é esta:
“Quando pois vos perseguirem nesta cidade, fugi para outra; porque em verdade vos digo que não acabareis de percorrer as cidades de Israel sem que VENHA o Filho do homem”. Mateus 10: 23.

Estas palavras foram dirigidas aos “doze discípulos”. Jesus os enviou a pregar, que “o Reino dos Céus estava próximo”. Seu ministério era limitado as “ovelhas perdidas da casa de Israel”, e foram proibidos de ir aos gentios ou samaritanos. Mateus 10: 1-7. Eles não terminaram sua obra. O Rei foi rejeitado e a oferta do Reino naquele momento foi retirada, daí a vinda do Filho do Homem foi adiada. Mas o Evangelho do Reino deve ser renovado depois que a Igreja for “tomada”, e será pregado pelas “Duas Testemunhas” (Moisés e Elias) e o “remanescente” de Israel durante o “Período da Tribulação”, e quando eles, naquele dia, passaram pelas “cidades de Israel”, Cristo retornará ao Monte das Oliveiras.

Traduzido e adaptado por Edimilson de Deus Teixeira
Fonte: Livro Second Coming of Christ de Clarence Larkin

Fonte: Discernimento Bíblico

Divulgação: Eismeaqui.com.br

{jacomment on}

Hotel em Promoção - Caraguatatuba

Deixe um Comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.