Dúvidas Bíblicas - Tiago

Se Deus a ninguém tenta, então por que ele tentou Abraão?

Se Deus a ninguém tenta, então por que ele tentou Abraão?
Hotel em Promoção - Caraguatatuba

REFERÊNCIA: Tiago 1.13

Receba Estudos no Celular!

PROBLEMA: A Bíblia diz: “Pôs Deus Abraão à prova” (Gn 22.1), o que pode dar a entender que Deus tivesse tentado a Abraão. Mas Jesus ensinou seus discípulos a orarem a Deus, dizendo: “Não nos deixes cair em tentação” (Mt 6.13). Como então pode Tiago dizer, a respeito de Deus: “Ele mesmo a ninguém tenta” (Tg 1.13)?

SOLUÇÃO: Deus não tentou Abraão (nem a ninguém) a pecar. Deus provou Abraão, para ver se ele pecaria ou permaneceria fiel. Deus permite que Satanás nos tente (cf. Mt 4.1-10; Tg 4.7;1ª Pe 5.8-9), mas Tiago está certo ao dizer que o próprio Deus nunca “a ninguém tenta”.

Deus não pode ser tentado pelo pecado, uma al vez que ele é absoluta e imutavelmente perfeito (Mt 5.48; Hb 6.18), nem pode tentar ninguém a pecar (Tg 1.13). Quando nós, seres humanos sujeitos ao pecado, somos tentados, é porque nos permitimos ser levados pelos desejos de nossa cobiça (Tg 1.14-15). A origem da tentação procede de dentro de nós, não de fora. Procede do homem caído, não de um Deus sem pecado. 2 Conquanto Deus não tente nem possa tentar ninguém ao pecado, ele permite que sejamos tentados por Satanás e por nossas concupiscências. É claro, seu propósito ao permitir (mas não ao produzir nem ao promover) o mal é fazer-nos mais perfeitos. Deus permitiu que Satanás provasse Jó, de forma que esse pudesse dizer: “Se ele me provasse, sairia eu como o ouro” (Jó 23.10). O Senhor permitiu que o mal viesse sobre José por meio das mãos de seus irmãos, mas no fim José pôde dizer a eles: “Vós, na verdade, intentastes o mal contra mim; porém Deus o tornou em bem” (Gn 50.20).

Fonte: Bíblia de Estudo – Perguntas & Repostas

Divulgação: Eis-me Aqui!

Hotel em Promoção - Caraguatatuba