Dúvidas Bíblicas - Lucas

Será que Lucas cometeu um erro quando mencionou um recenseamento mundial?

Será que Lucas cometeu um erro quando mencionou um recenseamento mundial?
Hotel em Promoção - Caraguatatuba

REFERÊNCIA: Lucas 2.1

Receba Estudos no Celular!

PROBLEMA: Lucas refere-se ao decreto de César Augusto, quando Quirino era governador da Síria, “convocando toda a população do império para recensear-se” (Lc 2.1, RC). Entretanto, de acordo com os registros da história antiga, não houve tal recenseamento.

SOLUÇÃO: Até época recente, os críticos asseguravam amplamente que Lucas cometerá um erro em sua afirmação quanto ao recenseamento feito por ordem de César Augusto, e que o censo na verdade acontecera no ano 6 ou 7 d.c. (isso é mencionado por Lucas no discurso de Gamaliel, registrado em At 5.37). A falta de qualquer suporte fora da Bíblia fez que alguns considerassem que isso foi um erro de Lucas. Entretanto, conhecimentos recentes reverteram essa tendência, e agora é amplamente admitido que houve de fato um recenseamento anterior, como Lucas registra. Isso foi declarado com base em vários fatores.

Em primeiro lugar, como o povo de uma terra subjugada era compelido a jurar lealdade ao imperador, não era incomum que este requeresse um recenseamento em todo o império, como expressão dessa lealdade, como um meio de alistar os homens para o serviço militar, ou, como foi provavelmente o caso, como preparação para decretar impostos.

Devido às relações de tensão que havia entre Herodes e Augusto nos últimos anos do governo de Herodes, como o historiador Josefo relata, é compreensível que Augusto começasse a tratar o domínio de Herodes como uma terra sujeita, e consequentemente impusesse tal recenseamento para manter controle sobre Herodes e o povo.

Segundo, alistamentos periódicos desse tipo aconteciam de forma regular a cada catorze anos. De acordo com os próprios documentos que registraram esses alistamentos (ver W. M. RAMSAY, Was Christ Born in Bethlehem?, 1898), houve de fato um recenseamento por volta de 8 ou 7 a.C. Por causa desse costume periódico de recenseamentos, uma ação assim naturalmente seria considerada decorrente da política geral de Augusto, embora um censo local pudesse ter sido instigado pelo governante local. Portanto, Lucas reconhece que o alistamento originou-se do decreto de Augusto.

Terceiro, um recenseamento era um projeto de grande amplitude, que levava provavelmente vários anos para completar-se. Tal alistamento com o propósito de estabelecer impostos tinha começado na Gália entre os anos 10 ou 9 a.C., e levou cerca de quarenta anos para terminar. É bem provável que o decreto que deu início ao recenseamento, em 8 ou 7 a.C., não tenha de fato começado na Palestina, senão alguns anos depois. Problemas de organização e preparo podem ter retardado sua realização até o ano 5 a.C., ou até mesmo para mais tarde.

Quarto, não era também um requisito fora do normal exigir que as pessoas fossem até o lugar de seu nascimento ou ao lugar onde tivessem alguma propriedade. Um decreto de Caio Víbio Máximo no ano 104 d.C. requereu que todos que estavam fora de sua cidade natal para lá retornassem com o propósito de um alistamento.

Para os judeus, viagens assim não eram estranhas, já que eles estavam acostumados a ir todo ano a Jerusalém. Simplesmente não há por que suspeitar da afirmação de Lucas a respeito do recenseamento no tempo do nascimento de Jesus. Seu relato enquadra-se no padrão dos alistamentos da época, e a data de sua realização não é descabida. Além disso, esse pode ter sido apenas um alistamento local, feito em decorrência da política geral de Augusto.

Lucas simplesmente nos fornece um registro histórico confiável de um acontecimento que, de outra forma, não teria sido registrado. Já que o dr. Lucas provou por si mesmo ser um historiador de confiança em outras questões (ver W. M. Ramsay, St. Paul the Traveler and the Roman Citizen, 1896), não há por que duvidar dele (veja também os comentários de Lc 2.2).

Fonte: Bíblia de Estudo – Perguntas & Repostas

Divulgação: Eis-me Aqui!

Hotel em Promoção - Caraguatatuba